Anterior
Menezes pode ter que desistir do Porto
Seguinte
PSD e CDS é que mostram "ansiedade e desorientação"
Página Inicial   >  Política  >   Portas: relatório do FMI "tem coisas inaceitáveis"

Portas: relatório do FMI "tem coisas inaceitáveis"

Líder do CDS diz que corte de 4 mil milhões deve respeitar "avaliação política, social e constitucional."
|
Portas: relatório do FMI 'tem coisas inaceitáveis'

Paulo Portas quebra o silêncio sobre as sugestões do FMI para o corte de 4 mil milhões na despesa pública. Em declarações à edição de hoje ao Expresso, o ministro dos Negócios Estrangeiros marca as distâncias em relação ao documento, que "tem coisas boas que devem ser trabalhadas, coisas discutíveis que devem ser debatidas e coisas inaceitáveis que não devem ser consideradas".

Em linha com o que foi dito ontem pelo primeiro-ministro, o líder do CDS diz que "este é um contributo, não é o documento de referência" para o processo de corte estrutural de despesa, frisando que agora "o Governo deve naturalmente manter a sua margem de manobra e de decisão".

Ao Expresso, Portas deixa ainda um alerta sobre as negociações que irão marcar os próximos meses, tanto dentro do país como com os credores internacionais: "O corte permanente de 4 mil milhões de euros de despesa tem de ser feito mediante a adequada avaliação política, social e constitucional das escolhas a fazer."

Leia mais na edição do Expresso


Opinião


Multimédia

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 67 Comentar
ordenar por:
mais votados
OS ALDRABÕES E GATUNOS DO GOVERNO ...
Os aldrabões e gatunos do Governo consideram o documento do FMI "muito bem feito" ...

O documento está cheio de conclusões infundamentadas, dados manipulados, asserções não consubstanciadas, omissões surpreendentes e acumula imprecisões ...

Os aldrabões e gatunos do Governo encomendaram ao FMI um menu ... e agora vão escolher os pratos ...

Os aldrabões e gatunos do Governo tornaram-se canibais e já nos querem comer vivos ...

Alguns dos pratos já foram escolhidos pelo Relvas e pelo conselheiro do Governo Dias Loureiro ... à beira da piscina do Copacabana Palace ...
Outros pratos serão escolhidos pelo incompetente e patético Gaspar ...
E as sobremesas serão escolhidas pelo Coelho, pelo Portas e pela Laura ... para que os portugueses não voltem a ter outro Natal que não mereciam ...

Um relatório cheio de erros é o indicador que faltava para se concluir ... que na volta até foi o Governo de aldrabões e gatunos que o fez ...

Este Governo está cheio de especialistas em gamanços ... aldrabices ... e erros ...
Governo de palhaços
e voce leu o relatorio?
Caro amigo
concordo
concordo
e voce leu o relatorio?
O seu relatório é o do governo!
Esta em Portugal?
Os PP patetas e não só ...
Quem "rouba" mais?
Sr Portas
O que é um facto constatado é que os políticos andam a mando do poder monetário fazendo dos srs uns montes de esterco.
A margem de manobra
Os 4.000 milhões não se discutem. A margem de manobra a que se refere Portas é quem vai pagar. Alguém tem dúvidas de que serão os que não têm padrinhos políticos?
O regime...
A situação a que fomos conduzidos deriva do regime que nos (des)governa.

A arrogância dos poderosos, o desrespeito pelos cidadãos, a ganância, a trafulhice, a promiscuidade deste regime são duma tal magnitude, que só a DESTRUIÇÃO do regime será aceitável aos olhos de Deus!!!

E como tal, não deveremos mexer uma palha, mas devemos rezar a Deus para que faça justiça aos pobres e humildes que têm que suportar tais ignomínias!!!
Deus
Deus
Deus
Deus
O regime...
Deus
"PUTTING UP YOURSELF TIME"
De desculpa em desculpa, de patriotismo para cima e para baixo,de silêncios mais ou menos prolongados.de maneirismos e andares ondulantes e sorrisos duvidosos, o que é certo é que o teu tempo de vida se está a esgotar.
Como diz o Quim Barreiros numa das suas músicas do outro mundo é.....
«O que é que eu acho...O que é que eu acho...Há lá em casa outro macho»
Kácus
Um governo de pantomimeiros
Portugal está a ser governado por um bando de incompetentes e aldrabões, onde há posições para todos os gostos.
Vem um membro do governo e faz rasgados elogios a um relatório, efetuado a pedido, ao FMI.
Vem o 1º. ministro desse, e afirma que tal documento não é nenhuma Bíblia para o governo.
Agora aparece outro membro do mesmo governo (!), e afirma que esse mesmíssimo relatório contém coisas inaceitáveis.
Mas isto é um governo, um bando de aldrabões, ou um grupo de incompetentes?
Sejam o que forem, esta gente não pode governar Portugal !
Um governo de pantomimeiros
Então mas o outro diz que é um estudo tão bom...
Aconselho vivamente que PPC e VG peçam imediatamente desculpa aos técnicos do FMI pelas palavras do ministro Portas, uma vez que todos sabemos que ele não quis ofendê-los nem pôr em causa o seu trabalho. É evidente que isto não passou de uma brincadeirazinha, pois é certo e sabido que em Portugal não existe uma só pessoa que não reconheça o talento e genialidade de tal gente e que não esteja venial e eternamente grata pelas medidas impostas.
artigo do DN para pessoas inteligentes
"O neurocientista António Damásio considera que não está a fazer nenhuma descoberta científica quando critica a forma como se aplica a austeridade em países como Portugal: "Basta olhar para factos que diversos economistas e políticos reconhecem."
(...)Para o cientista, que estuda as emoções e os sentimentos, está claro que os efeitos da "austeridade desenfreada" vão levar, inevitavelmente, a uma depressão social em países como Portugal, Grécia ou Espanha porque, explica, "têm servido de cobaias para uma experiência(...)".
Ó Portas
Reduzir o numero de parasitas na AR, reduzir regalias e pensões, acabar com a mama dos juízes, todas as reformas douradas a passar para 1500 euros mensais, e quem não quiser emigre para a coreia ou enfrentem um tribunal que vos julgue por crimes de lesa patria.
Sempre o Paulinho das feiras, o beija velhas.
O Paulinho das feiras sempre igual a si próprio. Neste governo sempre tem feito de bom ladrão. Fica à porta.
Boa Tarde

Podiam, Senhores do Expresso, ter colocado este Título:
Portas: relatório do FMI “tem coisas boas”
Pois ele diz isso, mas foram logo pegar no que menos interessa, no mais PS!!!
Podem esperar sentadinhos, que não é o CDS que vai Trair o País!!!
Ninguém vai assassinar este Maravilhoso Projeto de Pedro Passos Coelho,
que nos está a Salvar do Terror-PS!!!

Bom Fim de Semana
SIGNIFICADO DE ABSURDO ...
Ai... ai...
O Da Joana
"MINHA QUERIDA É VOCÊ A MADRETEZA"
estibe aquie a ber
Ó Joana Q.I.21
Olá Sr. Brinca
Ahahahahahahahahahahah!!!!!!!!!!!!!!
Olá Joana Q.I.21
oh joana .....
Incrivel!!!
tá melhor....
xxx
lmao granda trollada
pois...
Que belo momento
O ministro "NIM"...
O ministro Nim, Paulo Portas, Tem tímidas saídas em em benefício da população, mas depois vem se justificar com o compromisso com o País e lá passa a lei nefasta.
Faz um teatro estúpido hipócrita para ficar bem na fotografia em todos os ângulos. Seja no governo, seja no exterior, seja com o povo.
Sai em benefício dos direitos do povo mas lamentávelmente não toma pesição nenhuma em favor desse povo. O substracto que apresenta é volátil ou sequer mesmo inexistente.
Não passa de um chico esperto que pela segunda vez se esforçou para tomar parte no governo, o único objectivo dele. Duvido muito que ele e os demais elementos estejam verdaderiramente preocupados com o país e o seu povo mas sim sériamente preocupados em assegurar os seus próprios benefícios no futuro.
Pretendem sim criar de novo um País da idade média, onde os elementos da corte serão beneficiados, porque tem demasiada responsabilidade, "A SUGAR O POVO", e uma clase de pessoas consideradas ignóbeis e desprezíveis, ditas povo, que somos todos nós, terão de trabalhar para sustentar um grupo de malandros ociosos que passarão a fazer compras no estrangeiro porque é chique e porque o que se faz cá não tem qualidade.
Assuma-se sr. Ministro. Cresça e faça-se homem, porque neste momento não passa de um simples boneco...
Relatorio do faz de conta
Recomendam o apocalipse,
para o governo, que forneceu indicadores, poder "recusar" o odioso e aparecer como, o afinal, até somos bons... pois rejeitamos o "pioriio" do FMI, esquecendo o fosso existente entre pobres e ricos neste Portugal da UE, onde somos os maiores.

Assim sendo "só" queremos despedir, porque a isso somos obrigados.

Uma politica feita de retorica, sem estudos e dados inquestionaveis, que o coelho (animal de cartola) quer aplicar magicamente, no país.
Os berros dos bem instalados!
Já repararam que o barulho sobre o corte nas pensões aumentou de volume?
Já pensaram que o que se calhar está em causa são as reformas milionárias que custam 40% da despesa nesse sector?E quem usufrui delas? Todos sabemos!
Detesto este governo,mas ficaria satisfeito que a TROYKA forçasse a que se caminhasse para ,à semelhança de alguns países para uma reforma unica,pois o "berreiro" é indicativo suficiente da sua origem.Principalmente entre PULITICUS e AUTARCAS!Mais se poderia dizer,mas já todos sabemos o que a casa gasta,onde partidos recusam corte de mais de 20 milhões na subvenções pagas pelo erário publico,onde deputados aprovam aumentos para o pessoal da AR que disfruta de uma subvenção de 80% sobre o salário,eu ainda não sei qual a razão!Mai se poderia dizer...mas as nauseas já são muitas!
Não deve ser reformado concerteza....
Só falam em cortar...
Gostava de saber por que razão todo o mundo diz que Portugal deve cortar nas despesas públicas nomeadamente saúde, educação, estado social, etc. e eu pergunto: por que razão todo o mundo não diz que Portugal precisa de crescer economicamente para criar riqueza, a fim de proporcionar ao cidadão um padrão de vida condigno ?
Será que Portugal estará mesmo condenado à mediocridade ? E será que essa mediocridade não vem da elite cleptomaniaca que nos desgoverna e enriquece ilicitamente?
Naturalmente que quem advoga esta política de cortes não está a pensar que irá ser afectado ou seja: continuarão a viver à grande e à francesa e os cortes é só para a PLEBE.
Como é possível uns quantos terem fortunas que dava para pôr toda a gente a viver bem. em vez de andarem a esbanjar dinheiro e a ter luxos de bradar aos céus, nomeadamete aviões privados, iates tipo "cruzeiro" para festas e bacanais, mansões para cada membro da família, milhões em festas constantes, com droga à mistura e por aí fora ???
Como é que esta gente tem tanto dinheiro ? É simples: pagam uma miséria aos trabalhadores, que lhes metem no bolso essa riqueza toda, e vão para casa a contar os tostões para dar a côdea da broa aos filhos...
Oh Zorrinho
Comentários 67 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub