Siga-nos

Perfil

Expresso

Regiões

Troféu de clássicos com coração beirão

O Classic Clube de Portugal foi a Espanha apresentar a segunda edição da Challenge Ibérica em automóveis clássicos. Um troféu de regularidade que este ano tem quatro provas.

José Júlio Cruz/Reconquista

A II Challenge Ibérica de Regularidade em automóveis clássicos foi apresentada em Madrid no último sábado no decorrer da Retromóvil, o XXIII Salão Internacional do Automóvel de Época, Clássico e Desportivo que se realizou entre 22 e 24 de Fevereiro no Pavilhão de Cristal da Casa de Campo da capital espanhola.

Num cenário ideal por tudo o que simboliza este grandioso certame em termos de impacto no país vizinho, o Classic Clube de Portugal liderado pelo albicastrense Paulo Almeida fez jus aos pergaminhos que já conquistou aquém e além fronteiras em termos organizativos nesta área desportiva e promoveu a apresentação de um evento que se espera venha a superar quer em expectativas mas sobretudo em sucesso a edição inaugural da prova realizada o ano passado.

Como grande novidade para a edição de 2008 registe-se o facto de esta Challenge Ibérica duplicar o número de provas, passando a albergar quatro, duas de cada lado da fronteira.

Com um regulamento que obriga os pilotos participantes a estarem presentes nas quatro provas para que possam pontuar para a classificação final, este evento constitui também um importante cartaz turístico que quer o Classic Clube de Portugal, por um lado, e a TRECE - Trofeo de Las Quatro Estaciones - entidade espanhola parceira na iniciativa, por outro, estão apostadas em não deixar passar em claro.

É Paulo Almeida quem cimenta a ideia, aplaudida pelos espanhóis, de que "este troféu só faz sentido se terminar em festa, já que este terá de ser o espírito de todas as provas e dos participantes que nelas marcarem presença".Já a escolha dos locais para as provas se efectuarem teve em consideração as necessárias deslocações dos diferentes participantes, pelo que a organização deste Challenge decidiu que se disputassem junto à fronteira: IX Clássica Ciudad de Leon (de 31 de Maio a 1 de Junho); EntreSierras, na zona de Bejar (Salamanca) em 21 e 22 de Junho; o IX Rali Cidade da Guarda em 19 e 20 de Setembro; e as 24 Horas de Portugal a realizar nos dias 8 e 9 de Novembro nos concelhos do Fundão e da Pampilhosa da Serra.

Esta última prova foi criada já este ano especialmente para integrar este Challenge Ibérico promovido pelo Classic Clube de Portugal. "Queremos que o evento ganhe dimensão", sustenta Paulo Almeida, pelo que, como acrescenta, "a realização de uma prova deste género que coincide com o Salão de Automóvel Clássico do Fundão faz todo o sentido e vem também potenciar em termos de visibilidade esta região do país".

Manuel Gonzalez, da empresa TRECE, representa a outra face desta mesma moeda. Para este especialista em provas de regularidade com clássicos no país vizinho, "esta prova faz falta ao calendário ibérico e pode também ela tornar-se uma clássica do desporto automóvel na península". "Gostámos muito da ideia logo no ano passado e agora queremos mais e mais e por isso estamos aqui em Madrid com os nossos companheiros portugueses a apresentá-la com toda a dignidade que ela merece", justifica.

Recorde-se que os actuais detentores do troféu são os portugueses Barbosa da Gama e Segarra Marques e o país que o vencer por três vezes consecutivas fica em definitivo com a taça.