Siga-nos

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

15,82% dos eleitores votaram até ao meio-dia

  • 333

A votação decorre com normalidade e o único registo de boicote à votação verificou-se na freguesia do Muro, concelho da Trofa

A participação nas eleições presidenciais deste domingo atingiu os 15,82% até ao meio-dia, segundo dados da Comissão Nacional de Eleições.

A votação para Presidente da República, que hoje decorre em Portugal, está a ser marcada pela tranquilidade do processo e pelos repetidos apelos ao voto, havendo apenas a registar um boicote pacífico e sem incidentes.

A linha comum que atravessa todas as declarações dos candidatos prende-se com o combate à abstenção e o exercício de um direito cívico, para além da importância da votação.

O único registo de boicote à votação, motivado pela reivindicação da população pela construção da linha de metro aconteceu na freguesia do Muro, concelho da Trofa, em que as urnas não abriram às 08:00 como previsto.

Fora de Portugal, há registo de sete portugueses no Luxemburgo que não conseguiram votar por terem alterado a morada, e de 4.500 nos Estados Unidos que também não podem exercer o seu direito de voto por causa da tempestade conhecida como 'Snowzilla'.

No estrangeiro há cerca de 4,5 milhões de emigrantes portugueses, mas apenas 300 mil estão recenseados, o que levou o secretário de Estado das Comunidades a defender o recenseamento e a implementação de facilidades para votar, como o voto eletrónico e a utilização de estruturas ou câmaras para os portugueses votarem nos sítios onde moram.

Os candidatos presidenciais começaram a votar logo pela manhã em Portugal, salientando as vantagens da votação e a importância da eleição.