Siga-nos

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Debate presidencial desta noite em risco

  • 333

Marcos Borga

Debate que reúne todos os candidatos a Belém, agendado para esta noite na RTP, pode não acontecer. Com Marcelo a assumir que ainda não tomou uma decisão sobre se vai ou não vai, o programa pode ser desmarcado. Sampaio da Nóvoa também já pondera ida. A RTP está a fazer contactos com todas as candidaturas

Filipe Santos Costa

Filipe Santos Costa

Jornalista da secção Política

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

As várias candidaturas presidenciais estão neste momento em contactos para avaliar as condições para a realização esta terça-feira à noite do debate entre todos os candidatos na RTP, conforme estava previsto.

A morte de António Almeida Santos, apoiante de Maria de Belém, fez com que esta fosse a primeira a anunciar a ausência no debate, que põe em causa a sua concretização.

O Expresso sabe que têm acontecido contactos entre os representantes das candidaturas, sobretudo as principais. A decisão deverá ser tomada esta tarde.

“Ainda não tomei uma decisão”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, que sempre valorizou a existência deste debate, porque todos os candidatos estariamem pé de igualdade. Contudo, ausência já anunciada de Maria de Belém altera os dados da equação.

Sampaio da Nóvoa insiste que se o debate mantiver o formato com que as candidaturas se comprometeram estará presente. No entanto, diz que durante a tarde ponderar se irá ou não ao não à RTP, lembrando que a existência daquele debate é importante.

“Se o debate tiver a configuração a que todas as candidaturas se comprometeram, obviamente estarei presente. Vamos ver durante a tarde. A minha disponibilidade para debater é sempre total, não recusei nenhum debate com ninguém, penso que o debate é útil para esclarecer os portugueses para que os portugueses possam ter uma decisão mais informada no próximo domingo”, disse Sampaio da Nóvoa.

“Obviamente se as regras do debate se alterarem substancialmente, terei que ponderar durante a tarde o sentido de o manter”, acrescentou

A posição dos outros candidatos é que devem comparecer nos estúdios na RTP, percebendo depois se se realizará ou não o debate.

A estação pública está neste momento a fazer contactos com todas as candidaturas.