231
Anterior
Rui Morais lidera reforma do IRS
Seguinte
União Europeia empurra Portugal para saída limpa
Página Inicial   >  Política  >   Portugueses querem referendo sobre coadoção

Sondagem

Portugueses querem referendo sobre coadoção

Sondagem da Eurosondagem para o Expresso e para a SIC revela que, apesar do tema dividir o país quase ao meio, a maioria defende o referendo e o "sim" à adoção e coadoção por casais homossexuais.
|
Portugueses querem referendo sobre coadoção

Foram colocadas quatro questões aos inquiridos. E em todas se nota que o tema do referendo sobre a adoção e coadoção por casais homossexuais divide fortemente os portugueses.


Ainda assim, a maioria dos inquiridos defende a realização de uma consulta popular, considerando que Cavaco Silva deve mesmo convocar o referendo.


Depois, quanto ao conteúdo, o "sim" à adpção e à coadoção vence à tangente nas duas questões colocadas.


Ficha técnica
Estudo de opinião efetuado pela Eurosondagem S.A. para o Expresso e SIC, de 6 a 12 de fevereiro de 2014. Entrevistas telefónicas realizadas por entrevistadores selecionados e supervisionados. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando lares com telefone da rede fixa. A amostra foi estratificada por região: Norte (20,0%) - A.M. do Porto (14,8%); Centro (28,0%) - A.M. de Lisboa (27,3%) e Sul (9,9%), num total de 1025 entrevistas validadas. Foram efetuadas 1266 tentativas de entrevistas e, destas, 241 (19,0%) não aceitaram colaborar neste estudo. A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo, e desta forma resultou, em termos de sexo: feminino - 52,2%; masculino - 47,8% e, no que concerne à faixa etária dos 18 aos 30 anos - 17,6%; dos 31 aos 59 - 49,5%; com 60 anos ou mais - 32,9%. O erro máximo da amostra é de 3,06%, para um grau de probabilidade de 95,0%. Um exemplar deste estudo de opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Opinião


Multimédia

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 231 Comentar
ordenar por:
mais votados
portugueses-querem-referendo-sobre-coadocao
"A democracia não deve referendar direitos humanos de minorias, porque esta não se pode confundir com o absolutismo das maiorias."

viriatoapedrada.blogspot.pt/2014/01/carta-ao-presidente-da-jsd-adocao.html
Não deve
...
É melhor ver o 115.o no. 4 da CRP
Sabe o que significa...
ahhhh
É verdade!
Oi
Nada?
Oi
Oh troll, ainda não desististe?
"e a tua" e não "é a tua"
Continuas
lol
Vá lá
Por acaso, remeti para o n. 4?
Começa a ser embaraçoso
É evidente...
Continua
...
Continua
Já respondido...
E o TEDH e a ONU?
Claro
Complemento
Referendos
Referendos
??
Esta sondagem, vindo de onde vem, não me merece qualquer credibilidade. Mas acho que devem fazer um referendo. Se ganhar o não façam outro daí as uns tempos. Façam tantos quantos forem necessários até que ganhe o sim. Foi assim que fizeram com o aborto...
A coadoção não pode ser referendada.
mais grave é....
Eu não o quero desiludir mas....
!
É já a seguir!
Dar a palavra ao povo!
Que venha o referendo!
Dar a palavra ao povo
.
Está esta matéria prevista
.
.
.
A sério?
Direitos iguais para
Irra que a estupidez tem limites!
bestiófilos e não bestiórgilos!
(cont.)
A sério?
LOL
Aí está
Escusa de me defender...
não do não?
Foi apenas essa a sua dúvida?
Não
Abra os olhos!
Abra o olho
Quem deve abrir os olhos é o beco!
Trolonet 52
A contagem já aí vai?
Vai lá
(cont.)
Por partes
Exercício de lógica
Referi-me a Portugal e o troll...
Comentário 50 e tal do não troll
Irra
Continua a contar...
Complemento
Quanto a países da UE
E?
Re: Portugueses querem referendo sobre coadoção
Está quase
(Já o fiz, amiguinho)
Já fiz
Já respondido...
Incomoda pois
Óptimo!
Fixe
Que confusão
Factos e argumentos
Ena
Mentiras e falácias
Prosseguindo
Daqui a nada está no prós e contras
...
...
"há gente que se acha superior"
Só os que se acham superiores
Errado!
Olha quem fala!
Ah foi
Estás a ficar desesperado, oh Lilau
Seja sério
Seja sério
ah
he, hi, ho, hu
he, hi, ho, hu
chegou
O caro falhou o dia dos namorados...
É dos livros
E a tragédia funciona aos molhos!
Beco?
Mas posso ao menos
lol
(cont.)
Trolonet
Tirolilau
Tirolilau gostei
...
Tens razão
E o Lilau insiste
(cont.)
Apita
Viola no saco? lol
Impressionante
Onde é que afirmei que o Tribunal...
Que lindo
Parece-me que quem estava a precisar de...
ERRATA
ÚLTIMA HORA
As famílias das vitimas do Meco vão constituir arguido o único sobrevivente...
Eu acho o referendo fútil, tal como o assunto
Em temposde miséria e crise, vamos andar a perder tempo com estes assuntos? Santa Paciência!
REFERENDO?... PARA QUE TEMA?... COADOÇÃO?...
Não haverá mais nada para fazer e em que gastar o dinheiro?...
é de partir o côco a rir,
quando os assuntos são importantes e o povo devia ser consultado, não há referendos,e agora querem referendar esta trêta!!está tudo doido no "jardim á beira-mar plantado".
É verdade, é de partir o côco a rir
Democraxia só no papel
Numa democracia os referendos devem ser feitos desde que cumpram os mínimos de subscrições legais e não colidam com a normal actividade de governação e não ponham em causa a imagem e a segurança do Estado! A máquina para a realização de referendos deve ser montada de modo a ser ágil, eficaz, segura e poder ser posta em acção rapidamente com um mínimo de recursos; o voto digital deve implementado! O povo é o accionista de Portugal pelo que limitar-lhe as liberdades de decisão na vida do País é a negação da democracia!
Leia o art. 115.° da CRP
Mexer só na Constituição não resulta!
Porque será?
Será que alguma empresa de sondagens iria dizer que os portugueses não queriam referendo? Quantas sondagens eles fazem se não houver referendo?
e qual...
é o tema que não divida quase a meio a população?
Que país da treta!
Tanta porcaria, mas tanta porcaria, mas tanta porcaria que nos está a acontecer desde 2009 e querem fazer a #"$&& da %$#" de um referendo sobre a adoção por homossexuais???? Mas que #$"% de agenda fraturante é esta?? Parece o Titanic a afundar e a câmara de lordes da primeira classe a pedir ao criado que traga mais uma flute de campanhe e peça à orquestra que toque "For his a jolly good fellow"enquanto passa uma, shall I say!, excêntrica gorjeta para a mão do sorridente servant!!!
##=$#"%&#$/%/%$/6«
TROGLODITA
Oh TROGLOBRITES
Portugueses no seu melhor...
è para decidir sobre a vida(pessoal) do outro??? Pronto!!!!!!!!!!!!!!!
Neste caso
Exactamente
E se se divorciarem?
Observação "inteligente"
EXACTAMENTE!!!!!!!
os segredos da comunicação social
Este jornal!!!?? (antes império da comunicação) desempenha com esmero o papel de distrair, de diversão, de afastar para bem longe os assuntos sérios e que mais tocam as pessoas. Vejam lá que a preocupação do pessoal é a coadoção. Estão muito bem ao lado do governo. Fui leitor tempo demais, chega.
Só para pensar
Existem muitos casais normais em lista de espera há anos para adoptar uma criança; nós somos um casal normal e estivemos 6 anos. Agora vêem com este referendo para..??.. entreguem e as crianças a casais normais que estão a espera há anos.....isto é verdade dos factos.
Um grande bravo para o casal normal!
Oi
Abençoados
Some-te, troll
Porquê?
Não, não está...
Está mesmo
...
Trolonet 52
...
Ahhhh
A minha memória não falhou:
(cont.)
Normal?
Permita-me discordar...
Eu sei...
Pois eu confesso ...
Plenamente de acordo...
(cont.)
Não querendo correr o risco de ....
Caro Lonet
Sério?
Caro Paulo
Mais uma coisa que me esqueci...
fundamentalismo.....
A sério?
Que estupidez...
Ui...
(cont.)
Complemento
Concordo
Caro Lonet...
Caro Paulo
Eu sei
É cada argumento!!!!
Claro que sim...
Pois toca!
Se bem li...
Sabe o que é coerência?
Caro Pedro...
Lindo discurso!
Lindo mesmo
Ora essa!
Post Scriptum
E, já agora, não me leve a mal!
Mais uma vez...
Citando...
Está a responder ao Paulo e não ao Pedro
Não se ficou não e eu encontrei...
Paulo j s Costa
Só mais uma coisa...
Sim, é desgastante!
Sim senhor, caro Paulo
Caro Lonet, não espere
Já agora...
chamar estúpido
...
Só para deixar de pensar... com o seu umbigo!
...
Olá Pedro!
...
LOL
:)
Se um dia abdicar do seu egocentrismo...
Espantoso
Embora que não quero descredibilizar a sondagem, é de facto espantoso que em eleições normais mal chegamos a 40% e aqui 40% afirma que quer um referendo. Falta aqui de facto a pergunta chave... se houver referendo, vai participar? Uma minoria votar sobre assuntos que dizem respeito a uma minoria parece me uma anedota pura!
Comentários 231 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub