78
Anterior
BCP caiu 97% em cinco anos
Seguinte
J.P.Morgan diz que OPA à Brisa pode estar em risco
Página Inicial   >  Economia  >   Portugal: corrupção e crise de mãos dadas

Portugal: corrupção e crise de mãos dadas

Relatório da Transparência Internacional estabelece uma forte correlação entre corrupção e a atual crise financeira, sobretudo nos países do Sul da Europa.

|
Portugal: corrupção e crise de mãos dadas

Portugal, Itália, Grécia e Espanha continuam a não prestar contas tal como deviam e a apresentar graves problemas de ineficiência e de corrupção que não são suficientemente controlados nem punidos. Esta é uma das principais conclusões de um novo relatório da Transparência Internacional Intitulado " Dinheiro, Política, Poder: Riscos de Corrupção na Europa ".

No documento hoje divulgado, chega mesmo a ser estabelecida uma forte correlação entre a ineficiência destes países no combate à corrupção e os deficits das contas públicas.

"Grécia, Itália, Portugal e Espanha lideram a lista dos países da Europa Ocidental que apresentam deficits graves nos seus sistemas de integridade. A pesquisa também sugere uma forte correlação entre corrupção e deficits fiscais, mesmo nos chamados países "ricos". Os países europeus que pior controlam a corrupção, também apresentam maiores deficits orçamentais", pode ler-se neste relatório.

"As relações entre a corrupção e a atual crise financeira não podem ser ignorados. Nestes países, a corrupção constitui muitas vezes prática legal, ainda que eticamente criticável, resultante de grupos de pressão opacos, tráfico de influências e ligações promíscuas entre os sectores público e privado", escrevem os autores do documento.

Nota ainda a Transparência Internacional, entidade sem fins lucrativos vocacionada para o combate à corrupção, que em Portugal, apesar da legislação em vigor limitar a circulação entre o setor público e o privado, continuam a existir demasiadas exceções.

Sobre Portugal, os autores do documento dizem ainda que o acesso à informação nas instituições estatais é extremamente demorada, continuando os cidadãos a ignorar e a não exercer os seus direitos.


Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 78 Comentar
ordenar por:
mais votados
"NAS PALHINHAS DE BELÉM"
Nas palhinhas de Belém está um menino sentado
conhecido por fazer bem e sem nunca ter roubado.
Os outros meninos também
andam gordos anafados
Tirando aos que não têm
um saco de rebuçados.

Por isso nada a fazer
são almas sem coração.
Sabem beber e comer
trabalham na corrupção.
hehehehehehe.
Como diz alguem.....«Olha que admiração»
kácus
Re:
Re:
Re:
Corrupção não é nosso problema economico + grave
Apesar da corrupção ser um problema grave , os seus efeitos são mais perniciosos é ao sistema político , porque quebram a confiança entre governantes e governados e isso é grave a médio longo prazo porque pode levar à queda do regime se essa tendencia de corrupção se agravar.

Em termos economicos no entanto , apesar de a corrupção ter claramente custos economicos para o país e para os portugueses , não é a nossa principal causadora da crise , nisso está em 2º lugar , porque a causa principal , é termos uma moeda completamente disfuncional tendo em conta a nossa realidade economica e termos praticamente perdido todas as nossas vantagens comparativas que tínhamos , como se pode ver isso o nível da produção em que a industria desapareceu praticamente toda e nem a agricultura escapou ainda que se manteve mais alguma coisa.

A corrupção é grave , sim , tem efeito nos defices , sim , tem que ser mais combatida e obrigar a justiça a combatê-la , sim , no entanto não é o nosso problema mais grave em termos economicos , tomara que fosse , porque bastaría metermos os corruptos na cadeia e teríamos logo o problema resolvido.
Re: Corrupção não é nosso problema economico + gra
Re: Corrupção não é nosso problema economico + gra
Re: ... alix , E porque não metem
Re: ... alix , E porque não metem
Re: Corrupção não é nosso problema economico + gra
Se as elites se calam...

Se as elites se calam...

"Sobre Portugal, os autores do documento dizem ainda que o acesso à informação nas instituições estatais é extremamente demorada, continuando os cidadãos a ignorar e a não exercer os seus direitos."

Um povo semi-analfabeto não tem como exercer os seus direitos de cidadão... Não lê, não ouve e não vê !!!
 
E o pior !! As elites intelectuais se calam... Contentam-se com algumas medalhas e prebendas...

As elites, na situação em que estamos teriam uma responsabilidade acrescida, se não fossem também corruptas e incompetente. Como lhes faltam independência e honestidade remetem-se a um silêncio constrangedor ou apenas tergiversam ...

Quando tergiversam só explicitam baboseiras para enganar os tolos, e isto não é por acaso, a procissão tem que seguir a sua marcha: muito bom para poucos e muito ruim para muitos.Ou melhor, poucos enganando a muitos

Re: Se as elites se calam...
Re: Se as elites se calam...
Que novidade !!!!
Não são necessário relatórios para demonstrar aquilo que toda gente (os que não andam distraídos, nem se deixam enganar), já sabe há muito tempo!
O que queremos ver, são relatórios sobre o combate a essa corrupção e que os culpados sejam julgados e penalizados, pelos seus actos criminosos!

Queremos mais actos e menos teorias!!!!
Re: Que novidade !!!!
NÃO CONCORDO!
A corrupção está no poder, politico ou financeiro!
A crise está no povo!
Estamos a falar de coisas bem diferentes!
Re: NÃO CONCORDO!
Re: NÃO CONCORDO!
mentiras!!!
toda a gente sabe que portugal é dos países mais sérios e honestos do mundo!
pode-se contar pelos dedos de uma mão, e sobra dedos, os culpados de corrupção em portugal
isaltino esta preso???
a Felgueiras não foi agora a poucos dias ilibada pelo tribunal de guimares??
o Avelino torres esta preso???
o homem forte do bpn, esta preso?..quer dizer foi uns meses para baixar a poeira e já esta em casa.
o caso das sucatas.. estão presos?? vara e companhia??
o dias loureiro esta preso?????
e digo mais.....o Duarte lima esta preso????..estive uns meses também para tapar os olhos ao povinho e agora esta em casa a gozar da fortuna.
à melhor prova de que portugal é um pais serio???????
ha e não se esqueçam de votar nas próximas eleições ok!
Re: mentiras!!!
E ainda por cima a censura!
Corrupção e crise de mãos dadas a potenciar também o exercício mais desprezível de silenciamento e perseguição por parte dos censores que atuam na gestão deste fórum...

Manifesto por um Expresso plural, por Paulo Pedroso:
-------------------------------------------------------------

Somos membros da comunidade do Expresso e vimos dar conta da nossa preocupação quanto à forma como os responsáveis da mesma a têm gerido, no que diz respeito a aspectos fundamentais como o respeito pela liberdade de expressão, pela pluralidade e pelo direito à opinião.
 
Somos a favor de uma comunidade plural, transparente e digna, onde todos possam EXPRESSAR a sua voz, independentemente das identidades, cores, tendências, adesões, motivações ou sentimentos de pertença a qualquer grupo.
 
Manifestamos, por isso, a nossa veemente preocupação pelo que se tem passado no seio desta comunidade, nomeadamente no que diz respeito à expulsão de comentadores cuja palavra sempre foi digna e respeitosa.
 
Ontem, deu-se a expulsão da Rosa Engeitada. Agora, foram expulsos os comentadores Covas Devreux e 3AA, Amanhã, será qualquer um de nós, se permitirmos que se instalem critérios arbitrários e discricionários deste tipo.
Re: E ainda por cima a censura!
Re: E ainda por cima a censura!
Isto sim
Isto sim é a ÚNICA barreira à captação de investimento e consequente empregabilidade e competitividade.

E depois querem vender a ideia que os salários é que são uma barreira...isto só lá vai com uma limpeza.
Corrupção e crise!
Andam de mãos dadas...

Mas quando a crise chega primeiro, os corruptos têm que se apressar para garantirem o que resta do espólio!

Este país é o melhor exemplo! Em plena crise profunda, continuam (e acentuam-se) as corridas aos tachos e aos lugares para boys antes que esgotem!

O pouco que resta no fundo dos cofres, é completamente atacado pela horda como se uma promoção do Pingo Doce no 1º de Maio se tratasse...

E tudo à "luz do dia" sem qualquer escrúpulo e com grande cara de pau!!!
Corrupção
Portugal, justiça e políticos de mão dada.
Resultado, país na miséria.
Culpados, as nossas forças armadas por não cumprirem com o prometido.
Humm, e o tráfico de influências !!

Relvas, tinha como accionista da sua empresa, o BFI Cabo Verde, desnatadeira do roubo feito ao BPN. Mas "ninguém" sabia sequer que estes Banco e outros 2 existiam.

Moedas tem 3 empresas, tendo comprado a parte de Paes do Amaral, dedicadas à Finança, Consultoria, Seguros. Os clientes das mesmas são a REN, CGD, Correios, TAP, IAPMEI, EDP, CP e outras dependentes do Estado.

A Fomentinvest de Passos e Ângelo Correia, participou em escrituras de favor para que a SLN alienasse o melhor património e empresas rentáveis, com receio da possível nacionalização.

António Borges indicou um "amigo" para assessorar a CGD na privatização da EDP, cobrando mais de 20 milhões por ajuste directo. O mesmo "amigo" nunca tinha "cheirado" empresas de energia.

Rui Machete, tinha o pomposo título de Curador de Supervisão na SLN/BPN. Após falcatruas e roubos no sector bancário, foi galardoado com um lugar na administração da CGD.

O "ex" escritório de advogados de Cristas, há 6 anos à brocha com uma autorização para o abate de 1000 sobreiros e 4000 azinheiras por conta de um cliente, viu resolvido o problema em 24 horas. Cristas alegou que se enganou, assinou sem ver.

Deputados advogados, conseguem para os seus escritórios, aos 75 mil euros mês em pareceres. O madeirense Guilherme, entre o Gov Regional e a Assembleia, o ano passado facturou perto de 300 mil euros.

E a lista poderia não ter fim, sem sequer se suspeitar de corrupção. O dia-a-dia desta gente é fazer dinheiro !

AI ESTÁ O PORCO SUJO PIDE/DGS BRINCANAREIA
Re: Humm, e o tráfico de influências !!
Re: Humm, e o tráfico de influências !!
Re: Humm, e o tráfico de influências !!
A sério!?!?!?
Não me digam que só agora perceberam...
Re: A sério!?!?!?
Re: A sério!?!?!?
Re: A sério!?!?!?
Re: A sério!?!?!?
Re: A sério!?!?!?
Grande Novidade
Descobriram o fogo e a agua, o que é incrivel, é que somos tratados como atrazados mentais, encheram os bolsos, depois veem explicar o porquê ja agora se nao se importavam os nomes dos responsaveis, e aonde esta o dinheiro desviado?
Re: Grande Novidade
ANTIGAMENTE
Dantes o Expresso dava novidades ao pessoal....
Re: ANTIGAMENTE
Re: ANTIGAMENTE
Re: ANTIGAMENTE
Re: ANTIGAMENTE
blá,blá,blá...
Mais um relatório que não serve para nada e que em si pode ser considerado corrupção. Alguém foi pago para escrever umas linhas que não servem para nada. Obrigado que nós cá já temos muitos destes que são pagos para opinar. Precisamos é de gente que façam as coisas custe a quem doer.
Re: blá,blá,blá...
Re: blá,blá,blá...
Re: blá,blá,blá...
Comentários 78 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub