Siga-nos

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Marcelo prepara equipa para eventual segunda volta

  • 333

Jose Carlos Carvalho

Confia ganhar à primeira mas prepara-se para o que der e vier. Marcelo tem uma equipa a preparar-lhe o programa caso tenha de voltar à estrada na próxima semana

Marcelo Rebelo de Sousa tem uma equipa a trabalhar nos bastidores para a eventualidade de ter de ir a uma segunda volta. Fonte da candidatura confimou ao Expresso estarem "confiantes na vitória à primeira, mas preparados para o caso de terem de continuar em campanha na próxima semana".

O facto de haver sondagens que nos últimos dias encurtaram a vantagem do professor face aos adversários justifica as cautelas máximas. Por outro lado, Marcelo sabe que dramatizando é mais fácil mobilizar o eleitorado da sua área política que eventualmente esteja a pensar ficar em casa.

Uma coisa é certa: se não conseguir mais do que 50% de votos no domingo - e o grande risco é a abstenção -, Marcelo não alterará grandemente o registo da sua campanha. Continuará a dispensar as máquinas partidárias e investirá sobretudo no contacto com as pessoas.

"Se houver segunda volta, voltamos com o afeto à rua na próxima semana", antecipa o mesmo responsável da candidatura, que reconhece estarem a jogar com resultados "muito à pele" e, por isso, "psicologicamente preparados para tudo".

Mudar de registo de campanha, isso é que não. O próprio Marcelo já tinha dito ao Expresso: "Não há volta a dar. Vai ser na base da simpatia pessoal até ao fim".