Siga-nos

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Costa satisfeito com derrota de “candidaturas populistas e antissistema”

  • 333

Luís Barra

Costa deu por duas vezes os parabéns a Marcelo e deixa promessas de “máxima lealdade e cooperação institucional”

O primeiro-ministro, António Costa, mostrou-se esta noite satisfeito pelo facto de os portugueses “terem rejeitado as candidaturas populistas e que se apresentavam como antissistema”, o que interpretou como uma prova da “saudável confiança de que só no quadro democrático encontramos respostas para os nossos problemas, angústias e inquietações”.

Falando em reação aos resultados destas eleições presidenciais, Costa deu por duas vezes os parabéns a Marcelo, formulando “votos do maior sucesso” para o novo Presidente da República. O chefe do Governo deixou promessas de “máxima lealdade e cooperação institucional” ao novo chefe de Estado.

O primeiro-ministro lamentou ainda o “valor muito elevado da abstenção”, mas aproveitou para agradecer aos “59 mil cidadãos que trabalharam nas diferentes mesas de voto para assegurar que os portugueses pudessem exercer o seu direito de voto” e lembrar que a votação decorreu sem incidentes por todo o país.

A reação oficial do Partido Socialista aconteceu menos de uma hora antes pela voz da secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes, que deu os parabéns a Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém por “um combate travado com determinação”.