Siga-nos

Perfil

Presidenciais 2016

Edgar Silva

PCP: acerto de contas começa esta sexta-feira

  • 333

marcos borga

Comité Central reúne-se esta sexta-feira. Em cima da mesa está a campanha presidencial que deu o pior resultado de sempre aos comunistas e causou um rombo de 720 mil euros nas contas do partido. Procuram-se, agora, os principais culpados

Como é que se justifica o pior resultado eleitoral alguma vez obtido numas Presidenciais? E, mais ainda, como é que se encontram argumentos suficientes para justificar que isso vai custar 720 mil euros, em donativos e contribuições dos militantes, em vez dos 342 mil previstos no orçamento com que a campanha arrancou?

As perguntas não são retórica. Elas dominam as conversas no PCP e serão o tema central do Comité Central, marcado para esta sexta pela direção comunista. Edgar Silva deu tudo por tudo. E teve a máquina partidária em peso na sua campanha eleitoral. Se alguma coisa falhou, é o 'coletivo' inteiro que está em causa. Sacrificar apenas o candidato, não é coisa que os comunistas façam. E, na verdade, seria injusto e politicamente ineficaz.

A direção do PCP já começou a preparar o terreno em plena noite eleitoral. Vários membros da comissão política e do comité central fizeram questão de sublinhar que o partido tinha a sensação do "dever cumprido" e reafirmaram que "Edgar Silva fez tudo o que estava ao seu alcance", numa campanha "dinâmica e duradoura".

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI