Siga-nos

Perfil

Expresso

Quero Estudar Melhor

12 diferenças entre as pessoas bem-sucedidas e as outras

Imprima e guarde num local bem visível para nunca se esquecer dos princípios que o podem conduzir onde deseja

DR

É confortável pensar que o sucesso é uma questão de sorte, mas ela é apenas uma pequena parte da fórmula. As outras parcelas são definidas pela sua atitude.

(www.expresso.pt)

"Quanto mais trabalho, mais a sorte me sorri", dizia Thomas Jefferson, que foi presidente dos Estados Unidos no início do século XIX e um dos principais autores da declaração de independência. O sucesso não depende da sorte, mas sim da atitude de cada um perante a vida. Andy Bailey, empreendedor e coach nesta área, traça as diferenças entre quem tem sucesso e quem não consegue chegar lá.

Ter um lista de 'onde quero chegar' vs. não ter ideia do que pretende da vida

Ter uma lista de objetivos pessoais e profissionais é a única forma de planear o seu futuro. "Quero ser presidente da câmara". "Quero chegar a CEO de uma empresa do Psi-20". "Quero ser orador numa TED". "Quero ser um bom pai". Se não souber onde quer chegar, como vai escolher o caminho?

Ler todos os dias vs. ver televisão todos os dias

Ler diariamente aumenta a sua cultura e conhecimento. Quer esteja a ler um blog, a sua revista favorita ou um bom livro, aprende alguma coisa e sai enriquecido. Ver televisão pode ser um bom entretenimento ou um escape, mas raramente contribui com conhecimento que o ajude a alcançar o sucesso. 

Definir objetivos vs. não ter planos

Se não souber onde quer chegar na vida pode nunca vir a ter sucesso. Uma visão geral do que pretende, um plano a dez anos, um plano de ação a três anos, planos estratégicos anuais e listas diárias de objetivos, são ferramentas que as pessoas bem-sucedidas usam para chegarem onde sempre sonharam.

Assumir os erros vs. atirar as culpas para os outros

Ser um líder ou uma pessoa de sucesso implica aceitar sempre a responsabilidade pelos fracassos. Acusar os outros nada resolve. Apenas os deixa inseguros ou magoados, e com receio de voltar a arriscar.

Partilhar ideias vs. falar de pessoas

Desde pequeno aprendeu que a fofoca não leva a lado nenhum. Na maioria das vezes, as informações são falsas e quase sempre negativas. Em vez de dizer mal de outras pessoas, fale sobre ideias. Partilhar ideias com os outros reforça as relações e ajuda a abrir novos caminhos.

Trocar informações vs. esconder informações

Os seus pais ensinaram-no a partilhar as suas coisas com os outros meninos, lembra-se? Nos negócios e na vida partilhar faz parte do caminho do sucesso. Quando partilha informações com as outras pessoas, pode obter de volta outras informações úteis para o seu projeto. Esconder o que sabe é ser egoísta e comprometer o seu êxito no futuro.

Abracar a mudança vs. recear a mudança

Abraçar a mudança é das coisas mais difíceis de fazer. Porém, com o mundo em constante mudança e a tecnologia a evoluir à velocidade da luz, é preciso aceitar o que aí vem e estar pronto para se adaptar. Recear a mudança, negá-la ou fugir dela é a última coisa a fazer.

Querer o sucesso dos outros vs. desejar que os outros falhem

Quando trabalha numa empresa e faz parte de um grupo, só consegue ser bem-sucedido se todos tiverem sucesso. Precisa de querer ver os colegas a evoluir e a triunfar profissionalmente. Se anseia pelo seu fracasso, então por que continua a trabalhar com eles?

Espalhar alegria vs. destilar raiva

Nos negócios, tal como na vida, é sempre melhor estar otimista e espalhar alegria à sua volta. Isso torna-se contagioso e encoraja os outros a espalhar alegria também. E quando as pessoas estão bem, tendem a concentrar-se melhor e a ser mais bem-sucedidas. Pelo contrário, quando alguém está zangado, cria um ambiente horrível, desmotiva quem está à volta, e nada de bom resulta daí.

Valorizar as vitórias dos outros vs. tirar crédito às vitórias dos outros

Trabalho de equipa é a chave do sucesso. Quando trabalha com outras pessoas não lhes roube o crédito das ideias. Deixá-las brilhar é um reforço de motivação, e no longo prazo, quanto melhores resultados elas alcançarem, melhores serão também os seus.  

Anotar todas as ideias vs. dizer que anota, mas não anotar

Andar com um bloco de notas ou escrever ideias e pensamentos no telemóvel é uma forma de não os esquecer. Mais, escrevê-los ajuda-o a refletir sobre eles e pode levá-lo a agir em determinadas direções mais rapidamente. Anote-os onde quiser, mas não caia no erro de dizer que o faz, sem nunca o fazer.

Estar sempre a aprender vs. acomodar-se

Continuar a aprender e tentar fazer melhor é o único caminho para evoluir. Pode estar sempre um passo à frente da concorrência e conseguir ser mais flexível, simplesmente porque sabe mais, tem mais informação. Se escolher o caminho fácil e se acomodar, pode deixar escapar oportunidades de melhorar que o conduziriam onde pretende.