Siga-nos

Perfil

Presidenciais 2016

Presidenciais 2016

Um ponto para cada dia: Tino de Rans faz campanha assente em 12 valores

  • 333

PAULO NOVAIS / LUSA

Segundo a agenda da campanha do candidato, 12 palavras servirão de mote ao aspirante a Belém nesta campanha eleitoral: dignidade, alegria, amizade, família, solidão, futuro, medo, dinheiro, conhecimento/saber, mérito, mentira e internet

O candidato presidencial Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans, tem um valor para cada dia da campanha eleitoral, que arranca este domingo oficialmente. Segundo a agenda da campanha do candidato, enviada à agência Lusa, as 12 palavras que servirão de mote ao aspirante a Belém são: dignidade, alegria, amizade, família, solidão, futuro, medo, dinheiro, conhecimento/saber, mérito, mentira e internet.

O objetivo do candidato é lançar uma palavra em cada dia, ao longo da campanha. Relativamente à volta a Portugal do aspirante a Belém, a primeira semana será passada toda no norte do país.

Depois de começar o primeiro dia da campanha eleitoral no distrito de Aveiro, Vitorino Silva segue para a região de Espinho, onde visita uma feira, duas fábricas e o Regimento de Infantaria.

O mar que Portugal “tem abandonado”

O candidato, que iniciou a sua campanha a bordo de uma traineira - num ato simbólico para chamar a atenção para a realidade das pescas -, irá à praia da Baía "mostrar o avanço do mar" que Portugal “tem abandonado.”

Na terça-feira o aspirante a Presidente da República divide o dia entre Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos, onde visita o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, fábricas e um museu. Já na quarta-feira, o antigo presidente da Junta de Freguesia de Rans (Penafiel) estará em Amarante, Vinhais e Macedo de Cavaleiros. O dia do candidato termina junto dos jovens numa festa/convívio à noite.

Passará ainda pelo Douro, Porto, Paços de Ferreira, Algarve, Beja, Évora, Golegã, Coimbra e Lisboa, estando também em cima da mesa uma visita à Madeira e aos Açores e ainda a Bruxelas, na Bélgica. Se a viagem se confirmar, Tino é o único candidato a levar a campanha eleitoral para o estrangeiro.

No encerramento da campanha eleitoral, Tino de Rans volta ao distrito do Porto.
Começando o dia com visita às caves do vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, o candidato passa ainda por uma fábrica de biscoitos e uma oficina do brinquedo. Vitorino Silva encerra a campanha com uma iniciativa no salão da Junta de Rans, Penafiel.