Siga-nos

Perfil

Expresso

Revista de imprensa

CGD. Comissão Europeia e BCE querem auditoria antes da recapitalização

  • 333

Sociedades Fidelidade, Multicare e Cares vao ser alienadas e sair da Caixa Geral de Depósitos

Nuno Fox

BCE e Comissão Europeia encaram a possibilidade de realizarem uma auditoria à Caixa Geral de Depósitos antes de decidirem se autorizam ou não a recapitalização

Bruxelas e Frankfurt estão a ponderar fazer uma auditoria à Caixa Geral de Depósitos (CGD), antes de darem autorização ao Governo para avançarem com a recapitalização do banco do Estado, conta a TSF esta sexta-feira. Este cenário já será do conhecimento do novo presidente da CGD, António Domingues, e do governo de António Costa.

Caso esta auditoria avance, poderá haver uma consequência política, para os partidos da direita: a comissão de inquérito que o PSD quer lançar poderá ficar em pausa, até ao final do verão.

Para a esquerda, este calendário poderá ser benéfico: dará tempo para António Domingues fechar a nova administração da CGD e negociar com Bruxelas o reforço de capital do banco público.

No último debate quinzenal, Catarina Martins já tinha argumentado uma medida semelhante: pediu que fosse feita uma “auditoria forense”, de forma a ter dados mais rapidamente e evitar atrasos no processo de recapitalização.