Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

Plano para recapitalização da Caixa está decidido. Pode chegar aos €5000 milhões

  • 333

Nuno Fox

Cerca de 2500 trabalhadores serão dispensados, via rescisão amigável ou reforma antecipada; 300 balcões serão encerrados, na maioria no estrangeiro. Plano já foi apresentado aos outros partidos da esquerda

O plano para recapitalização do banco do Estado está decidido, avança a Antena 1 esta quarta-feira. Devem ser precisos 5000 e não 4000 milhões de euros para a Caixa; cerca de 2500 trabalhadores serão dispensados, via rescisão amigável ou reforma antecipada; e 300 balcões serão encerrados, na maioria no estrangeiro.

Ao contrário do que tinha sido falado até agora, a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos pode não custar 4000 mas 5000 milhões de euros. Este valor irá depender da forma de contabilização e das exigências da Comissão Europeia.

Grande parte de deste dinheiro servirá para lidar com as imparidades – créditos que não foram recebidos. Outra parte será usada para aumentar a almofada financeira da Caixa, o que será uma medida do agrado e exigida por Bruxelas, conta a rádio pública.

Este plano será apresentado até ao final desta semana e já foi apresentado pelo Ministério das Finanças ao Bloco de Esquerda e PCP/Verdes, na segunda-feira.