23 de abril de 2014 às 13:48
Página Inicial  ⁄  Política  ⁄  Portas mantém diplomacia económica

Portas mantém diplomacia económica

AICEP volta à tutela do ministro da Economia, depois de dois anos na dependência dos Negócios Estrangeiros.
Expresso
Paulo Portas à procura de gabinete Tiago Miranda Paulo Portas à procura de gabinete

Paulo Portas vai continuar a ter a tutela da diplomacia económica, apesar de ter deixado de chefiar a diplomacia portuguesa. As novas funções de Portas como vice-primeiro-ministro, com a coordenação das áreas económicas, vão permitir-lhe continuar o trabalho que fez nestes dois anos tanto na promoção externa das empresas e produtos nacionais, como na captação de investimento estrangeiro.

O líder do CDS vai continuar a trabalhar de perto com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), embora o organismo liderado por Pedro Reis não fique, formalmente, na dependência do vice-primeiro-ministro. Ao que o Expresso apurou, a AICEP vai voltar a ser tutelada pelo Ministério da Economia.

Ou seja, dois anos depois de Paulo Portas se ter batido pela passagem da AICEP da Economia para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, assiste-se ao movimento contrário e a agência volta à casa de origem. Com a diferença de que Portas já não é MNE e o ministro da Economia já não é o independente Álvaro Santos Pereira, mas o centrista António Pires de Lima.

Na PCM, até arranjar novas instalações


No início da semana, Pedro Passos Coelho já antecipava esta alteração, quando reafirmou aos jornalistas o novo papel que Paulo Portas teria na equipa remodelada. De acordo com o primeiro-ministro, o seu "vice" teria a coordenação das áreas económicas, "com destaque para questões que têm que ver com o investimento estrangeiro em Portugal". Portas terá também a coordenação da reforma do Estado e as relações institucionais com a troika.

Entretanto, o novo vice-primeiro-ministro está provisoriamente instalado na presidência do Conselho de Ministros (PCM). Embora fontes do Governo garantam que há condições para que Portas se instale definitivamente na PCM - o que obrigaria a alguns rearranjos nos gabinetes já instalados naquele edifício - o líder do CDS continua à procura de outro local de trabalho.

Várias possibilidades já foram analisadas e fonte governamental garantiu ao Expresso que já há um edifício em vista - e que não se trata de nenhum palacete, nem implicará grandes despesas de adaptação. A ordem, dizem, é contenção de custos e evitar qualquer ostentação.

Comentários 19 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
O CDS aninha-se.
Um trafulha, vaidoso, ego centrista e outros adjectivos que nem vale a pena referir. Um partido de charneira com meia dúzia de votos, que tem conseguido governar sem fazer nada por isso. Tem-lhe bastado estar disposto a fazer coligações com o primeiro que aparece, desde que tenha umas pastas. Com estas habilidades, lá se vai a nossa pasta. Mas é o país e os políticos que temos.
POIS É... AS DEMOCRACIAS SÃO ASSIM Ver comentário
Aninha-se ?! Ver comentário
PAULO PORTAS É UM PROSTITUTO POLÍTICO ...
Paulo Portas - " ... ficar no Governo seria um acto de dissimulação ."

Ministério dos Estrangeiros bicéfalo...
- Portas continua a ser o ministro activo;
- Machete será o ministro decorativo : pelas críticas dos americanos sabemos que o homem tem gosto na decoração luxuosa dos ambientes... vem aí uma remodelação primorosa dos interiores das belas salas do ministérios e embaixadas...
A moda da bicefalia Ver comentário
Mais grave Ver comentário
Rui Machete não passará de Ministro do croquet
nas recepções.....
E tu não passas de um Ver comentário
... Ver comentário
Agora que se sabe que Portas manda em tudo,
talvez seja tempo dele começar a trabalhar, ou ainda não?
Mulher a dias...
Os tempos estão difíceis... Ora vejam este caramelo passou de turista a mulher a dias para todo o serviço... como anda metida com o patrão manda tanto ou mais do que ele!!!
Só um pormenor... pormenorzinho... tem um certo ciúme da vizinha, uma lourinha a quem chamam de "Mentirosa".
O gajo é muito bom
Dêem-lhe tudo! E porque não governar só e mandar os outros para casa? Ele é um exemplo de bom gestor, Moderna, submarinos, carros de combate e outros.
O submarino ataca.........
Acho bem que o rapazola tenha esse privilegio pois assim pode ser que apareça mais uns negócios bons de submarinos ou carros de combate ou outro que tenha interesse, e podemos ficar descansados da vida que o menino birrento, falso e cínico vai continuar na boa vidinha pois o futuro está perto, e ele de parvo não tem nada. Viva a democracia.............. nunca mais os portugueses acordam e são corajosos.
SERÁ POSSIVEL?
Nunca se viu um partido com 12% dos votos tér na sua posse todas as pastas mais importantes de um governo..!!!
O partido menos votado na coligação é quem comanda o governo.!!!
Seria para rir,mas infelizmente é a verdade dos factos....!!
Nunca ouviu dizer Ver comentário
O Portas manda no governo...
O Passos manda no Portas!
A Troika manda no Passos!
Estão preocupados com o quê?
Afinal, manda quem tem o carcanhol.
vergonha!!!
sem dignidade, sem vergonha, sem honra, sem nadaaaaaaaa
  querem olhar para um homem incompetente, egoista, falta de caracter, que pensa nos seus proprios interesses..e se ESTA A CAGAR PARA PORTUGAL E PARA OS PORTUGUESES??

  OLHEM A FOTO DESTE CROMO NACIONAL!!!!!
VERGONHA NACIONAL!!!
A cadeira mais alta já tem...

Pode agora cair tudo à volta - que o "roberto bem falante e adorador de umbigos próprios" há-de sempre dizer "nim" ... Há agora que cuidar do destino dos pensionistas e reformados... porque estes sim - ainda vão colocar uma escada na cadeira mais alta - porque querem é viver o resto da vida sem sobressaltos mesmo com Votos Amargos... talvez em vez de "escada" pretendesse dizer "estátua"... ou seria demais?
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub