26/05/2012 atualizado às 20:05
Página Inicial » Atualidade » PSD: Jardim desafia candidatos a desistirem a favor de Marcelo

PSD: Jardim desafia candidatos a desistirem a favor de Marcelo

Alberto João Jardim sublinha "não concordar" com as candidaturas de Passos Coelho, Paulo Rangel e Aguiar Branco à liderança do PSD, "nem com o partido assim dividido". (Veja o vídeo no final do texto)Clique para visitar o dossiê Congresso do PSD

9:43 Sexta feira, 5 de março de 2010
«Este PSD é o meu partido de sempre, mas é cada vez menos o meu partido», diz Alberto João Jardim
«Este PSD é o meu partido de sempre, mas é cada vez menos o meu partido», diz Alberto João Jardim
António Cotrim/Lusa

Alberto João Jardim desafia os três candidatos à liderança do PSD a entenderem-se, considerando que se eles - Passos Coelho, Paulo Rangel e Aguiar Branco - desistissem todos a favor de Marcelo Rebelo de Sousa "seria ouro sobre azul".

Clique para aceder ao índice do Congresso do PSD

"Claro que se eles desistissem todos a favor do professor Marcelo Rebelo de Sousa isso seria ouro sobre azul", disse o líder do PSD/Madeira em declarações à Lusa. 

O dirigente social democrata sublinha "não concordar com três candidaturas nem com o partido assim dividido", pelo que diz não querer "entrar nesta opereta", considerando que o congresso "não deve ser para campanha partidária das fações que se defrontam". 

"The show must go on"


"A confusão doutrinária dentro do PSD é total e foi por isso que eu defendi um congresso, não foi para aquelas alminhas andarem a brincar às fações eleitorais. Por isso também defendi, mas isso já não foi aceite, que o congresso fosse à porta fechada para todos temos uma conversa. Não aceitaram, the show must go on e, portanto, estão nesta do show go on", afirma. 

"Eu devo dizer que estou muito distante deste PSD. Este PSD é o meu partido de sempre, mas é cada vez menos o meu partido. Quem quiser interprete esta frase", acrescenta. 

Alberto João Jardim diz ter defendido este congresso por "achar que é preciso o PSD esclarecer muita coisa sobre a sua natureza: é um partido de esquerda, de centro ou de direita? Temos de esclarecer, para mim é de centro. É uma social democracia de tendência socialista, como as nórdicas ou é de tendência de centro de raiz mais social cristã baseada no personalismo da doutrina social de Igreja católica? Federalista europeu ou de primado nacional? Quer a regionalização do continente ou não? Aceita maior autonomia para Açores e Madeira? Admite rever a Constituição ou quer ser situacionista? Estas questões têm de ser discutidas dentro do PSD, porque a confusão que vai dentro do partido sob o ponto de vista doutrinário é total", conclui o líder dos sociais democratas madeirenses. 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
Marcelo Rebelo de Sousa
ANO1933 (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 10:17 | Sexta feira, 5 de março de 2010
A sugestão de Alberto João Jardim é totalmente desajustada, bem como a condição posta por Marcelo Rebelo de Sousa, a de pretender ser candidato único.
Assim até o Rato Mikei(?) ganhava, como em tempos disse Maria José Nogueira Pinto.
Sem adversários...
Não, eu até acho salutar que haja mais que um candidato para que os eleitores tenham por onde escolher.
Com um candidato único, para quê votar?
O problema de A.J. Jardim é outro, só que não o revela.
É que ele tem receio que o vencedor seja Pedro Passos Coelho, por isso queria afastá-lo de uma forma subtil!
Só que a equipa de P.P. Coelho não está adormir na forma!
O tiro, vai-lhe sair pela culatra.
Os militantes, não são todos ingénuos, pelo que esta "jogada" vai morrer na praia...
 
 Regras da comunidade
    Re: Marcelo Rebelo de Sousa    Ver comentário
Ci (seguir utilizador), 1 ponto , 16:06 | Sexta feira, 5 de março de 2010
    Re: Marcelo Rebelo de Sousa    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:02 | Sexta feira, 5 de março de 2010
PSD Jardim desafia candidatos a desistir Marcelo
Toni 2 (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 10:31 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Pelo andar da carruagem não me admira que até o Alberto João Jardim se canse e resolva filiar-se no PS. É que por aquilo que se está vendo o saco de gatos, para uns e a alcateia para outros vai continuar. Jardim lobo velho destas andanças vê ao longe quais os capitulos da novela que se vão seguir. Sempre tem dado umas acertadas, embora por vezes não lhe queiram dar razão, mas está vendo que o proximo por uma ou outra razão será mais um para queimar. Paulo Rangel já se está vendo que não tem senso nem sentido de Estado, depois das declarações proferidas no Parlamento Europeu, nem olha a meios para atingir o fim. Os votos conseguidos nas Europeias não foram por mérito pessoal, mas sim de protesto. Passos Coelho vai dividir o partido e passa a existir um na Assembleia e outro fora dela sob a sua orientação. Como Líder é uma incógnita e não se sabe o que vai dar. Aguiar Branco parece-me dos três o de mais bom senso e sentido de Estado. Agora apareceu mais um que eu desconheço e sobre o qual não me posso pronunciar. Jardim tem razão quando aconselha a desistirem em favor de Marcelo, porque é o mais capaz, o mais aceite e o mais necessário neste momento para o PSD e para o País. Jardim sabe que isso não vai suceder e vão continuar a ranhar-se e a morder-se e o povo que se lixe. Todos os governos necessitam de uma Oposição credivel que além de criticar ajude a governar melhor.
 
 Regras da comunidade
    Jardim filiar-se no PS?    Ver comentário
JJFF (seguir utilizador), 2 pontos , 12:26 | Sexta feira, 5 de março de 2010
    Re: Jardim filiar-se no PS?    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 13:10 | Sexta feira, 5 de março de 2010
    Re: Jardim filiar-se no PS?    Ver comentário
JJFF (seguir utilizador), 1 ponto , 14:35 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Finalmente vejo no AJJ uma excelente contribuição.
O_Remexido (seguir utilizador), 2 pontos (Divertido), 11:49 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Mas o comboio já vai em andamento, ninguém quererá ouvir o grito do maquinista, nada irá parar a composição.
 
 Regras da comunidade
Nem parece o sr. Jardim...
user178221 (seguir utilizador), 2 pontos , 12:50 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Pelos vistos o sr Alberto João não conhece bem as entranhas do partido a que pertence já há muitos anos. O PSD só encontra alguma estabilidade aparente quando encontra uma espécie de "salazar" manso que domestique os mais diversos e antagónicos núcleos de interesses (leia-se "negócios") que mais não são o cimento que deu origem a uma fachada "ideológica" populista-conservadora-liberal-social-democrática a qual, obviamente, não encontra uma linha definida de rumo e de coerência política que congregue um escalão social.
 
 Regras da comunidade
Ninguém me ouve?!
clareza (seguir utilizador), 2 pontos (Interessante), 14:14 | Sexta feira, 5 de março de 2010
O melhor candidato para o PSD é o Socrates e fundiam os partidos. Tudo ficava mais claro.
 
 Regras da comunidade
    Levou o meu pontinho, porque o sistema politico    Ver comentário
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 1 ponto , 11:09 | Sábado, 6 de março de 2010
PSD
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 14:26 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Infelizmente, e para mal do PSD e do próprio País, tudo indica que o lider eleito em 26 de Março próximo, vai ser mais um a prazo.
Imagine-se o cenário de Paulo Rangel sair vencedor.
Alguém duvida que as hostes de Pedro Passos Coelho, não vão ser postas na "PRATELEIRA" ?
E se Pedro Passos Coelho triunfar, com um grupo parlamentar fiel a Manuela Ferreira Leite e a Pacheco Pereira, que não me canso de o afirmar constitui um dos principais problemas do PSD, vão- lhe facilitar a vida ?
É que Manuela Ferreira Leite, Pacheco Pereira e Paulo Rangel, tiveram o cuidado de o "limpar" e aos seus apaniguados, caso de Miguel Relvas, um excelente deputado, da Assembleia da República.
Fizeram a tempo e a horas o "jogo sujo" e o de transformarem um partido num "PARTIDO TODO PARTIDO"!
Nisso Pacheco Pereira dá cartas.
 
 Regras da comunidade
    Re: PSD    Ver comentário
Toni 2 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:41 | Sexta feira, 5 de março de 2010
    Re: PSD    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 18:18 | Sexta feira, 5 de março de 2010
    Re: PSD-um "PARTIDO TODO PARTIDO"    Ver comentário
sabemius (seguir utilizador), 1 ponto , 21:35 | Sexta feira, 5 de março de 2010
    Re: PSD-um    Ver comentário
ANO1933 (seguir utilizador), 2 pontos , 0:14 | Sábado, 6 de março de 2010
DO MAL O MENOS'
Musoko (seguir utilizador), 2 pontos , 14:30 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Não há melhor em Portugal? Um país tão idoso e cheio de imaginação qd se trata de ganhar dinheiro...
Sócrates vai ficar no poder, jornalistas, descubram mais «vigarices» para a maioria ser ainda maior, pq os eleitores gostam e vão voltar a dar a vitória do Ps de Sócrates.
 
 Regras da comunidade
DR AJJ
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 15:36 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Marcelo Rebelo Sousa, pelas palavras que afirmou que se calhar nem ia ao congresso? acha que são palavras dignas de um ex presidente do partido?
Por mim acho que faltou ao respeito a todos os militantes do PSD, e que se devia retratar.
 
 Regras da comunidade
Partido Sem Destino? (1/2)
ESPADA DE DAMOCLES (seguir utilizador), 2 pontos , 17:00 | Sexta feira, 5 de março de 2010
O Sr. Rebelo de Sousa, se a memória não me falha, já ocupou a função de líder do maior partido da oposição. Sucede que, se bem me recordo, acabou por bater com a porta por iniciativa própria, tendo tentado incutir a culpa de tal atitude a terceiros.

Numa das suas brilhantes intervenções no tempo de antena que lhe foi gentilmente concedido pela RTP1, mostrou-se disponível para avançar para a liderança do seu partido, de forma pouco convicta, apresentando como único requisito, pasme-se, a inexistência de qualquer putativo oponente.

Fazer querer que este seria o melhor, senão mesmo único brilhante candidato à liderança de um partido, que se deveria querer robusto, útil, honesto, galvanizador, responsável e competente chega a roçar a esfera do absurdo e a insultar a inteligência do comum mortal.

Se é este tipo de candidatos que este partido julga ter de melhor para oferecer à nação, ao ponto de lhes conferir eventualmente a responsabilidade de governar o país, imagine-se a qualidade e a composição da restante equipa governativa.
 
 Regras da comunidade
    Partido Sem Destino? (2/2)    Ver comentário
ESPADA DE DAMOCLES (seguir utilizador), 2 pontos , 17:02 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Alberto João tem razão no diagnóstico, mas...
CondestavelXXI (seguir utilizador), 2 pontos , 19:27 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Confesso que estando no estrangeiro e tendo o Expresso online como única fonte de informação sobre a política portuguesa, surpreende-me saber que um importante responsável político do próprio partido diagnostica o PSD de forma concordante com a minha. No entanto é lógico que Alberto João deseje prolongar o PSD actual pelo menos até ao fim do seu consulado madeirense e que eu, mais interessado num Portugal próspero e social, desejo o contrário do que deseja Alberto João ou seja que o PSD deixe o mais depressa possível de ser um problema para Portugal no sentido de prejudicar a governação sem ter qualquer solução alternativa. Para mim a solução de PSD não passa por meter o lixo debaixo do tapete como defende Alberto João mas sacá-lo todo de uma vez cá para fora e limpar tudo quanto antes a bem da governação de Portugal. Não podemos continuar a ter um PSD com 35% dos deputados da AR e com um comportamento tão imprevisível como o de um qualquer partido populista.
 
 Regras da comunidade
Mas...
Chips (seguir utilizador), 1 ponto , 10:00 | Sexta feira, 5 de março de 2010
... e o que vão fazer ao Professor Marcelo? É que ele não parece querer candidatar-se. Ah, já sei, o Alberto João vai dizer-lhe que%2
 
 Regras da comunidade
    Re: Mas...    Ver comentário
Chips (seguir utilizador), 1 ponto , 10:03 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Não será que Marcelo há muito tempo que se
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 1 ponto , 10:14 | Sexta feira, 5 de março de 2010
anda a por a jeito? Mas tambem Marcelo defende a mesma politica e um sistema que durante decadas os grupos financeiros e grandes grupos economicos se apropriaram das riquezas do País em seu proveito e agora com os grandes lucros acumulados não investem com as mais variadas razões (querem mais) no sentido do desemvolvimento do País em actividades reprodutivas. Marcelo e todos os candidatos do PSD agora defendem como única solução o congelamento dos salários, das reformas, o aumento da idade da reforma e a redução das prestações sociais. Os responsáveis da situação do país ficam impunes e incotáveis e quem não tem culpa é que tem que pagar, ou seja: os trabalhadores...
 
 Regras da comunidade
Inteligente.
V. Verdade (seguir utilizador), 1 ponto , 11:07 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Quem conheça pessoalmente A.J. Jardim sabe que ele não é o que muitas vezes transmite para a opinião publica, vidé comportamento com a tragédia que ocorreu na Madeira.

Como tal, acaba de avisar que os candidatos a lideres do PPD/PSD são umas nulidades.
 
 Regras da comunidade
Lamentável
jupiter2001 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:09 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Portugal já está numa situação dificil e Jardim o que propõe é continuar a transformar o PSD num lar de idosos.
 
 Regras da comunidade
    Re: Lamentável    Ver comentário
JJFF (seguir utilizador), 1 ponto , 12:34 | Sexta feira, 5 de março de 2010
    Re: Lamentável    Ver comentário
jupiter2001 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:20 | Sexta feira, 5 de março de 2010
Excelente ideia!
AvôMetralha (seguir utilizador), 1 ponto , 11:09 | Sexta feira, 5 de março de 2010
É caso para dizer que até nos esgotos nascem flores! E já não morro sem ter concordado, uma vez que fosse, com o Alberto João Jardim. É que é mesmo uma ideia excelente!
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 3    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Louçã admite saída de Relvas
19:51 Sábado, 26 de maio de 2012, 1
Crise junta Ferreira Leite, Guterres e Eanes
18:30 Sábado, 26 de maio de 2012, 2
Redação do 'Público' analisa 'processo Relvas'
15:27 Sábado, 26 de maio de 2012, 18
Contas do PS com saldo negativo de 3,15 milhões
15:07 Sábado, 26 de maio de 2012, 24
A equipa do melhor restaurante português no Mundo
15:00 Sábado, 26 de maio de 2012, 2
Silva Carvalho mandou espiar Pinto Balsemão
14:30 Sábado, 26 de maio de 2012,
Morreu o pai do comando à distância
20:07 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 8
Freeport: Sócrates ameaça processar quem invocar o seu nome
19:23 Terça feira, 22 de maio de 2012, 143
E a celebridade mais poderosa do mundo é...
19:57 Segunda feira, 21 de maio de 2012,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB