Anterior
Veja o 'tornado' a formar-se em Lagos
Seguinte
Sobretaxa do IRS baixa para 3,5%
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Portugal com esperança de vida superior à média europeia

Portugal com esperança de vida superior à média europeia

Relatório da OCDE coloca Portugal em 16º lugar na esperança média de vida à nascença, acima do Reino Unido e da média da UE.

A esperança de vida nos países da União Europeia aumentou mais de seis anos em duas décadas, mostra o último relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), hoje divulgado. Em média, as mulheres da UE vivem até aos 81,7 anos e os homens até aos 75,3 anos.

Portugal está acima da média comunitária, em 16º lugar: à nascença, a esperança de vida das portuguesas é de 82,6 anos e dos portugueses 76,5. Logo abaixo fica o Reino Unido. E bem acima, na liderança, estão a França, com o valor valor mais elevado para as mulheres (86 anos), e a Suécia para os homens (79,4).

No fim da tabela, encontra-se a Bulgária e a Roménia, onde a esperança de vida das mulheres não ultrapassa os 77,3 anos. Na Lituânia, os homens vivem em média apenas até aos 67,3.


Opinião


Multimédia

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 49 Comentar
ordenar por:
mais votados
Depressa volta a descer
Duas décadas depois de Margaret Thatcher ter deixado o poder em Inglaterra, alguns indicadores sociais ainda se encontram abaixo dos valores que apresentavam antes dela ter governado.

Por isso, basta esperar uns anitos para podermos constatar os efeitos das políticas neo-liberais do actual governo.

A Esperança de Vida, assim como outros indicadores referentes ao nível de qualidade de vida, vão degradar-se significativamente com as políticas actualmente em vigor.

Dentro de alguns anos iremos ver para onde foi a Esperança de Vida dos portugueses... assim como a esperança de viver!
Re: Depressa volta a descer
Re: Depressa volta a descer
Re: Depressa volta a descer
NÃO CULPE SÓ OS SOCIALISTAS! E OS OUTROS 2!
Re: NÃO CULPE SÓ OS SOCIALISTAS! E OS OUTROS 2!
Re: NÃO CULPE SÓ OS SOCIALISTAS! E OS OUTROS 2!
Re: NÃO CULPE SÓ OS SOCIALISTAS! E OS OUTROS 2!
Re: Depressa volta a descer
Re: Depressa volta a descer
Re: Depressa volta a descer
Re: Depressa volta a descer
Re: Depressa volta a descer
Re: Depressa volta a descer
Re: Depressa volta a descer
Re: Depressa volta a descer
Re: Depressa volta a descer
Re: Depressa volta a descer
Re: Depressa volta a descer
Re: Depressa volta a descer
Re: Depressa volta a descer
Re: Depressa volta a descer
Interessante.Extraordinàrio.
Que pena porèm estar a viver-se mal. Logo que nos levantamos pela manha deviamos estar muito felizes, mas parece em vez ,que nos lamentamos sempre. Tudo parece estar muito complicado. Sò porque acreditava que hoje iria ser um dia estupendo via tudo de um outro modo. Acreditava que estou para descobrir um Novo Mundo e uma Nova Terra. Mas no supermercado fiquei zangado. Queria comprar batatas e reparei que vendiam batatas, mas estas, que nao eram portuguesas. Leite espanhol, bolachas belgas, molhos holandeses, carne e licores irlandeses, vinho italiano, ... Porra! Sabem que estamos a piorar a nossa situaçao?. Estamos a deixar de ser competitivos. Estamos a perder a nossa identidade. Serei eu o ùltimo dos Lusitanos?. Os melhores emigraram todos?.
É por estas e outras...
... que o Governo diz que os Portugueses andam a viver acima das suas possibilidades!!!
Este índice, segundo o governo. é para Países ricos!!!
O Crato agora até anda mais preocupado com os exames da 4ª classe do que manter o ensino superior a um nível que mantenha estes índices de País evoluído. Porque País evoluído é só para Países ricos!!
Até o sofrimento aumenta!

Durar mais tempo para sofrer mais?!!!!

Até nisso temos azar!!!!
Re: Até o sofrimento aumenta!
Re: Até o sofrimento aumenta!
Não esperem pela demora

O farsola numa penachada trata de alterar estes indicadores.

Já começou, com os tratamentos vs custo vs esperança de vida; com os medicamentos de última geração em falta; com o rateio de tratamento a doentes oncológicos e de doenças crónicas.
raios partam os portugas
pronto, lá estão estes malandros a viverem acima das suas possibilidades...
Tem lógica!
Com as barrigadas de fome que estamos a passar, o colesterol talvez passe ao lado e a diabetes também. Sempre ouvi dizer que que os que passam alguma fome duram mais do que os que se afundam em comida.
Pelo menos,
neste pequeno e grande detalhe, Portugal está na frente. Vai ver que as políticas neo-liberais não fizeram o seu trabalho em cem por cento, pois então - quem sabe - os resultados seriam diferentes. Diferentes no sentido negativo do detalhe. Rio Grande
Não é preciso holocausto! Têm dúvidas?
Contas
Se fizermos as contas, a uma média de esperança de vida de 75 anos, isso significa 20 anos de vida para além da reforma.
Ora, setrabalhamos 40, isso significa que os descontos para a reforma deverão ser perto de 50% do que ganhámos ao longo da nossa vida profissional.
Atendendo à diminuição da taxa de natalidade, facilmente se vê que o dinheiro não vai chegar!
Muitos já viram isso, poucos o disseram e ainda menos o aceitam.
Mas é uma realidade com que teremos de viver.
Portugal com esperança de vida superior à média eu
Lá vem mais um corte nas pensões de reforma!
Esperem pelo 33rpm!
É uma das notícias
Esta é uma das notícias que não dá jeito nenhum, pois é uma faca de dois gumes, serve para fundamentar os cortes nos medicamentos pois os velhinhos precisam de começar a bater a bota mais cedo.
Fonix !!!
era o ke faltava !!! fazer descontos em Portugal , ainda por cima para aposentados do estado !!!!vão trabalhar ... CALÔES ... não só de hoge mas de sempre .
Está tudo dito.
Por isso é que o desgoverno tomou mais medidas de austeridade para nos matar (em especial os menos jovens como eu) porque acha que estamos cá a mais...e também para ficarmos no fundo da tabela, porque não?
Indicador importante
A maior vitória do estado social, é por aqui que se vê o grau de desenvolvimento de um país. O resto é subjetivo.
Re: Indicador importante
Taxas
É pá não podemso taxar isto.....
Comentários 49 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUB
 

Pub