Siga-nos

Perfil

Expresso

Quero Estudar Melhor

Jogo Minecraft usado em mais de mil escolas

Jogo de construção em blocos, que conta com cerca de 40 milhões de utilizadores, é usado como ferramenta de ensino.

Escolas espalhadas por todo o mundo continuam a tentar encontrar novos métodos de ensino que façam uso inovador dos mais populares objetos de entretenimento. Nesse âmbito, uma tendência que começa a ganhar adeptos no universo da educação é a utilização do jogo de construção Minecraft para estimular a imaginação dos alunos.

Jogo com um conceito semelhante aos Legos, em que se pega em pequenos blocos de construção que nos conferem a liberdade de construir desde o edifício mais básico a cidades gigantescas, o Minecraft tem-se revelado um sucesso assinalável, com mais de 40 milhões de utilizadores espalhados por todo o mundo.

O potencial de um mundo que pode ser criado a partir do nada chamou a atenção de alguns docentes, como foi o caso de Joel Levin, professor de biologia em Nova Iorque, que pede aos alunos, entre os 8 e os 12 anos, que deixem a imaginação fluir livremente no universo do Minecraft, como relata o "Notíciasbr". Uma ideia que surgiu quando a sua filha de cinco anos construiu sozinha uma casa na árvore dentro do jogo. 

Segungo alguns cálculos, mais de 1000 escolas utilizam o jogo para o ensino. É o caso de uma instituição na China, onde alunos complementam o estudo de literatura com a construção de cenários dos romances clássicos ou da Austrália, onde se combinam fórmulas dentro do jogo para estudar matemática.

Uma ideia que está a espalhar, como comprova a criação do MinecraftEDU, um projeto que pretende implementar de forma séria o jogo como instrumento viável de ensino. 

Perceba como funciona o Minecraft: