Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Solução para os “lesados” do Banif permite recuperar até 75% do investimento

  • 333

Tiago Miranda

Solução passa por uma emissão de novas obrigações do Santander para quem comprou obrigações subordinadas do Banif. O Santander Totta vai oferecer aos “lesados” dívida subordinada própria com taxa de 7,5% ao ano e maturidade a 10 anos

Quando a 20 de dezembro de 2015 o Banif foi vendido ao Santander Totta, houve clientes com dívida subordinada ao banco que não transitou de uma instituição para a outra. Até agora, as perspetivas de recuperação eram praticamente nulas. Mas, segundo um comunicado colocado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na quinta-feira, já há solução.

Estes “lesados” do Banif podem vir a recuperar até 75% do capital investido, explica o “Jornal de Negócios”. Mas, para tal, vão ter de voltar a investir. A solução passa por uma emissão de novas obrigações do Santander para quem comprou obrigações subordinadas do Banif. O Santander Totta vai oferecer aos “lesados” dívida subordinada própria com taxa de 7,5% ao ano e maturidade a 10 anos.

A título de exemplo: para um investimento mínimo de 100 mil euros em obrigações do Santander, o retorno será de 75 mil euros. Porém, com este investimento, o “lesado” irá aceder ao igual valor que tinha em dívida subordinada no Banif – outros 100 mil euros, digamos. Desta forma, o investidor poderá recuperar 175 mil euros – o investimento somado em obrigações do Santander e do Banif, menos os 25% perdidos do primeiro capital investido. Por outras palavras, para desbloquear o dinheiro que tinha no Banif, os “lesados” vão ter de voltar a investir.

No máximo, o Santander irá vender 205 milhões de euros em dívida subordinada. Este processo irá decorrer até 30 de setembro. Já os resultados devem ser apurados a 3 de outubro.