78
Anterior
BCP caiu 97% em cinco anos
Seguinte
J.P.Morgan diz que OPA à Brisa pode estar em risco
Página Inicial   >  Economia  >   Portugal: corrupção e crise de mãos dadas

Portugal: corrupção e crise de mãos dadas

Relatório da Transparência Internacional estabelece uma forte correlação entre corrupção e a atual crise financeira, sobretudo nos países do Sul da Europa.

|
Portugal: corrupção e crise de mãos dadas

Portugal, Itália, Grécia e Espanha continuam a não prestar contas tal como deviam e a apresentar graves problemas de ineficiência e de corrupção que não são suficientemente controlados nem punidos. Esta é uma das principais conclusões de um novo relatório da Transparência Internacional Intitulado " Dinheiro, Política, Poder: Riscos de Corrupção na Europa ".

No documento hoje divulgado, chega mesmo a ser estabelecida uma forte correlação entre a ineficiência destes países no combate à corrupção e os deficits das contas públicas.

"Grécia, Itália, Portugal e Espanha lideram a lista dos países da Europa Ocidental que apresentam deficits graves nos seus sistemas de integridade. A pesquisa também sugere uma forte correlação entre corrupção e deficits fiscais, mesmo nos chamados países "ricos". Os países europeus que pior controlam a corrupção, também apresentam maiores deficits orçamentais", pode ler-se neste relatório.

"As relações entre a corrupção e a atual crise financeira não podem ser ignorados. Nestes países, a corrupção constitui muitas vezes prática legal, ainda que eticamente criticável, resultante de grupos de pressão opacos, tráfico de influências e ligações promíscuas entre os sectores público e privado", escrevem os autores do documento.

Nota ainda a Transparência Internacional, entidade sem fins lucrativos vocacionada para o combate à corrupção, que em Portugal, apesar da legislação em vigor limitar a circulação entre o setor público e o privado, continuam a existir demasiadas exceções.

Sobre Portugal, os autores do documento dizem ainda que o acesso à informação nas instituições estatais é extremamente demorada, continuando os cidadãos a ignorar e a não exercer os seus direitos.


Opinião


Multimédia

Geração Z

Mais rápidos, mais capazes, mais solitários, os Z vivem agarrados aos ecrãs, pensam com a ajuda da internet e estão permanentemente preocupados com a bateria do telemóvel. Que geração é esta que nasceu com a viragem do século?

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.


Comentários 78 Comentar
ordenar por:
mais votados
"NAS PALHINHAS DE BELÉM"
Nas palhinhas de Belém está um menino sentado
conhecido por fazer bem e sem nunca ter roubado.
Os outros meninos também
andam gordos anafados
Tirando aos que não têm
um saco de rebuçados.

Por isso nada a fazer
são almas sem coração.
Sabem beber e comer
trabalham na corrupção.
hehehehehehe.
Como diz alguem.....«Olha que admiração»
kácus
Re:
Re:
Re:
Corrupção não é nosso problema economico + grave
Apesar da corrupção ser um problema grave , os seus efeitos são mais perniciosos é ao sistema político , porque quebram a confiança entre governantes e governados e isso é grave a médio longo prazo porque pode levar à queda do regime se essa tendencia de corrupção se agravar.

Em termos economicos no entanto , apesar de a corrupção ter claramente custos economicos para o país e para os portugueses , não é a nossa principal causadora da crise , nisso está em 2º lugar , porque a causa principal , é termos uma moeda completamente disfuncional tendo em conta a nossa realidade economica e termos praticamente perdido todas as nossas vantagens comparativas que tínhamos , como se pode ver isso o nível da produção em que a industria desapareceu praticamente toda e nem a agricultura escapou ainda que se manteve mais alguma coisa.

A corrupção é grave , sim , tem efeito nos defices , sim , tem que ser mais combatida e obrigar a justiça a combatê-la , sim , no entanto não é o nosso problema mais grave em termos economicos , tomara que fosse , porque bastaría metermos os corruptos na cadeia e teríamos logo o problema resolvido.
Re: Corrupção não é nosso problema economico + gra
Re: Corrupção não é nosso problema economico + gra
Re: ... alix , E porque não metem
Re: ... alix , E porque não metem
Re: Corrupção não é nosso problema economico + gra
Se as elites se calam...

Se as elites se calam...

"Sobre Portugal, os autores do documento dizem ainda que o acesso à informação nas instituições estatais é extremamente demorada, continuando os cidadãos a ignorar e a não exercer os seus direitos."

Um povo semi-analfabeto não tem como exercer os seus direitos de cidadão... Não lê, não ouve e não vê !!!
 
E o pior !! As elites intelectuais se calam... Contentam-se com algumas medalhas e prebendas...

As elites, na situação em que estamos teriam uma responsabilidade acrescida, se não fossem também corruptas e incompetente. Como lhes faltam independência e honestidade remetem-se a um silêncio constrangedor ou apenas tergiversam ...

Quando tergiversam só explicitam baboseiras para enganar os tolos, e isto não é por acaso, a procissão tem que seguir a sua marcha: muito bom para poucos e muito ruim para muitos.Ou melhor, poucos enganando a muitos

Re: Se as elites se calam...
Re: Se as elites se calam...
Que novidade !!!!
Não são necessário relatórios para demonstrar aquilo que toda gente (os que não andam distraídos, nem se deixam enganar), já sabe há muito tempo!
O que queremos ver, são relatórios sobre o combate a essa corrupção e que os culpados sejam julgados e penalizados, pelos seus actos criminosos!

Queremos mais actos e menos teorias!!!!
Re: Que novidade !!!!
NÃO CONCORDO!
A corrupção está no poder, politico ou financeiro!
A crise está no povo!
Estamos a falar de coisas bem diferentes!
Re: NÃO CONCORDO!
Re: NÃO CONCORDO!
mentiras!!!
toda a gente sabe que portugal é dos países mais sérios e honestos do mundo!
pode-se contar pelos dedos de uma mão, e sobra dedos, os culpados de corrupção em portugal
isaltino esta preso???
a Felgueiras não foi agora a poucos dias ilibada pelo tribunal de guimares??
o Avelino torres esta preso???
o homem forte do bpn, esta preso?..quer dizer foi uns meses para baixar a poeira e já esta em casa.
o caso das sucatas.. estão presos?? vara e companhia??
o dias loureiro esta preso?????
e digo mais.....o Duarte lima esta preso????..estive uns meses também para tapar os olhos ao povinho e agora esta em casa a gozar da fortuna.
à melhor prova de que portugal é um pais serio???????
ha e não se esqueçam de votar nas próximas eleições ok!
Re: mentiras!!!
E ainda por cima a censura!
Corrupção e crise de mãos dadas a potenciar também o exercício mais desprezível de silenciamento e perseguição por parte dos censores que atuam na gestão deste fórum...

Manifesto por um Expresso plural, por Paulo Pedroso:
-------------------------------------------------------------

Somos membros da comunidade do Expresso e vimos dar conta da nossa preocupação quanto à forma como os responsáveis da mesma a têm gerido, no que diz respeito a aspectos fundamentais como o respeito pela liberdade de expressão, pela pluralidade e pelo direito à opinião.
 
Somos a favor de uma comunidade plural, transparente e digna, onde todos possam EXPRESSAR a sua voz, independentemente das identidades, cores, tendências, adesões, motivações ou sentimentos de pertença a qualquer grupo.
 
Manifestamos, por isso, a nossa veemente preocupação pelo que se tem passado no seio desta comunidade, nomeadamente no que diz respeito à expulsão de comentadores cuja palavra sempre foi digna e respeitosa.
 
Ontem, deu-se a expulsão da Rosa Engeitada. Agora, foram expulsos os comentadores Covas Devreux e 3AA, Amanhã, será qualquer um de nós, se permitirmos que se instalem critérios arbitrários e discricionários deste tipo.
Re: E ainda por cima a censura!
Re: E ainda por cima a censura!
Isto sim
Isto sim é a ÚNICA barreira à captação de investimento e consequente empregabilidade e competitividade.

E depois querem vender a ideia que os salários é que são uma barreira...isto só lá vai com uma limpeza.
Corrupção e crise!
Andam de mãos dadas...

Mas quando a crise chega primeiro, os corruptos têm que se apressar para garantirem o que resta do espólio!

Este país é o melhor exemplo! Em plena crise profunda, continuam (e acentuam-se) as corridas aos tachos e aos lugares para boys antes que esgotem!

O pouco que resta no fundo dos cofres, é completamente atacado pela horda como se uma promoção do Pingo Doce no 1º de Maio se tratasse...

E tudo à "luz do dia" sem qualquer escrúpulo e com grande cara de pau!!!
Corrupção
Portugal, justiça e políticos de mão dada.
Resultado, país na miséria.
Culpados, as nossas forças armadas por não cumprirem com o prometido.
Humm, e o tráfico de influências !!

Relvas, tinha como accionista da sua empresa, o BFI Cabo Verde, desnatadeira do roubo feito ao BPN. Mas "ninguém" sabia sequer que estes Banco e outros 2 existiam.

Moedas tem 3 empresas, tendo comprado a parte de Paes do Amaral, dedicadas à Finança, Consultoria, Seguros. Os clientes das mesmas são a REN, CGD, Correios, TAP, IAPMEI, EDP, CP e outras dependentes do Estado.

A Fomentinvest de Passos e Ângelo Correia, participou em escrituras de favor para que a SLN alienasse o melhor património e empresas rentáveis, com receio da possível nacionalização.

António Borges indicou um "amigo" para assessorar a CGD na privatização da EDP, cobrando mais de 20 milhões por ajuste directo. O mesmo "amigo" nunca tinha "cheirado" empresas de energia.

Rui Machete, tinha o pomposo título de Curador de Supervisão na SLN/BPN. Após falcatruas e roubos no sector bancário, foi galardoado com um lugar na administração da CGD.

O "ex" escritório de advogados de Cristas, há 6 anos à brocha com uma autorização para o abate de 1000 sobreiros e 4000 azinheiras por conta de um cliente, viu resolvido o problema em 24 horas. Cristas alegou que se enganou, assinou sem ver.

Deputados advogados, conseguem para os seus escritórios, aos 75 mil euros mês em pareceres. O madeirense Guilherme, entre o Gov Regional e a Assembleia, o ano passado facturou perto de 300 mil euros.

E a lista poderia não ter fim, sem sequer se suspeitar de corrupção. O dia-a-dia desta gente é fazer dinheiro !

AI ESTÁ O PORCO SUJO PIDE/DGS BRINCANAREIA
Re: Humm, e o tráfico de influências !!
Re: Humm, e o tráfico de influências !!
Re: Humm, e o tráfico de influências !!
A sério!?!?!?
Não me digam que só agora perceberam...
Re: A sério!?!?!?
Re: A sério!?!?!?
Re: A sério!?!?!?
Re: A sério!?!?!?
Re: A sério!?!?!?
Grande Novidade
Descobriram o fogo e a agua, o que é incrivel, é que somos tratados como atrazados mentais, encheram os bolsos, depois veem explicar o porquê ja agora se nao se importavam os nomes dos responsaveis, e aonde esta o dinheiro desviado?
Re: Grande Novidade
ANTIGAMENTE
Dantes o Expresso dava novidades ao pessoal....
Re: ANTIGAMENTE
Re: ANTIGAMENTE
Re: ANTIGAMENTE
Re: ANTIGAMENTE
blá,blá,blá...
Mais um relatório que não serve para nada e que em si pode ser considerado corrupção. Alguém foi pago para escrever umas linhas que não servem para nada. Obrigado que nós cá já temos muitos destes que são pagos para opinar. Precisamos é de gente que façam as coisas custe a quem doer.
Re: blá,blá,blá...
Re: blá,blá,blá...
Re: blá,blá,blá...
Comentários 78 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador

PUBLICIDADE

Pub