Siga-nos

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Presidenciais. Urnas já abriram

  • 333

josé caria

As urnas já estão abertas para os portugueses decidirem o sucessor de Cavaco Silva. Se um dos 10 candidatos obtiver mais de 50% dos votos será eleito já hoje chefe de Estado, caso contrário haverá uma segunda volta

Mais de 9,7 milhões de eleitores são chamados hoje a votar
As mesas de voto para as eleições presidenciais abriram este domingo às 08:00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19:00.

Nos Açores, as mesas de voto abrem e encerram uma hora depois em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.
Mais de 9,7 milhões de eleitores são este domingo chamados a escolher o novo Presidente da República, que irá substituir Cavaco Silva, sendo dez os candidatos, o que constitui um recorde de nomes no boletim de voto.

Se um dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos será eleito já hoje chefe de Estado, mas caso contrário haverá uma segunda volta, a 14 de fevereiro, com os dois concorrentes mais votados.

Os dez candidatos aparecem no boletim de voto pela seguinte ordem: Henrique Neto, António Sampaio da Nóvoa, Cândido Ferreira, Edgar Silva, Jorge Sequeira, Vitorino Silva (conhecido por Tino de Rans), Marisa Matias, Maria de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa e Paulo Morais.

Para o sufrágio de hoje estão inscritos um total de 9.741.792 eleitores, 85.318 mais do que em 2011.