Anterior
Confrontos violentos marcam dia de greve geral na Grécia
Seguinte
Logótipo de Guimarães Capital da Cultura construído por 2012 crianças ...
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Praia artificial de Mangualde já abriu (fotogaleria e vídeo)

Praia artificial de Mangualde já abriu (fotogaleria e vídeo)

Após três meses de obras, abriu hoje ao público a praia artificial de Mangualde, um investimento privado que promete proporcionar um verão diferente nesta cidade do interior.
Lusa |
Praia artificial é um projeto da Live It Well
Praia artificial é um projeto da Live It Well / Live It Well

Após três meses de obras, abriu hoje ao público a praia artificial de Mangualde, um investimento privado que promete proporcionar um verão diferente nesta cidade do interior.

Entre miúdos e graúdos, muitos foram os que fizeram questão de ir à Live Beach logo no primeiro dia e experimentar mergulhar na piscina de água salgada com 1.200 metros quadrados e apanhar sol nos 10.856 metros quadrados do areal.

António Carvalho e a mulher vivem em Vila Nova de Gaia, tinham praia mais perto, mas não resistiram à curiosidade de conhecer este projeto da organizadora de eventos portuguesa Live it Well.

"Só faltam as ondas"


"Já sabia disto há três meses, vi na televisão. Como estava de férias disse à minha esposa para virmos ver, porque conhecia noutros países e vim ver se era igual", contou, aludindo a uma praia com o mesmo conceito, ainda que "muito maior", na África do Sul.

Na sua opinião, "é muito bom" uma cidade de interior como Mangualde ter acolhido este projeto: "Estou a gostar. O tempo está maravilhoso, a água está maravilhosa. Só faltam as ondas, mas acho que este ano ainda não as vão meter".

"Não é tão real, mas é bom para aqui, porque não há praia perto"


O jovem Miguel Santos, que costuma ir para praias de Lisboa, Aveiro e Algarve, pretende agora aproveitar as vantagens de ter água salgada e um vasto areal para jogar à bola na sua terra.

"Não é tão real, mas é bom para aqui, porque não há praia perto", disse o jovem, que estava no areal acompanhado de cinco colegas.

2,5 milhões e 67 colaboradores


O administrador da Live it Well, Rui Braga, prometeu que a Live Beach, um investimento que "passou os 2,5 milhões de euros", ficará em Mangualde nos próximos seis anos.

"Contamos com 67 pessoas colaboradoras empenhadas para que funcione e possa vender a experiência de praia num sítio onde ela não existe", frisou, lembrando que haverá animação diária, estando o cartaz musical a cargo do produtor Luís Jardim.

O presidente da autarquia, João Azevedo, mostrou-se satisfeito por, além de ter cumprido os prazos da obra, a Live it Well ter acatado o seu pedido de, "podendo comprar em Mangualde, não comprar fora".

Neste âmbito, disse que foram gastos em Mangualde "milhares e milhares de euros, em areia, madeira, metalomecânica, restauração, hotelaria, vestuário, na piscina, em todos os pormenores" do recinto, o que fortaleceu a economia local.

Praia aberta até 15 de setembro


Sublinhou também o facto de um "espaço degradado" ter sido transformado num "espaço que tem dimensão urbana", lembrando que se costumava dizer que "em Mangualde as pessoas se fechavam muito em casa" porque não lhes era dada a possibilidade de estarem juntas.

"E hoje, com um negócio de um privado, temos em Mangualde equipamento moderno para que, dos mais jovens aos mais idosos, possam conviver neste espaço", acrescentou.

A praia estará aberta até 15 de setembro, das 9h às 2h.


Veja a fotogaleria:

Veja vídeo SIC:

Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 5 Comentar
ordenar por:
mais votados
uma boa praia
para as férias da bactéria E-coli. Estamos a criar um mundo artificial que é um insulto à humanidade.
Autarcas
... a nova palavra de ordem: viabilizar projectos de praias artificais no interior para fixar as populações...
A seguir às rotundas aí estão as praias artificiais...LOL
O presidente da CMM dixit..."estes projectos contribuem para fixar as populações do interior e evitar a desertificação e despovoamento do país nessas zonas"...
Como dizia o humorista;
"...vai lá vai, até a barraca (neste caso de praia) abana".

Pelo menos neste caso de junho a 15 de setembro os de Mangualde e arredores, não fogem para o litoral... :-)))
E a água salgada...
Para onde vai? Qual o impacto dos efluentes deste empreendimento nos cursos de água? Que tipo de tratamento é feito?
O projecto será viável? Imagino que salgar tanta água não fique barato.
Qual o processo de desinfecção da água da piscina?
Parabens Mangualde
para a ideia, pela novidade e pelo arrojo.
?
Não sei se eu a 'veire' coisas ou miragens mas me parece q a gaja da foto 6 ficou com a Raimunda de fora...
Comentários 5 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub