16 de abril de 2014 às 23:53
Página Inicial  ⁄  Atualidade / Arquivo   ⁄  Quadro de Picasso à venda por 60 milhões

Quadro de Picasso à venda por 60 milhões

Leiloeira Christie's tem três meses para encontrar um comprador britânico para "Menina com Pomba". Mas o quadro de Pablo Picasso. pode deixar o Reino Unido.
Cláudia Aline Marques (www.expresso.pt)
"Menina com pomba" foi pintado em 1901 "Menina com pomba" foi pintado em 1901

Pablo Picasso pintou "Menina com Pomba" em 1901, quadro que representa uma menina a segurar uma pomba e ao lado uma bola tricolor. Foi uma das primeiras obras de Pablo Picasso, que a pintou quando tinha apenas 19 anos. Está agora à venda por 60 milhões de euros.

O quadro não vai sequer a leilão. A leiloeira Christie's é responsável por encontrar um comprador e já afirmou que há um interessado estrangeiro. O quadro pertence atualmente a uma família aristocrática, Aberconway , que resolveu pôr a obra de arte à venda sem explicar o motivo.

A obra está exposta ao público no Reino Unido desde 1970 e, agora, teme-se que possa deixar o país. A casa de leilões tem um prazo de três meses para encontrar um comprador nacional. Se até lá isso não acontecer, qualquer interessado, mesmo estrangeiro e disposto a pagar tão avultada soma, poderá adquirir o quadro.

"Menina com pomba" continua a ser uma das obras de Picasso expostas na Tate Britain, em Londres. Não se sabe é por mais quanto tempo.

Comentários 6 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
60 Milhões?-E há tantos artistas que não vendem!!!
Há muito que se confunde arte com negócio.

Nem a indemnização de Villas-Boas chega para comprar o quadro...

Um absurdo saboroso para os actuais donos...
...
Fantástica a mensagem deste quadro ... a paz e o carinho na mão de uma criança ... uma pomba linda branca ...

Há sempre um comprador à espreita ... para adquirir este simples colorido expressivo e maravilhoso quadro ...
Quem conhece esta Artista?
http://www.google.pt/sear... v&sa=X&ei=CddUT_jcM6mp0QWGi-TgCw&sqi=2&ved=0CCIQsAQ&biw=1366&bih=651
National Gallery.
Salvo mudança recente, o quadro referido encontra-se exposto na National Gallery, e não na Tate Britain, tanto quanto sei. Julgo que o texto da notícia estará errado.
O preço pedido pelo quadro....
O preço pedido pelo quadro de Pablo Picasso é obsceno. Trata-se de uma obra da adolescência do pintor. Paga-se não a obra, mas a fama do artista. Portanto, não se trata aqui da qualidade intrínseca da pintura, antes o seu valor comercial e gente que necessita de dinheiro. Reconheça-se, que a situação não é nova, nem surpreendente. Aliás, Picasso foi talvez o primeiro pintor a melhor utilizar as armas modernas de auto-promoção. Homem astuto, conseguiu manter-se neutral, face às tragédias dos dois conflitos mundiais e à própria guerra civil espanhola. A sua ambiguidade transparece na própria atitude artística: há muito consagrado e plenamente dentro dos circuitos comerciais da rica sociedade consumista ocidental, continuou a cultivar uma atitude retrógada de boémio iconoclasta de alguma pseudo-marginalidade dos anos vinte do século passado. Correspondia dessa maneira à imagem imaginada de um público cada vez mais fascinado por celebridades. Picasso, cujo talento e espírito inovador eram indiscutíveis, constituiu uma espécie de figura de Hollywood da cena artística parisiense. Um ícone da moda, como Yves Saint-Laurent ou Chanel. Nada a criticar, mera constatação. Agora, nem todas as obras criadas por esse andaluz valem os preços atribuídos... e 60 milhões peor aquela "menina e a pomba"...só se tivesse na minha posse para receber esse dinheiro...dá sempre jeito...(manuellisboa.blogspot.com).
Re: O preço pedido pelo quadro.... Ver comentário
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub