20 de abril de 2014 às 22:48
Página Inicial  ⁄  Atualidade / Arquivo   ⁄  Português nomeado enólogo do ano 2012
com áudio

Português nomeado enólogo do ano 2012

O mais prestigiado concurso internacional de vinhos, International Wine Challenge, distinguiu Luís Sottomayor. Oiça o comentário de João Paulo Martins, crítico de vinhos do Expresso.
Vera Mendes (www.expresso.pt)
Sogrape Luís Sottomayor e a sua equipa foram agraciados com outro importante prémio: a prova do vinho Offley Late Bottled Vintage 2007, que lhes valeu a conquista de um troféu

Luís Sottomayor, diretor de enologia da Sogrape Vinhos para a Região do Douro, foi nomeado pelo International Wine Challenge na categoria de vinhos generosos.

O enólogo, que trabalha ao serviço de conhecidas marcas de Vinho do porto, nomeadamente Ferreira, Sandeman e Offley, revela que "foi uma surpresa" a nomeação para enólogo do ano.

"Há prémios que têm um sabor especial e este é um deles", afirma Luís Sottomayor, salientando que a distinção é, também, uma ajuda para promover os vinhos lusos, particularmente o vinho do Porto.

Ativista na defesa da qualidade, Luís Sottomayor combina o conhecimento técnico com a capacidade de gestão das caves, baseados em mais de 20 anos de experiência na produção, envelhecimento, prova e blending de Vinho do Porto.

Ainda assim, o enólogo reconhece que o título deve ser partilhado com toda a equipa que possibilita um trabalho exemplar e a busca pela perfeição, através de uma simbiose entre tradição e inovação.

Além de Luís Sottomayor, outros dois enólogos espanhóis ganharam idêntico galardão na categoria de vinhos generosos: Manuel Lozano (Emilio Lustau S.A.) e Manuel J. Valcarel (Harveys, Jerez).

No mesmo concurso, Luís Sottomayor e a sua equipa de enologia foram ainda agraciados com outro importante prémio: a prova do vinho Offley Late Bottled Vintage 2007, que lhes valeu a conquista de um troféu.



Oiça o áudio de João Paulo Martins, crítico de vinhos do Expresso, sobre a distinção a Luís Sottomayor:
Comentários 2 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
ora !
aki está um enólogo do mais alto gabarito ... ou não fosse ele um "sottomayor" ... da familia dos santos mayores deste pais desde que 1928 através de sua alteza mayor o "caceça de abóbora " não fosse adepto deste tipo de iniciativas !!! este sottomayor já bebia pinga dentro da barriga da Mãe !!!
Bem...
Em copos ão haja qualquer dúvidas que somos dos melhores do mundo.
Já agora uma dúvida:
Para haver uma famelga Sotomaior, onde pára a Sotomenor?
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub