20 de abril de 2014 às 22:48
Página Inicial  ⁄  Economia  ⁄  Rajoy, Monti e Hollande podem 'salvar' o euro

Rajoy, Monti e Hollande podem 'salvar' o euro

Paul Krugman, Nobel da Economia, diz que a única esperança para o euro é Espanha, Itália  e França convencerem a Alemanha da importância de o BCE fazer a compra maciça de títulos da dívida soberana ainda este ano.
Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)agências
"Acaba já com esta crise" é um dos livros de Paul Krugman Getty Images "Acaba já com esta crise" é um dos livros de Paul Krugman

Somente a "coligação do antigo Império Romano" pode 'salvar' o euro,  defendeu segunda-feira o norte-americano Paul Krugman, galardoado com o Nobel da Economia em 2008.

O Nobel afirmou que a única esperança é que os líderes Mariano Rajoy (Espanha), Mario Monti (Itália) e François Hollande (França) convençam a Alemanha sobre a importância de o Banco Central Europeu (BCE) fazer uma compra maciça de títulos da dívida soberana, ainda em 2012.

Em fevereiro deste ano, Paul Krugman recebeu o grau de Doutor Honoris Causa da Universidade de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa,em cerimónia realizada na Aula Magna.

Mais otimista do que há uma semana


Em entrevista à agência EFE, o economista voltou a admitir um "risco de colapso" da moeda única, mas mostrou-se mais otimista do que há uma semana, antes da cimeira europeia, quando considerava que o euro tinha apenas 50% de hipóteses de sobrevivência. Atualmente, aponta para 60%. 

"O melhor que se pode dizer é que talvez a cimeira seja uma profecia de que está a haver uma mudança na política europeia", disse Krungman antes de a Finlândia anunciar que pretende impedir que o fundo de resgate permanente da zona euro adquira títulos nos mercados secundários.

Na opinião do Nobel da Economia, abrir a via à recapitalização direta da banca e facilitar a aplicação dos fundos europeus de resgate para comprar a dívida de países sob pressão nos mercados "é um passo na direção certa". "Faltam outros 20!", afirmou Krugman. 

Comentários 2 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
A Europa vencerá!
A Alemanha não é a Europa e a Sra Merkel sabe bem disso!
ESQUECERAM-SE DO SENHOR DOS PASSOS!
Já percebi o senhor dos Passos não tem cotação no estrangeiro, ele limita-se a transcrever as dicas da Merkle!
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub