21 de abril de 2014 às 13:08
Página Inicial  ⁄  Atualidade / Arquivo   ⁄  Pussy Riot condenadas a dois anos de prisão por vandalismo
ATUALIZADA

Pussy Riot condenadas a dois anos de prisão por vandalismo

Juíza responsável pelo julgamento do grupo punk soviético foi colocada sobre proteção após ameaças de apoiantes das Pussy Riot, que respondem por vandalismo motivado por ódio religioso.

Apelos à libertação dos três elementos das Pussy Riot sucedem-se um pouco por todo o lado - na imagem, uma pequena 'manif' em Madrid Alberto Martin/EPA Apelos à libertação dos três elementos das Pussy Riot sucedem-se um pouco por todo o lado - na imagem, uma pequena 'manif' em Madrid

A Justiça russa declarou hoje as três jovens do grupo punk russo Pussy Riot culpadas  por "vandalismo" e "incitamento ao ódio religioso", e condenou-as a dois anos de prisão, menos um do que o pedido da acusação.

Enquanto a presidente do tribunal Khamovnitcheski, em Moscovo, Marina Syrova, leu a sentença, as arguidas mostravam-se tranquilas, rindo-se ironicamente.

As três jovens - Nadejda Tolokonnikova, de 22 anos, Ekaterina Samoutsevitch, de 29, e Maria Alekhina, de 24 -, entraram encapuzadas em fevereiro passado numa catedral ortodoxa de Moscovo e cantaram uma canção de protesto contra o Presidente russo Vladimir Putin.  

As jovens foram detidas em março e mantidas, até hoje, sob custódia policial.   Durante a leitura da sentença, a juíza Marina Syrova repetiu em parte os argumentos da acusação, que pede três anos de prisão para as jovens pelos crimes de "vandalismo" e "incitação ao ódio religioso".  

A juíza sublinhou que as acusadas não manifestaram arrependimento e que "violaram a ordem pública" e "ofenderam os sentimentos (religiosos) dos crentes".

Os advogados de defesa pediram a absolvição das três jovens. A pena máxima por "vandalismo" é de sete anos de prisão.

Apoio internacional


Durante as últimas semanas, o caso do grupo Pussy Riot ganhou um grande mediatismo internacional. Vários nomes do panorama artístico internacional manifestaram publicamente o seu apoio às jovens russas. O ex-Beatle Paul McCartney, Madonna, Sting, Red Hot Chilli Peppers ou Yoko Ono, a viúva de outro ex-Beatle John Lennon, foram algumas dessas figuras. 

As jovens do grupo punk também conseguiram reunir apoios na área política, como foi o caso de 120 deputados do Parlamento alemão e do ministro dos Negócios Estrangeiros da República Checa. 

Comentários 24 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Esse grupo" punk sovietico" composto por três
jovens pareciam umas malucas aos saltos e encapuzadas dentro de uma catedral em Moscovo. Eu gostava de saber se isso tivesse acontecido numa Catedral em Nova York, Londres ou Paris ou em Lisboa se as pessoas gostavam, independentemente de se questionar ou não o metodo repressivo que elas estão a ter. Agora pelo titulo do Expresso, chamar-se ao grupo grupo "punk sovietico" é um pouco ridículo, dado que a União Sovietica já não existe....
Re: Esse grupo Ver comentário
Re: Esse grupo Ver comentário
A Igreja Ortodoxa alinha na repressão!! VERGONHA!
Dois anos de prisão, quando não estragaram nada, nem feriram ninguém, é muita coisa!!!

É no que dá enfrentar a Igreja!!!

As religiões são mais repressoras que libertadoras!
Re: A Igreja Ortodoxa alinha na repressão!! VERGON Ver comentário
Re: A Igreja Ortodoxa alinha na repressão!! VERGON Ver comentário
Re: A Igreja Ortodoxa alinha na repressão!! VERGON Ver comentário
Re: A Igreja Ortodoxa alinha na repressão!! VERGON Ver comentário
Todas igrejas sempre dormiram bem com os ditadores
Hoje quem perdeu não foi as pussy riot , foi Putin que foi completamente desmascarado como ditador e já não poderá andar a passear-se e fazer passar-se por democrata a onde for em visitas internacionais.

Quanto à igreja , nada de novo , de concepção totalitária por isso sempre se aliaram com todos os ditadores , porque sempre se julgaram donos das consciências dos seus fieis.
Vai ver que
se a casa da gente fosse invadida, ou uma catedral importante, a coisa passaria em brancas nuvens ... Putin é fdp, tanto e quanto outros dirigentes dos nossos países, mas somos sempre "bairristas" para só achar o outro, a casa dele, as ações dele, as piores. A Russia é uma democracia, seja lá como for e toda a rusga é, na verdade, um enorme preconceito antigo contra o povo do Ivan, o Terrível. O que move é o desejo de achar que eles, os russos, estão errados e ainda não se adaptaram à democracia que conhecemos. Mas que democracia melhor é que temos? Aquela que nos tira o trabalho, a reforma e os rendimentos? Aquela que, não suportando os indignados, manda-os no pau para casa, na melhor saída? Que democracia é esta que, no final das contas, dá proteção a quem tem mais, sob o argumento de que produzem postos de trabalho? Por isso, acho que sair em defesa da bandinha de umas garotas que estão buscando o seu lugar ao sol, movimentando os cordéis da publicidade gratuita, beira a boi no brete. Quem disse que não é um golpe publicitário até com a anuência do pirado do Putin? O louco do Putin é uma besta, mas não é uma besta no nosso nível, foi treinado para tirar leite de pedra. Ele é um pouco melhor, ou não estaria sentado no topo e, enquanto nós, na frente de um "notebook",numa sala de bate-papos sem influência alguma e, no dia-a-dia, comendo lanche frio e recebendo um salário de miséria... Rio Grande
Uma vergonha
Retirar a liberdade a pessoas por ofender crenças absurdas.
Metam a religião no saco e pensem um pouco....
Re: Uma vergonha Ver comentário
Re: Uma vergonha Ver comentário
Todas estas "artistas" (1) (mesmo que as ucraniana
Todas estas "artistas" (1) (mesmo que as ucranianas despidas am protesto) são pagas pelos illuminati.
->Nota
(1) Não é piada. TV DOS ILLUMINATI cito: "protesto das artistas".
Oração no título também não tem aspas, tal como Madonna e Obama.
->Google
-> From Madonna to Barack Hussein Obama II - the process of naming illuminati icons
Em
www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2694630 Pussy Riot pedem desculpa por oração punk contra Putin
Re: Pussy Riot condenadas a dois anos de prisão po
Punk "soviético"? Asneiras atrás de asneiras. Por favor vejam o que escrevem.
Ora
Aqui está um belo exemplo do espirito democrático e tolerante, dos tarados comunistas.
Re: Ora Ver comentário
Hummm....
Now they are the "Pussy Locked"
Re: Hummm.... Ver comentário
Banda
Em que ficamos? A Rússia aínda é governada pelos Comunistas? Pensava que tinha mudado para um sistema Democrático... Que ignorância, a minha...
A Revolta das Conas
A Revolta das Conas abusou um pouco da paciência dos ortodoxos, mas nada que justifique uma pena de prisão.
Um carnaval igual a tantos outros.
Um caso mediático muito pobre. Quanto a elas, foram muito bem castigadas. Têm de respeitar a liberdade dos outros. Quanto aos apoios no estrangeiro, muitos fazem-no porque é chic, e mediático também, outros, porque não gostam do Putin e resolveram juntar-se às vozes. Mas se esta forma de protesto acontecesse no país destes, aconteceria exactamente a mesma coisa: seriam condenados. Esta gente não tem mesmo nada que fazer e resolvem alterar a ordem pública e a liberdade dos demais, sabendo que à partida é punível pela lei de cada país.
"deus livra-nos do Putin"
É incitamento a ódio religioso???
As artistas não vandalizaram a igreja, pegaram num "tijolo" com o instrumental e fizeram um happening no altar( uma oração anti-Putin). Se isso é apelar ao ódio, vou ali e já venho.
Se a arte não serve para acordar as pessoas fica resumida a telas que ficam bem com o sofá.
Re: Ver comentário
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub