Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Anuidades dos cartões de débito aumentaram mais de 60% em dois anos

  • 333

Tiago Miranda

Em média, ter um cartão de débito custa 15,93 euros por ano em Portugal. Há dois anos,o mesmo valor era de 9,74 euros. Só três instuições bancárias não realizaram aumentos neste período

Ter um cartão de débito está a ficar cada vez mais caro para os portugueses. Em dois anos, o valor da anuidade dos cartões de débito de muitos dos bancos com balcões em Portugal aumentou mais de 60%, conta o “Jornal de Negócios” esta terça-feira. Neste período, só três instituições bancárias não avançaram com nenhum agravamento de custos.

Em média, ter um cartão de débito custa 15,93 euros por ano em Portugal, diz o matutino. Este valor é calculado com base no conjunto das 12 principais instituições financeiras a operar em Portugal. Por comparação, há dois anos a anuidade média, tendo em conta os mesmos bancos, era de 9,74 euros – o que representa um aumento de 63,5% no valor médio das anuidades.

Os aumentos mais expressivos neste período foram os do Deustche Bank e do Banco Popular. O banco alemão agravou a anuidade em 150%, de 10,40 euros para 26 euros. E o Popular teve a maior subida: a anuidade passou de 3,12 euros para 15,60 euros.

Segundo o “Jornal de Negócios”, o Santander Totta, o BIC e o Bankinter foram as únicas instituições que não aumentaram os custos da anuidades entre julho de 2014 e o mesmo mês em 2016.