Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Andanças: seguradoras reuniram-se de emergência para analisar danos do incêndio

  • 333

EDGAR LIBÉRIO/LUSA

Ao início da noite desta quarta-feira, responsáveis da Polícia Judiciária e peritos das seguradoras estavam em Castelo de Vide a avaliar os danos causados pelo incêndio que inutilizou 422 viaturas no parque de estacionamento do festival Andanças

A Associação Portuguesa de Seguradoras (APS) reuniu de emergência, no final da tarde de quarta-feira, para analisar a destruição de 422 viaturas no incêndio no parque de estacionamento do festival Andanças, em Castelo de Vide, conta o “Diário de Notícias” esta quinta-feira.

Em cima da mesa esteve um tema sensível: a maior destruição de automóveis pelo fogo até hoje vista em Portugal. Dado tratar-se de uma situação única, os responsáveis das seguradoras terão discutido os possíveis modelos de compensação aos lesados.

Por volta das 17 horas, a organização do festival garantiu aos jornalistas no local que tinha um seguro que cobria os danos do incêndio e que estava em contacto com a seguradora para avaliar tudo.

Ao início da noite, responsáveis da polícia judiciária e peritos das seguradoras estavam no local a avaliar os danos, diz o “DN”. “A Associação Portuguesa de Seguradoras está a recolher informação sobre o tipo de seguros contratados pelas pessoas. Só amanhã [quinta-feira] poderá divulgar uma informação mais precisa”, adiantou Francisco Cruz, da Cunha Vaz e Associados, empresa que trata da comunicação da APS.

O fogo terá tido origem num “carro que se incendiou e propagou aos outros”, disse ao “DN” o tenente-coronel Carlos Belchior, porta-voz da GNR de Portalegre. “Pode ter havido várias causas: um curto-circuito, aquecimento do escape em contacto com mato fino, sobreaquecimento do sistema elétrico, entre outros", acrescentou o oficial. Para já, não existem "indicadores de origem criminosa”.

Quatro mil pessoas tiveram de ser retiradas do recinto, localizado na albufeira de Póvoa e Meadas. Não houve feridos. O festival Andanças começou segunda-feira e decorre até domingo.