Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Doação de órgãos em Portugal atinge recorde este ano

  • 333

Nuno Fox

Portugal é o quarto país do mundo com o mais elevado índice de doação, à frente dos Estados Unidos e atrás da Espanha, Croácia e Malta. A notícia é notícia é avançada pelo Diário de Notícias, na edição deste domingo

O número de doações e transplantes este ano já ultrapassa o de 2015. A notícia é avançada pelo Diário de Notícias (DN), na edição deste domingo. De acordo com este jornal, Portugal é o quarto país do mundo com o mais elevado índice de doação, à frente dos Estados Unidos e atrás da Espanha, Croácia e Malta. Também na Europa, Portugal ocupa a 4.ª posição.

Em entrevista ao DN, Ana França, coordenadora nacional de transplantação e vice-presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), explica estes números: “As equipas hospitalares de doação e os gabinetes coordenadores de colheita e transplantação procuram, dentro da sua ação, manter uma capacidade de deteção de dadores cada vez mais apurada, no sentido de não se perderem oportunidades de doação”, diz. “Só deste modo, se conseguirá responder eficazmente à lista de doentes em espera, quer sejam situações emergentes de risco de vida, quer sejam situações de alternativa de tratamento, como no caso do rim”, acrescenta a coordenadora.