Siga-nos

Perfil

Expresso

Regiões

Museu da Agricultura e Alimentação vai nascer em Seia

A cidade beirã já tem o Museu do Pão, um dos museus mais visitados a nível nacional.

Paulo Leitão / Diário As Beiras

A Câmara de Seia lançou um concurso público para construir o Museu da Agricultura e da Alimentação em Sandomil, uma das freguesias com maior expressão agrícola no concelho.

O futuro museu da Agricultura e da Alimentação vai ser instalado no Solar dos Condes de Sandomil, um edifício histórico, cuja construção data dos finais do séc. XVII. 

Segundo o presidente da autarquia, Eduardo Brito, o novo espaço museológico pretende recriar de "forma interactiva e interpretativa a história da alimentação, exercendo alguma pedagogia sobre os comportamentos alimentares". Em Seia já existe o Museu do Pão, um espaço privado, que é um dos museus mais visitados a nível nacional.

A Câmara vai ainda ampliar o Museu do Brinquedo que funciona desde 2002, no antigo Solar de Santa Rita, na cidade senense, com uma colecção de mais de 8000 brinquedos de todo o mundo.

A obra "pretende conferir uma maior dinâmica ao museu, melhorar as acessibilidades, a segurança, reformular as infra-estruturas e introduzir formas apelativas, inovadoras e interactivas de expor os conteúdos temáticos", frisa o autarca.