Anterior
Se trabalharem muito, podem roubar, mas só um bocadinho, diz ministro ...
Seguinte
Escreveu um conto sobre o assassinato de uma prostituta. Que a seguir ...
Página Inicial   >  Blogues  >  Do outro mundo  >   Quando uma mulher é violada, o corpo bloqueia a gravidez, diz congressista americano

Quando uma mulher é violada, o corpo bloqueia a gravidez, diz congressista americano

|
Todd Akin, um homem esclarecido

O congressista Todd Akin, representante do Missouri na Câmara dos Representantes norte-americana, é um ídolo do movimento conservador que dá pelo nome de Tea Party. Talvez por isso - e por a política americana estar cada vez mais extremada - sentiu-se à vontade para debitar uma enorme asneira que deve ser o género de absurdo no qual outras pessoas acreditam sem o admitirem.

Numa entrevista do passado domingo, quando lhe perguntaram se o aborto devia ser proibido mesmo a gravidez resulta de violação, Akin respondeu: "Parece-me, pelo que ouço dos médicos, que isso é bastante raro. Se é uma violação legítima, o corpo feminino tem maneira de fechar a coisa toda. Mas vamos supor que isso não funciona, ou qualquer coisa. Acho que deve haver algum castigo, mas do violador, não atacando a criança".

Logo para começar, a expressão 'violação legítima' é problemática. O congressista queria aparentemente fazer uma distinção entre violações reais e outras que não o são. Sem dúvida, há casos de mulheres confusas ou mentirosas. Mas que seja isso a primeira ideia que vem à cabeça do congressista quando se fala de violação, enfim... Na hipótese de o Missouri ter uma percentagem de eleitoras semelhante à dos outros estados, as ambições de Akin - ele candidata-se agora ao Senado - podem ter ficado seriamente em risco.

Pior, no entanto, é a sua teoria sobre as faculdades do corpo para bloquear a gravidez. Está mais ou menos ao nível do que em certos países de África se crê sobre a SIDA - dormir com uma virgem cura a doença, etc. Por muito respeitáveis que sejam as crenças espirituais, dos africanos ou dos americanos, convém não aplicar directamente alguns dos seus corolários mais perigosos. Tais como estes.

Sentindo o perigo (de outro género), Mitt Romney e Paul Ryan demarcaram-se imediatamente de Akin. Outros importantes apoiantes dele fizeram o mesmo. E o congressista teve mesmo de reconhecer que havia partes infelizes na sua declaração. Não referiu foi quais. Quando expressamente instado a concretizar, limitou-se a remeter para o que já tinha dito. E mais não explicou. Deve ser o corpo a defender-se. Ou será a cabeça?


Opinião


Multimédia

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola, em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Costeletas de borrego com migas de castanhas

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

Strogonoff de peixe espada preto

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Caril de banana

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Cantaril com risotto de espargos

Faz agora cinco anos que o Chefe Tiger, especialista em pratos de confeção acessível e com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, começou esta aventura gastronómica. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.


Comentários 11 Comentar
ordenar por:
mais votados
Por isso é que ha tantas violaçõesnos EUA
Funcionam como anticonceptivo....................
A estupidez norte americana no seu melhor.
A estupidez norte americana no seu melhor.
Eu bem digo.
Ou estão a invadir, a matar, a prender a violar as liberdades dos cidadãos, a bombardear outros povos e países, ou estão a dizer asneirada da grossa, que vem aliás de encontro aqueles cérebros, atrofiados pelo cheeseburguer.
E é desta gente que é composto o senado.
E é esta gente que se acha superior ao resto do Mundo
Estes republicanos e democratas, sendo que os primeiros equivalem na Europa aos nazis, e os segundos á direita mais conservadora, que ora estão a rezar, ( e ainda criticam os islamitas, por tudo e por nada ), estão sempre com o Oh my god, na ponta da língua, dizem-se uns fervorosos amantes de deus e da Bíblia, e no fundo não passam duns parolos incultos, que nada sabem nem do mundo conheçem.
Esta afirmação, vem confirmar mais uma vez que a cretinisse tem honras de estação de tv, nos States.
Tiveram a anedota da Sarah Palin agora é o Romney e palhaços iguais a esta sumidade,que aqui é descrita
Re: A estupidez norte americana no seu melhor.
Congressista dos EUA, mais evoluído que muçulmanos
Viva o avanço civilizacional!!!

O 'esclarecido' congressista norte americano, está um pouco à frente dos muçulmanos que acham que uma mulher violada, deve ser uma mulher morta, porque perdeu a honra...

Quando ele diz candidamente:

- "Acho que deve haver algum castigo, mas do violador, não atacando a criança"

Demonstra algum avanço cultural... em relação à Idade Média...

Como é que ainda é possível dar voz a esta gente!!!!

 
Outra interpretação!
O congressista Todd Akin, representante do Missouri na Câmara dos Representantes norte-americana pediu que a sua mulher seja violada!
Todos sabem
Todos sabem que os congressistas americanos republicanos não são propriamente as pessoas mais inteligentes do planeta. Estão mais ou menos ao nível dos nossos deputados.
Num país que ainda mantém a pena de morte, que é o maior produtor mundial de pornografia mas que deixa de eleger alguém porque andou enrolado com uma amante uma década atrás, diz tudo...
da seeeeee.....
e eu a pensar que era impossivel ter piores politicos que os nossos!!!!!!!!

Estes nao sao so corruptos e vigaristas.....tambem devem ter serias lesoes cerebrais....da seeeeeee...
O senso comum ou a falta dele.
Os americanos são burros por natureza.Para os mais cépticos a esse respeito, volta e meia aparece um tipo destes, para tirar as dúvidas. Não é por acaso que as seitas são quase todas oriundas dos EUA!
Tea Party
Nada de novo vindo do tea party, o grupo que nos vai brindando com pérolas como a Palin, os Buchannan e outros do género... O que eu estranho é que os republicanos pactuem com esta direita mentecapta.
pois é...
não me espanto nada destas afirmações. vejam um video no youtube chamado: americans arent stupid e dêem umas valentes gargalhadas com tanta cultura.
Comentários 11 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub