Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Quadros de Paula Rego apreendidos em casa do diretor do Museu da Presidência

  • 333

DR

Segundo o “Público”, o retrato oficial do ex-Presidente da República Jorge Sampaio, pintado em 2006 por Paula Rego, foi encontrado em casa do diretor do Museu da Presidência

Foram apreendidos vários quadros da pintora Paula Rego ao diretor do Museu da Presidência Diogo Gaspar, suspeito de tráfico de influência, peculato e participação económica em negócio, conta o “Público” esta segunda-feira.

Segundo o jornal, pelo menos uma das obras, um retrato do ex-Presidente Jorge Sampaio, foi encontrada na casa de Diogo Gaspar, em Lisboa. Este quadro, em particular, faz parte do espólio do museu e terá sido apropriada ilicitamente pelo diretor da instituição.

Trata-se do retrato oficial do ex-Presidente da República, pintado em 2006, ano em que cedeu a liderança do país a Cavaco Silva. Na altura, a pintora fez várias versões da mesma obra.

O retrato oficial ficou na galeria dos Presidentes e uma outra versão foi doada ao Museu da Presidência. Além disso, Paula Rego fez oito pinturas sobre o Ciclo da Vida da Virgem, realizadas para a antiga capela do Palácio de Belém. O conjunto destas obras foi na altura avaliado em dois milhões de euros.

O “Público” conta que Diogo Gaspar, licenciado em História da Arte, gostava de mostrar a obra aos amigos que o visitavam, a quem garantia que o quadro tinha sido uma oferta da artista. O jornal tentou contactar o advogado de Diogo Gaspar, mas não obteve qualquer resposta.