Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Descontos nas portagens não são para já

  • 333

Rui Duarte Silva

Se vai de férias para o Algarve, é melhor não contar com os descontos nas portagens prometidos pelo Governo para este verão. E se vai para o interior também

O Governo congelou os descontos nas portagens das autoestradas do interior e do Algarve e, em declarações ao "Jornal de Notícias", uma fonte do Ministério do Planeamento admite que, para já, "é impossível avançar com datas" para a concretização da medida, prometida para este verão.

A redução das portagens, diz a mesma fonte, só vai avançar quando "houver condições para o fazer, em simultâneo, em todo o país".

Quanto ao impasse, está relacionado com as negociações em curso com o consórcio da A23, que liga Torres Novas à Guarda. Por definir está também o montante das reduções na A23, A22, A24 e A25, caso venham a concretizar-se.

No caso do Algarve, este adiamento promete ter implicações na circulação na EN 125, uma vez que a região está a entrar na época alta da procura turística.

Já em abril último, o ministro do Planeamento Pedro Marques tinha admitido problemas no caso da A23, adiantando que a renegociação realizada pelo Governo anterior tinha passado as receitas das portagens para o concessionário, pelo que o Estado tinha de iniciar uma nova negociação.