19
Anterior
Macário Correia regressa à Câmara de Faro
Seguinte
Franquelim Alves de saída da Economia
Página Inicial   >  Política  >   Portas mantém diplomacia económica

Portas mantém diplomacia económica

AICEP volta à tutela do ministro da Economia, depois de dois anos na dependência dos Negócios Estrangeiros.
|
Paulo Portas à procura de gabinete
Paulo Portas à procura de gabinete / Tiago Miranda

Paulo Portas vai continuar a ter a tutela da diplomacia económica, apesar de ter deixado de chefiar a diplomacia portuguesa. As novas funções de Portas como vice-primeiro-ministro, com a coordenação das áreas económicas, vão permitir-lhe continuar o trabalho que fez nestes dois anos tanto na promoção externa das empresas e produtos nacionais, como na captação de investimento estrangeiro.

O líder do CDS vai continuar a trabalhar de perto com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), embora o organismo liderado por Pedro Reis não fique, formalmente, na dependência do vice-primeiro-ministro. Ao que o Expresso apurou, a AICEP vai voltar a ser tutelada pelo Ministério da Economia.

Ou seja, dois anos depois de Paulo Portas se ter batido pela passagem da AICEP da Economia para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, assiste-se ao movimento contrário e a agência volta à casa de origem. Com a diferença de que Portas já não é MNE e o ministro da Economia já não é o independente Álvaro Santos Pereira, mas o centrista António Pires de Lima.

Na PCM, até arranjar novas instalações


No início da semana, Pedro Passos Coelho já antecipava esta alteração, quando reafirmou aos jornalistas o novo papel que Paulo Portas teria na equipa remodelada. De acordo com o primeiro-ministro, o seu "vice" teria a coordenação das áreas económicas, "com destaque para questões que têm que ver com o investimento estrangeiro em Portugal". Portas terá também a coordenação da reforma do Estado e as relações institucionais com a troika.

Entretanto, o novo vice-primeiro-ministro está provisoriamente instalado na presidência do Conselho de Ministros (PCM). Embora fontes do Governo garantam que há condições para que Portas se instale definitivamente na PCM - o que obrigaria a alguns rearranjos nos gabinetes já instalados naquele edifício - o líder do CDS continua à procura de outro local de trabalho.

Várias possibilidades já foram analisadas e fonte governamental garantiu ao Expresso que já há um edifício em vista - e que não se trata de nenhum palacete, nem implicará grandes despesas de adaptação. A ordem, dizem, é contenção de custos e evitar qualquer ostentação.


Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 19 Comentar
ordenar por:
mais votados
O CDS aninha-se.
Um trafulha, vaidoso, ego centrista e outros adjectivos que nem vale a pena referir. Um partido de charneira com meia dúzia de votos, que tem conseguido governar sem fazer nada por isso. Tem-lhe bastado estar disposto a fazer coligações com o primeiro que aparece, desde que tenha umas pastas. Com estas habilidades, lá se vai a nossa pasta. Mas é o país e os políticos que temos.
POIS É... AS DEMOCRACIAS SÃO ASSIM
Aninha-se ?!
PAULO PORTAS É UM PROSTITUTO POLÍTICO ...
Paulo Portas - " ... ficar no Governo seria um acto de dissimulação ."

Ministério dos Estrangeiros bicéfalo...
- Portas continua a ser o ministro activo;
- Machete será o ministro decorativo : pelas críticas dos americanos sabemos que o homem tem gosto na decoração luxuosa dos ambientes... vem aí uma remodelação primorosa dos interiores das belas salas do ministérios e embaixadas...
A moda da bicefalia
Mais grave
Rui Machete não passará de Ministro do croquet
nas recepções.....
E tu não passas de um
...
Agora que se sabe que Portas manda em tudo,
talvez seja tempo dele começar a trabalhar, ou ainda não?
Mulher a dias...
Os tempos estão difíceis... Ora vejam este caramelo passou de turista a mulher a dias para todo o serviço... como anda metida com o patrão manda tanto ou mais do que ele!!!
Só um pormenor... pormenorzinho... tem um certo ciúme da vizinha, uma lourinha a quem chamam de "Mentirosa".
O gajo é muito bom
Dêem-lhe tudo! E porque não governar só e mandar os outros para casa? Ele é um exemplo de bom gestor, Moderna, submarinos, carros de combate e outros.
O submarino ataca.........
Acho bem que o rapazola tenha esse privilegio pois assim pode ser que apareça mais uns negócios bons de submarinos ou carros de combate ou outro que tenha interesse, e podemos ficar descansados da vida que o menino birrento, falso e cínico vai continuar na boa vidinha pois o futuro está perto, e ele de parvo não tem nada. Viva a democracia.............. nunca mais os portugueses acordam e são corajosos.
SERÁ POSSIVEL?
Nunca se viu um partido com 12% dos votos tér na sua posse todas as pastas mais importantes de um governo..!!!
O partido menos votado na coligação é quem comanda o governo.!!!
Seria para rir,mas infelizmente é a verdade dos factos....!!
Nunca ouviu dizer
O Portas manda no governo...
O Passos manda no Portas!
A Troika manda no Passos!
Estão preocupados com o quê?
Afinal, manda quem tem o carcanhol.
vergonha!!!
sem dignidade, sem vergonha, sem honra, sem nadaaaaaaaa
  querem olhar para um homem incompetente, egoista, falta de caracter, que pensa nos seus proprios interesses..e se ESTA A CAGAR PARA PORTUGAL E PARA OS PORTUGUESES??

  OLHEM A FOTO DESTE CROMO NACIONAL!!!!!
VERGONHA NACIONAL!!!
A cadeira mais alta já tem...

Pode agora cair tudo à volta - que o "roberto bem falante e adorador de umbigos próprios" há-de sempre dizer "nim" ... Há agora que cuidar do destino dos pensionistas e reformados... porque estes sim - ainda vão colocar uma escada na cadeira mais alta - porque querem é viver o resto da vida sem sobressaltos mesmo com Votos Amargos... talvez em vez de "escada" pretendesse dizer "estátua"... ou seria demais?
Comentários 19 Comentar

Últimas

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub