17 de abril de 2014 às 22:20
Página Inicial  ⁄  Atualidade / Arquivo   ⁄  Portugal sinaliza 231 casos de tráfico humano

Portugal sinaliza 231 casos de tráfico humano

Desde o ano passado, o nosso país registou um total de 231 casos de tráfico de seres humanos, dos quais 41 estão já confirmados. Mulheres e crianças são os dois grupos mais vulneráveis.
Lusa

Portugal sinalizou, desde 2008, um total de 231 casos de tráfico de seres humanos, dos quais 41 (18 por cento) estão já confirmados, foi hoje anunciado no Porto.

Numa declaração conjunta, o coordenador e relator nacional para o Tráfico de Seres Humanos, Manuel Albano, e o chefe do observatório do Tráfico de Seres Humanos, Paulo Machado assinalaram que, "independentemente de posteriores confirmações" dos casos ainda em investigação, todas as situações sinalizadas são "relevantes".

"Sugerem sempre manifestações de descriminação, ilicitude, muitas vezes de violência de género, bem como de outros tipos de crimes", enfatizaram os dois responsáveis na declaração que assinalou o Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos.

Homens sujeitos a trabalho escravo são maioria


Homens sujeitos a trabalho escravo constituem a maioria dos casos já confirmados de tráfico de seres humanos em Portugal, de acordo com informações avançadas hoje no Porto.

"Ainda que os casos sinalizados sejam [de mulheres e] maioritariamente para fins de exploração sexual, a maioria dos casos já confirmados prende-se com a exploração laboral e respeitam a pessoas do sexo masculino", sublinharam o coordenador e relator nacional para o Tráfico de Seres Humanos, Manuel Albano, e o chefe do observatório do Tráfico de Seres Humanos, Paulo Machado, numa declaração conjunta.

Neste contexto, Paulo Machado salientou à Lusa a aposta do observatório do dirige na inclusão da Autoridade para as Condições de Trabalho na sua rede de parceiros.

Redes difíceis de desmantelar


Mulheres e crianças são os dois grupos mais vulneráveis ao tráfico de seres humanos, um crime transnacional cometido por redes difíceis de desmantelar, cujo combate se assinala hoje na forma de dia internacional.

O tráfico de seres humanos é um atentado aos direitos humanos e uma forma de escravidão alicerçada em lógicas de exploração sexual e laboral, associado a fenómenos sociais como a pobreza e a exclusão social.

A organização "Juntos contra o tráfico de seres humanos", baseando-se em estimativas internacionais, refere que o tráfico de pessoas é o terceiro comércio ilegal mais lucrativo, depois do tráfico de armas e de drogas, gerando 27 biliões de euros anuais.

 

 

Comentários 1 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Al descubierto la trama de secuestro y venta de ni
http://www.diagonalperiod...

Peço a colaboração de todos, é muito importante pra mim, estou na procura de uma pessoa, neste caso de uma mulher de nome Dina Barbosa Monteiro

http://adoptadosbilbao.bl...

Aguardo alguma resposta favorável de alguma pessoa que conhece ou teve a oportunidade de conhecê-la a DINA BARBOSA MONTEIRO tenha a gentileza de me passar alguma informação que possa me levar até ela

CONTATOS ATRAVES DO EMAIL : gotasdelluvia3000@yahoo.com.es
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub