Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Moreira Rato vai criar agência de dívida no Koweit

  • 333

João Moreira Rato, presidente da IGCP

Tiago Miranda

No verão quente de 2014, Moreira Rato saiu do IGCP para assumir uma posição de administrador financeiro no BES. Antes, já tinha passado por cargos de direção nos bancos de investimento Morgan Stanley, em Londres, Lehman Brothers e Goldman Sachs

João Moreira Rato está de partida para o Koweit. O gestor escolhido pelo ex-ministro das Finanças Miguel Gaspar para liderar a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) entre 2012 e 2014, foi recrutado pela consultora Oliver Wyman para criar uma agência de gestão de dívida pública no Koweit, conta o “Diário de Notícias” esta sexta-feira.

Até há pouco tempo, o Koweit não emitia dívida fora do país. Porém, o recuo nas receitas do petróleo obrigou o país a recuar e reformular a sua política económica. O pedido de criação da agência de gestão terá sido feito há cerca de dois meses à consultora Oliver Wyman.

O gestor português foi o escolhido para desenhar uma espécie de IGCP naquele país: criar regulamentos, métodos e estruturas e garantir que a máquina, uma vez instalada, funcionará com eficácia.

Segundo o “DN”, as funções de Moreira Rato nessa agência devem terminar quanto esta estiver montada, o que deverá demorar alguns meses. O Koweit ficará responsável por encontrar os especialistas financeiros, gestão de risco e de dívida, para pôr a casa a funcionar.

No verão quente de 2014, Moreira Rato saiu do IGCP para assumir uma posição de administrador financeiro no BES. Antes, já tinha passado por cargos de direção nos bancos de investimento Morgan Stanley, em Londres, Lehman Brothers e Goldman Sachs.