Siga-nos

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

O primeiro encontro entre Costa e Marcelo é ao jantar

  • 333

O recém eleito Presidente e o primeiro-ministro têm encontro marcado esta quinta-feira. O convite partiu de Costa

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa vão jantar esta quinta-feira em São Bento. O convite partiu do primeiro-ministro e será o primeiro encontro entre os dois, após a eleição presidencial. Trata-se de uma reunião informal que acontece ao final de um dia muito preenchido para ambos.

O recém-eleito Presidente, por volta das 12h30, vai ser recebido em audiência por Cavaco Silva, seguindo-se um almoço no Palácio de Belém. Durante a tarde será a vez de se encontrar Eduardo Ferro Rodrigues, que preside à Assembleia da República.

Já António Costa vai almoçar em Haia, na Holanda, com o seu homólogo Mark Rutte, no âmbito da presidência do Conselho da União Europeia. O primeiro-ministro português far-se-á acompanhar pela secretária-de-Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques.

Só ao começo da noite é que Marcelo e Costa se juntam para a refeição a dois na residência oficial do primeiro-ministro, o mesmo local onde no passado domingo o chefe de Governo felicitou publicamente o novo Presidente pela vitória eleitoral. Logo nessa noite, Costa ligou a Marcelo.

Nos termos da Constituição, o Presidente eleito toma posse perante a Assembleia da República no último dia do mandato do Presidente cessante. Marcelo será empossado a 9 de março.