Anterior
Rendas de casa vão ter o maior aumento desde 2004
Seguinte
Fim da crise em 2013 é uma miragem?
Página Inicial   >  Opinião e Blogues  >  O Expresso na SIC Notícias  >   Preços dos combustíveis em máximos históricos

Preços dos combustíveis em máximos históricos

Comentários de Sónia Lourenço, jornalista Exame/Expresso, no Jornal de Economia da SIC. Em análise, o aumento dos combustíveis, a evolução da atividade na hotelaria e o crescimento dos salários em atraso.

Opinião


Multimédia

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 19 Comentar
ordenar por:
mais votados
Liberalização só serve para encher petrolíferas
Esta liberalização só serve para encher as petrolíferas e os seus accionistas.

Para que serve as entidades reguladoras ?

Para nada , só serve para enganar pacóvios e para englisber , porque nunca regularam nada , só servem para dar tachos a boys.
Aliás a instituição destas entidades reguladoras só serviu para servir de desculpa e capa à liberalização destes produtos , porque estas entidades reguladoras não regulam nem vêm nada , não passam de verbos de encher e que custam bem caro aos contribuintes portugueses.

"Gasolina já subiu 39 vezes este ano e desceu apenas duas

A gasolina e o gasóleo estão 2 cêntimos mais barato desde a meia-noite. Os consumidores agradecem, mas acreditam que os combustíveis vão voltar a subir em breve. A gasolina já subiu 39 vezes este ano e desceu apenas duas".

sicnoticias.sapo.pt/economia/article1491536.ece
Re: Liberalização só serve para encher petrolífera
precos-dos-combustiveis-em-maximos-historicos
Ainda há um ano a culpa era de Sócrates e não sou eu que digo, mas quem o dizia era Paulo Portas no Parlamento e para que não digam que eu estou a inventar vou deixar um vídeo para o provar. Espero que agora diga o mesmo de Passos Coelho ou então reconheça com a mesma coerência que a culpa é dele também. Provavelmente não o vai admitir, não só mas também, porque deve estar mais preocupado com o desaparecimento de papeis, ou no mínimo porque alguém deu pela falta deles.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/04/portas-acusa-socrates-nao-agir.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/08/paulo-portas-socrates-submarinos-tgv.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/08/paulo-portas-e-os-submarinos.html
Re: Preços dos combustíveis em máximos históricos
muito sinceramente não entendo como o comité olimpico,não levou o nadador portugues Passos Coelho ás olimpiadas a Londres !!
Record do preço dos combustiveis medalha de ouro
Record do desemprego medalha de ouro
Record do difice medalha de ouro
Record na emigraçao,medalha de ouro
nem os nadadores americanos,se atreveriam a competir com tamanho atleta portugues !!!!
FALANDO SERIAMENTE,AO QUE ESTE PAÍS CHEGOU !!!!!!
Estranho...
Há (+-) 3 anos, uma onda de indignação generalizada varreu Portugal de lés a lés, quando (parte d)o empresariado, furioso e demolidor, ia paralizando o pais... por causa do preço elevado dos combustíveis verificados no, então, governo de JSócrates.
Ele foram prateleiras de pastas de dentes, expositores de doces e iogurts, de postas de pescada e bacalhau seco e congelado, ele foram avenidas e avenidas de latas de conserva e de pacotes de leite esvasiadas, num abrir e fechar de olhos, de tudo quanto era mini, super e hiper...
Foi uma indignação furiosa, de que nos lembramos todos e que, vá lá saber-se porquê..., contrasta com a passividade actual.
Quem nos acode, quem nos pode safar se até o próprio empresariado perdeu a sua (justa) sanha progressista?
Re: Estranho...
Re: Estranho...
Re: Estranho...
Re: Estranho...
Re: Estranho...
Re: Estranho...
Tudo bem...Talvez está a ser concedido o merecido.
Os combustíveis sobem cada vez mais tendo já atingido preços intoloráveis,apesar de aparecer cada vez mais poços de petróleo por todo o mundo. O petróleo já não é um produto circunscrito ao norte de africa muçulmano como era à décadas,pelo que não há escassez de petróleo natural.

Os produtos alimentares estão a subir escandalosamente e irão subir muito mais e não é por causa das secas,que sempre existiram,mas sim porque a população dos diferentes países considerados desnvolvidos não cuidam das suas necessidades fundamentais e elementares como sejam a agricultura,as pescas e a pecuária e,além disso,vivem principalmente em zonas citadinas onde têm de comprar tudo e fazem pouco de digno.

Sendo assim,não sei...
Será que isto não piorá mais para benefício os produtores do "papel"(isto é,do dinheiro legal)?

Veremos...
Re: Tudo bem...Talvez está a ser concedido o merec
Re: Tudo bem...Talvez está a ser concedido o merec
A quem interessa?
A jornalista tal qual um papagaio repete aquilo que lhe assopram.Esquece-se de ler nas entrelinhas,tal como.
As tensões criadas no médio oriente são criadas de propósito por quem tem interesses em tal.Quem será?
Serão os chamados movimentos da primavera árabe?em defesa dos direitos cívicos destes povos?não nos parece pois não?.
Terá a ver com interesses; americanos...para controlar os preços das fontes de energia?
Terá a ver com interesses de Israel para se ver livre de mais uma ameaça...dizem eles...na região?
Terá ainda a ver com interesses do capital internacional de forma a controlar e estrangular mais ainda as economias do mundo?
Quanto a mim terá um pouco de tudo isto na estória ,com a agravante do apetite por impostos do nosso estado e de lucros escandalosos por parte da galp.
Mas no fundo; lá muito no fundo do meu raciocínio eu rio-me...sabem porquê?
A sede de poder e riqueza vai deixar-lhes um gosto amargo.Porque ;quanto menos poder de compra menos os lucros deles,quanto mais estagnação menos os lucros deles quanto menos desenvolvimento menos os lucros deles.
É um fraco consolo saber isto mas eles cavam a sepultura deles ao mesmo tempo que a nossa.
Preco do petroleo alto? Nem por isso...
A verdadeira razao porque o preco do petroleo esta tao "alto" e' simples: E' porque os governos do mundo continuam a imprimir dinheiro-papel a partir do nada e isso faz com que o poder de compra do dinheiro seja cada vez menor. Logo, sao precisos cada vez mais dolares, euros, yenes, libras esterlinas, etc. para comprar o mesmo barril de petroleo.

A unidade barril de petroleo WTI esta ligada ao ouro e valia, em Marco de 2012 Au0,0602 oncas de ouro. Ora desde Janeiro de 1971 ate hoje o preco medio do barril WTI foi de Au0,0732 oncas de ouro, o que significa que o preco do petroleo hoje esta ABAIXO da media dstes ultimos 41 anos.

Entao porque e' que o preco do petroleo (e da gasolina) esta' tao alto? E' por causa deste ou daquele conflito? E' por causa deste ou daquele acontecimento climaterico? E' por causa do Irao, do Iraque, da Libia? E' por causa da OPEC, que mantem os precos altos?

Nada disso: o preco do petroleo esta alto exactamente porque desde ha 41 anos a esta parte, desde que os EUA sairam do padrao-ouro, todos os governos do mundo, sem excepcao, imprimiram dinheiro feitos doidos, destruindo completamente o poder de compra. So nos EUA, o poder de compra de 4 centimos em 1971 equivale ao poder de compra de 1 dolar em 2012. Uma perda de 96% do valor de 1 dolar.
...
Preco do petroleo alto? Nem por isso...
(Continuacao)

Querem o culpado pelos precos elevados? Olhem para os politicos e para a sua belissima "politica monetaria". Continuem a conceder-lhes o poder de imprimir dinheiro que os aumentos nunca irao parar.
Apelo nacional
Um boicote prolongado ao carro resolverá o problema.
Queres mudar de rumo? Muda de comportamento em 3 passos fáceis!
1. Deixa o carro em casa, procura alternativas.
2. Vai a pé, de bicicleta ou de transportes públicos.
3. Carro só em último recurso, com mais passageiros e em "hypermiling": velocidades constantes, menos de 2000rpm ou 90km/h, sem aceleração e sem travagens.
AJUDE-ME!
Ajude-me a dar cabo deles! Eu tenho vindo a atingir os meus mínimos históricos, progressivamente, em termos do consumo em combustíveis! Tente fazer o mesmo!!!
Comentários 19 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub