26/05/2012 atualizado às 20:05
Página Inicial » Economia » PT/Vivo: Sócrates acusa Comissão Europeia de ser ultraliberal

PT/Vivo: Sócrates acusa Comissão Europeia de ser ultraliberal

Em entrevista ao jornal espanhol "El País", o primeiro ministro diz que que a ação do Estado respeitou a lei e foi uma decisão "racional".

10:50 Domingo, 4 de julho de 2010
Lula da Silva e José Sócrates
Lula da Silva e José Sócrates
António Cotrim/Lusa

José Sócrates defendeu hoje a decisão de usar a "golden share" para vetar a compra da participação da PT na Vivo pela espanhola Telefónica, afirmando que a Comissão Europeia tem mantido nesta matéria "posições ideológicas ultraliberais".

Numa entrevista ao jornal El Pais , realizada na noite de quinta feira e publicada na edição de hoje, o primeiro ministro argumenta que a ação do Estado respeitou a lei e foi uma decisão "racional", não política em defesa dos interesses estratégicos da PT.

Centrada exclusivamente no negócio PT-Vivo, a entrevista inclui várias questões sobre a possibilidade do Tribunal Europeu vir a decidir, este mês, que o uso das "golden shares" é ilegal, um cenário que o primeiro ministro português recusa antecipar.

Preconceito contra a posição acionista dos Estados


Sobre as criticas já formuladas pela Comissão Europeia sobre esta matéria, José Sócrates considera que Bruxelas não tem razão porque o Estado não se outorgou quaisquer direitos especiais na PT.

José Sócrates recorda que esses direitos foram "decididos de forma privada pela assembleia geral de acionistas da PT" e de acordo com as regras de funcionamento das sociedades comerciais".

Para o primeiro ministro português, a queixa da Comissão Europeia reflete algum preconceito contra a posição acionista dos Estados, uma postura que não é apenas económica, mas ideológica.

"Penso que as posições da Comissão Europeia, de há muitos anos, derivam não apenas de posições económicas, mas também de posições ideológicas ultraliberais contra a presença do Estado", afirma José Sócrates ao El Pais.

"Em muitas das empresas que desempenham um papel importante nas economias, como por exemplo as de energia e telecomunicações, os direitos especiais dos Estados (...) são uma boa forma, uma forma light de preservar o interesse geral para o ter em conta nas decisões estratégicas das empresas", argumenta.

"Não violei vontade dos acionistas"


José Sócrates rejeita que o Estado tenha atuado contra a posição dos acionistas insistindo que cada um "vota conforme a sua própria vontade".

"Eu não estou a violar nenhuma vontade dos acionistas, mas que os acionistas não violem a vontade do Estado", diz.

O primeiro ministro explica ter usado a "golden share" a pensar "nos interesses estratégicos da PT" e lamenta que a Telefónica "não tenha negociado com a direção da PT" especialmente tendo em conta a própria história da Vivo, que "começou com um investimento da PT no Brasil, numa decisão estratégica que então foi muito criticada, em 1998".

"Mais tarde a PT convidou a Telefónica a ser sua parceira com 50 por cento. A Telefónica não tem o direito natural de tomar o controlo da Vivo", afirma, adiantando que respeita a posição do presidente executivo da PT, Zeinal Bava, de discordar do uso da "golden share".

Todos conhecem os estatutos


"Os estatutos são a lei da empresa. Todos os conhecem há 15 anos. E não me recordo de nunca ninguém ter apresentado uma proposta na assembleia geral para modificar os estatutos", refere.

Sócrates diz não conhecer qualquer plano alternativo de desenvolvimento da PT, caso avançasse com o negócio e, questionado sobre se a decisão o deixar sozinho, o primeiro ministro português defende-se dos ataques que lhe têm sido feitos.

"Qualificar de colonialismo o investimento de Portugal no Brasil é ridículo. Não tenho medo da solidão na hora de tomar decisões. Um primeiro ministro não pode deixar-se encurralar. Nenhum governo gosta que lhe dobrem o braço. Um primeiro ministro não pode deixar-se encurralar", disse.

Questionado sobre se o seu homólogo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, o apoia na decisão, José Sócrates diz que o que falou com o líder espanhol "é um assunto privado", mas que a defesa dos interesses nacionais "não afeta" o relacionamento com o chefe do Governo em Madrid.  

Lusa
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
E o oportunista ultra liberal Passos Coelho
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 2 pontos , 9:19 | Domingo, 4 de julho de 2010
aparece a dizer que concorda com o negócio com a OI. Oi Passos Coelho e se fosses fazer qualquer coisa útil? aukistuxego...
 
 Regras da comunidade
    Re: E o oportunista ultra liberal Passos Coelho    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 11:45 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 12:37 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 21:13 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 21:53 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 22:02 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 3 pontos , 23:15 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 0:45 | Segunda feira, 5 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
julcal (seguir utilizador), 1 ponto , 0:10 | Segunda feira, 5 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 12:44 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 13:02 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 21:42 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 22:02 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 13:10 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 16:37 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
Tokarev (seguir utilizador), 1 ponto , 18:25 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 18:44 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Para o meu caro, só falta dizer que para se    Ver comentário
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 2 pontos , 15:58 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o oportunista ultra liberal Passos Coelho    Ver comentário
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 12:18 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 12:41 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 21:46 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 22:08 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 13:48 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 16:35 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 18:25 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: E o liberal Passos Coelho    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 18:42 | Domingo, 4 de julho de 2010
ultraliberal
Runaldinho (seguir utilizador), 2 pontos , 11:21 | Domingo, 4 de julho de 2010
Sócrates fez o que lhe competia e ponto final.
Na Europa, todos os estados fazem o mesmo que ele fez. Afirmar o contrário, é fazer dos outros parvos. Há coisas bem mais apetitosas do que a PT ou a VIVO, para serem compradas por essa Europa fora. Mas os Governos dos outros estados, impõe legislações internas e mil e uma barreiras para evitar que as suas empresas de topo fiquem expostas. Vejam o caso da General Motors.
A Comunidade Europeia pode estrebuchar e ameaçar, que daqui não leva nada!
Cumpramos nós o déficit, paguemos as dívidas, façamos a nossa parte, que eles não nos molestam.
É só fumaça de charuto Espanhol, fabricado nas Canárias!
 
 Regras da comunidade
    Re: ultraliberal    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 2 pontos , 12:53 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: ultraliberal    Ver comentário
Goodwaves (seguir utilizador), 2 pontos , 22:07 | Domingo, 4 de julho de 2010
Nos Sindicatos Bancários afectos ao PS e PSD
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 2 pontos , 11:33 | Domingo, 4 de julho de 2010
não há qualquer participação cívica. Até um espaço que era dado às outras tendências foi retirado. Só andam a fazer papel de embrulho, sendo cúmplices numa situação de totam indiferença dos seus associados ao que se passa nas finanças. O perigo do oportunista passos Coelho em privatizar a Caixa Geral de Depósitos devia merecer uma posição dos Sindicatos...Sindicatos que em tremppos teve grande prestígio, vive agora num autêntico marasmo...
 
 Regras da comunidade
    Re: Nos Sindicatos Bancários afectos ao PS e PSD    Ver comentário
Celtibero2 (seguir utilizador), 1 ponto , 1:56 | Terça feira, 6 de julho de 2010
PT/TVI Sócrtates acusa Comissão Europeia
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 11:36 | Domingo, 4 de julho de 2010
Para os que são contra a decisão de Sócrates gostaria de lhe perguntar como acham que actuaria o governo Espanhol se por acaso fosse a PT a tentar fazer um negócio destes na Argentina, no Chile ou em um qualquer País da Ámerica Latina onde a Espanha tem a sua influência. Qual a razão porque a Comissão Europeia não criticou da mesma maneira quando a Alemanha, a França, a Italia e outros fizem o mesmo. O Governo português fez o que lhe competia, pois a defesa dos interesses do País sobrepõe-se aos interesses de meia duzia de pessoas. Imaginem só que um estrangeiro começava a comprar todas as propriedades no Alentejo, nas Beiras e Algarve. Seria que o governo o devia permitir, mesmos que os legitimos proprietários quizessem vender? Por alguma razão toda a Oposição, incluindo o Presidente estão de acordo, com exepção de Passos Coelho o que dá para pensar o que aí vem se por acaso algum dia chegar a ser governo. Começo a compreender as preocupações de algumas pessoas do PSD e a razão de tudo terem feito para lhe impedirem o acesso ao poder. Nem sempre o que parece é, mas às vezes o que é parece.
 
 Regras da comunidade
    Re: PT/TVI Sócrates acusa Comissão Europeia    Ver comentário
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:16 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: PT/TVI Sócrates acusa Comissão Europeia    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:04 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: PT/TVI Sócrtates acusa Comissão Europeia    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 12:58 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: PT/TVI Sócrtates acusa Comissão Europeia    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 2 pontos , 14:16 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: PT/TVI Sócrtates acusa Comissão Europeia    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 18:57 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: PT/TVI Sócrtates acusa Comissão Europeia    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:08 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: PT/TVI Sócrtates acusa Comissão Europeia    Ver comentário
ajotaef (seguir utilizador), 1 ponto , 18:15 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: PT/TVI Sócrtates acusa Comissão Europeia    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 8:45 | Segunda feira, 5 de julho de 2010
    Re: PT/TVI Sócrtates acusa Comissão Europeia    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 13:02 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: PT/TVI Sócrtates acusa Comissão Europeia    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:14 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: PT/TVI Sócrtates acusa Comissão Europeia    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 19:21 | Domingo, 4 de julho de 2010
Se o neo liberalismo com o bacanal das
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 2 pontos , 11:37 | Domingo, 4 de julho de 2010
privatizações tivesse man tido 51% das acções de posse do Estado, a PT não estava a passar e nas mãos de quem se pôe a jeito do quem dá mais e os interesses do País estariam salvagurdados...
 
 Regras da comunidade
    Re: VIVA A CLASSE OPERARIA!    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 18:25 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: Se o neo liberalismo com o bacanal das    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 13:05 | Domingo, 4 de julho de 2010
Não podemos contemplar com a perda da Vivo
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 12:49 | Domingo, 4 de julho de 2010
Isto porque a internacionalização da PT ficaria comprometida para sempre e os interesses de Portugal têm de ser protegidos. Os tipos dos bancos é que não emprestam dinheiro a ninguém e como estão aflitos, porque andaram a apostar na vida fácil das ações que eram lixo, querem agora receber o cacau da venda da Vivo e não se importam com o interesse de Portugal. Cambada de traidores e Passos Coelho também afina pelo mesmo diapasão. Não tem futuro porque ainda há patriotas em Portugal para o desmascarar haja o que houver.
 
 Regras da comunidade
    Errata:Não podemos contemporizar com a perda da Vi    Ver comentário
José Telhado (seguir utilizador), 2 pontos , 18:46 | Domingo, 4 de julho de 2010
AGORA JÁ ESTÁ A FALAR PARA O BURRO!
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 18:18 | Domingo, 4 de julho de 2010
É um FACTO, a esquerda usa e abusa d expressões sobre as quais desconhece ou finge desconhecer o significado. No caso d Alegre é pura ignorância mas pensando bem não dá para mais!O MUNDO EVOLUIU E ELE NÃO.Já com Sócrates é pura manipulação, demagogia DESTINADA A IGNORANTES.O liberalismo e as suas facetas ocuparam definitivamente o posto q antes pertencia aos regimes então considerados não democráticos, autoritários, ditatoriais.O experimentalismo d esquerda falhou em todo o mundo.Hoje os resquícios das democracias populares são sinónimo d fome, miséria, perseguição.Cuba ou Coreia do Norte já não são exemplo d nada.A própria esquerda ignora-os porque deles tem vergonha. A social democracia escandinava já há muito q o deixou de ser.É assim q falar em liberalismo, ultraliberalismo ou neoliberalismo passou a estar na moda.Sócrates sabe q o q fez na PT não se enquadra na ideia europeia d liberdade d circulação d capitais.Fê-lo porque entendeu q dessa maneira defende os interesses d uma empresa bandeira d Portugal.Eu q o detesto já aqui disse q enalteço e aplaudo a sua decisão.Outros, também europeus, fizeram o mesmo e não me lembro d ninguém os ter apelidado disto ou daquilo.Exemplos é o q não faltam.Foi a EON recentemente quando recebeu o recado oficial d Zapatero contra a sua entrada na Endesa.Foi o Santander quando foi convidado por Chirac para saber da oposição do governo francês á sua entrada na SG. O mundo é FEITO DE INTERESSES e só fica BEM AO GOVERNO ZELAR PELOS SEUS!
 
 Regras da comunidade
    Re: AGORA JÁ ESTÁ A FALAR PARA O BURRO!    Ver comentário
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 18:51 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: rumo ao passado    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 20:18 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: rumo ao passado    Ver comentário
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 21:25 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: AGORA JÁ ESTÁ A FALAR PARA O BURRO!    Ver comentário
luarmina (seguir utilizador), 1 ponto , 14:59 | Segunda feira, 5 de julho de 2010
    Re: AGORA JÁ ESTÁ A FALAR PARA O BURRO!    Ver comentário
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 18:11 | Segunda feira, 5 de julho de 2010
Declaração de voto de vencido
águiadois (seguir utilizador), 2 pontos , 11:39 | Segunda feira, 5 de julho de 2010
É para consumo interno,esta declaração, na linha da campanha presidencial de Alegre.
 
 Regras da comunidade
Demagogia
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 11:26 | Domingo, 4 de julho de 2010
O PM no seu melhor, manobra de diversão para distrair os Portugueses do essencial (crise)! O Estado com 500 acções sabe o que é melhor para a PT? Dizer que a VIVO é estratégica para Portugal é uma coisa, dizer que o Brasil é estrategico para Portugal é outra. 1) A oferta pela VIVO é de 7.150 MM. Na passada 6ª feira a PT valia 7.530 MM, ou seja, a VIVO representa 95% do valor da PT. 2) a Telefonica portou-se mal com a PT, a convivencia no futuro será muito dificil, chegou a altura de divir as aguas, a VIVO ou fica para a Telefonica ou para a PT. A PT pode pagar 7.150 MM? 3) Existem mais operadores no Brasil, os 7.150 MM compram muita coisa no Brasil ou outros paises com igual interesse estrategico ( Angola, Moçambique, ... India, China ). Cabe à Administração da PT analisar as oportunidades de negócio e decidir quais as melhores. Negócios são negócios e o Estado deve Governar e deixar os negócios para os privados.
 
 Regras da comunidade
    Rumo ao futuro ou ao caos?    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 2 pontos , 17:14 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: Rumo ao futuro ou ao caos?    Ver comentário
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 17:53 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: Rumo ao futuro ou ao caos?    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 19:16 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: Rumo ao futuro ou ao caos?    Ver comentário
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 20:57 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: Rumo ao futuro ou ao caos?    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 21:06 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: Rumo ao futuro ou ao caos?    Ver comentário
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 21:54 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: Rumo ao futuro ou ao caos?    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 22:27 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: Rumo ao futuro ou ao caos?    Ver comentário
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 22:46 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: Rumo ao futuro ou ao caos?    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 9:13 | Segunda feira, 5 de julho de 2010
    Re: Rumo ao futuro ou ao caos?    Ver comentário
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 14:42 | Segunda feira, 5 de julho de 2010
    Re: Rumo ao futuro ou ao caos?    Ver comentário
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 15:44 | Segunda feira, 5 de julho de 2010
    Re: Rumo ao futuro ou ao caos?    Ver comentário
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 17:36 | Segunda feira, 5 de julho de 2010
    Re: Rumo ao futuro ou ao caos?    Ver comentário
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 18:03 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: Rumo ao futuro ou ao caos?    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 2 pontos , 18:37 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: Rumo ao futuro ou ao caos?    Ver comentário
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 22:35 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: as MARCHAS POPULARES FORAM NO OUTRO DIA!    Ver comentário
odisseia na terra (seguir utilizador), 2 pontos , 18:22 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: as MARCHAS POPULARES FORAM NO OUTRO DIA!    Ver comentário
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 18:33 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: Demagogia    Ver comentário
luarmina (seguir utilizador), 1 ponto , 15:05 | Segunda feira, 5 de julho de 2010
    Re: Demagogia    Ver comentário
rumoaofuturo (seguir utilizador), 1 ponto , 17:55 | Segunda feira, 5 de julho de 2010
Armaram se em novos ricos
Martius (seguir utilizador), 1 ponto , 12:05 | Domingo, 4 de julho de 2010
Por falar em propriedades, armaram se tanto em novos ricos nos anos 90! Tão preocupados em por para fora os Milhões de brazucas ditos favelados e esfomeados que supostamente iriam invadir Portugal. Que perderam, vejam bem, perderam o direito que a constituição brasileira outorgava aos cidadãos portugueses, de serem os únicos cidadãos não brasileiros, a terem direito de comprarem terra frente ao mar, com direito a construírem porto de desembarque. O mundo da muitas voltas e para um país com 800? anos, já deviam saber, hahahahah, fui
 
 Regras da comunidade
    Re: Armaram se em novos ricos    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 2 pontos , 14:47 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: Em tempo    Ver comentário
Dunca (seguir utilizador), 2 pontos , 15:14 | Domingo, 4 de julho de 2010
    Re: Em tempo    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 19:15 | Domingo, 4 de julho de 2010
Então?
Heinkel (seguir utilizador), 1 ponto , 13:07 | Domingo, 4 de julho de 2010
Já não é porreiro pá?
 
 Regras da comunidade
Só agora acordamos!
ajotaef (seguir utilizador), 1 ponto , 18:21 | Domingo, 4 de julho de 2010
Porque desde que demos as colónias de mão beijada aos comunistas já vamos tarde na defesa da independência nacional e a direita, como se deveria saber de história nacional bem contada, sempre se deu bem com o poder espanhol. Neste momento somos da CEE e o nacionalismo bacoco xuxalista e de esquerda é apenas um pretexto para dar razão ao PM que se limitou a defender os jobs do PS (e quiçá alguns esquerdistas). É mentira que a defesa da Visa seja de interesse nacional porque é um negócio a meias com a Telefónica e a parte portuguesa parece que e só de 20% porque 30% e brasileira. Por esta lógica a Espanha teria todo o direito de fazer o mesmo. No entanto nem precisa porque tem dinheiro bastante para fazer uma Opa e Portugal o que tem? Miséria xuxalista e um PM ridículo que nada sabia do que se passava na PT e agora até sabe que com a visa pode reconquistar o Brasil, HEHEHEHE! Neocolonialista neoestalinista hihihihi!!!!!!!!!!
 
 Regras da comunidade
Comissão Europeia de ser ultraliberal
Robinsoncrazy (seguir utilizador), 1 ponto , 18:33 | Domingo, 4 de julho de 2010
ahahahahahahahahahahahahahahahaha!
 
 Regras da comunidade
Terapêuticas antigas para doença moderna.
julcal (seguir utilizador), 1 ponto , 23:57 | Domingo, 4 de julho de 2010
Socrates não tem razão a comissão europeia, presidida aliás pelo homem de direita, de nome Durão Barroso, não tem ideias ultra-liberais, tem simplesmente ideias liberais, capitalistas, ideologicamente conotadas com a direita conservadora defensora acérrima da intocabilidade do sistema capitalista, que está na genese da presente crise , que tem um potencial evolutivo de autodestruição global da humanidade e que uma vez mais, para sua sobrevivência vem pedir sacrificios mal repartidos aos países e povos.
Alías estas ideias são defendidas, pelos que há alguns anos atras, apoiaram a loucura assassina e belista de Bush em relação ao Iraque, e que por essa razão subiram ao topo da hierarquia da Comissão Europeia.
Estas ideias, essas sim podres de velhas, não são contudo defendidas por todos os europeus ou por toda a europa.
Quando rebentou a crise, alguns chocados, clamaram pela ética no mercado, pelo risco que representavam os produtos toxicos, os offshores, etc, etc.
Com o cheiro do dinheiro, já esqueceram tudo e insistem em terapeuticas antigas (capitalismo selvagem) para esta doença moderna ( crise do capitalismo financeiro).
Como todos sabem, um dia o capitalismo, vai inevitalmente desaparecer.
 
 Regras da comunidade
"Venha o diabo e escolha"
Nunes da Silva (seguir utilizador), 1 ponto , 11:14 | Segunda feira, 5 de julho de 2010
Até gosto de ver, pela primeira vez, Portugal bater o pé a alguma coisa da Comissão Europeia.
    Não o redime de ter entregado soberania com o Tratado de Lisboa. Veremos se não lhe sofreremos consequências, agora já.
    Mas, entre política "ultra liberal" e "anti-social" como estamos sofrendo, "venha o diabo e escolha".
                                António José de Matos Nunes da Silva
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
Email
O Expresso no
PUB




Capitais regressam dos paraísos fiscais
16:00 Sábado, 26 de maio de 2012,
PME: inovação é alavanca da competitividade
12:00 Sábado, 26 de maio de 2012, 2
A primeira página do Expresso Economia
23:50 Sexta feira, 25 de maio de 2012, 2
Bankia suspenso da bolsa de Madrid
10:50 Sexta feira, 25 de maio de 2012,
Documento de Estratégia Orçamental divide partidos
10:47 Sexta feira, 25 de maio de 2012, 25
Pingo Doce: produtores pagam fatura do 1.º de maio
9:48 Sexta feira, 25 de maio de 2012, 41
Presidente do Banco do Vaticano foi demitido
23:48 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 22
Soares da Costa já rescindiu contrato com 300 trabalhadores
22:25 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 1
Zippy entra na América Latina
21:17 Quinta feira, 24 de maio de 2012,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB