19 de abril de 2014 às 19:22
Página Inicial  ⁄  Economia  ⁄  Exame  ⁄  Portas à Exame: "Não quero a troika cá para lá de junho de 2014"

Portas à Exame: "Não quero a troika cá para lá de junho de 2014"

O líder do CDS, que a 2 de julho apresentou a demissão do Governo, deu a meio de junho uma entrevista à Exame deste mês em que apontava os mercados relevantes para a expansão das empresas portuguesas e deixava recados ao Governo.

Portas à Exame: 'Não quero a troika cá para lá de junho de 2014'

As empresas portuguesas devem desenvolver os seus esforços de internacionalização nos países onde as nossas exportações mais têm crescido, defendeu Paulo Portas em entrevista à Exame deste mês.

Na entrevista concedida a meio de junho, o líder do CDS e então ministro dos Negócios Estrangeiros, dizia que "com grande agilidade e sentido de risco, as empresas partiram para mercados novos. A economia global está a crescer em África, na América Latina, na Ásia e no Golfo Pérsico, e são estes os novos quatro mercados. Tenho apostado imenso nos mercados não tradicionais, sem desvalorizar os tradicionais". Portas disse então que "não estamos a fazer ideologia, estamos a fazer economia, que é o que o país precisa".

Portas realça que a imagem que o país tem no exterior é bem melhor do que a que se tem em Portugal. "Faria bem ao ânimo e à alma dos portugueses saber como Portugal é hoje visto no mundo. Por sua vez, as instituições externas fariam bem em tentar perceber melhor o esforço que os portugueses estão a fazer e exigir metas realistas e não metas irrealistas."

Por outro lado, Paulo Portas referia, a propósito do programa de ajustamento em curso em Portugal, que "tem havido erros, que são reconhecidos e os erros custam às sociedades que estão a fazer o ajustamento. Eu não quero a troika cá para lá de junho de 2014. Começarmos agora com um segundo resgate tornaria muito difícil viver em Portugal para lá de 2020".

Na entrevista, Portas dizia ainda que "o Governo, do ponto de vista da estabilidade, não existe sem o partido a que eu presido. Acho que as regras são claras".
Comentários 11 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
Portas é um caso de verdadeiro mau político?
ATENÇÃO:

O que Portas diz que menos quer, é o que mais deseja...

www.youtube.com/watch?v=14yM2ioAHRc

Quando se nasce com certos defeitos, é difícil mudar...
...
"Faria bem ao ânimo e à alma dos portugueses saber como Portugal é hoje visto no mundo."

Como um Pais de bananas que votam em bananas como tu....
Paulo Portas "o fala barato"!
Todas estas "tiradas jornalísticas" em que o Portas se especializou (ou não tivesse ele sido jornalista) cheiram cada vez mais, ao olhos do povo, a conversa da treta para o enganar!
Toda a gente já fala que, após a saída da troika, existirá um largo período de controle internacional sobre Portugal, certamente coordenado pelo banco central europeu, do senhor Draghi, sob o nome pomposo de Outright Monetary Transactions (os famosos "OMT"), porque os credores não querem correr riscos e por isso não retirarão as patas de cima do nosso pescoço enquanto não receberem tudo.
É por isso que o Portas (apenas preocupado com a sua imagem e o seu futuro pessoal) se queria ir embora já que em breve seria apanhado nas suas mentiras!
É este mesmo catavento político, oportunista e doentiamente ambicioso que, hoje ao fim da tarde, vai fazer juras de lealdade com o Passos Coelho para os próximos dois anos.
Esperemos que, na cabeça de Cavaco, a instabilidade não exista só quando os socialistas estão no poder!
É que se ele achar que esta conversa da treta, entre Passos Coelho e Paulo Porta, dá garantias de estabilidade eu até tremo só de pensar sobre o que é ele acha que é instabilidade.
Será que só com realidades como as que se vivem Turquia, ou no Egipto ou no Brasil é que Cavaco "se começa a preocupar"?
Se assim for a coisa vai ficar mesmo preta!
P.Portas
este deve ser o verdadeiro vendedor da banha de cobra com uma grande cara de pau a mistura.
Ai Portas
Quanto dizes sem que o proves, não dizes.
Este mentiroso pode dizer o que quiser mas
O segundo resgate já era inevitável há tempos e vai acontecer quer ele queira ou nao, simplesmente porque o nível da divida e as obrigações correntes do Estado exigem meios que nao temos. A troika vai ficar muito para além de 2014 porque a situação de Portugal e a da Europa tão pouco vai melhorar rapidamente. A ver o que ele vai fazer para dar a volta a esta realidade incomoda.
The Secret Society
Caros,

Deixo-vos o segundo episódio da saga envolvendo Paul Entrance, Viktor Gus Par, Maria Alvin Kirk, Francis Ball Seaman e uma sociedade secreta.

O Autor
Antologia e Ideias
blog: antologiadeideias.wordpress.com/
facebook: https://www.facebook.com/antologiadeideias.wordpress
e-mail: antologia.wordpress@gmail.com
The Secret Society
Caros,

Deixo-vos o segundo episódio da saga envolvendo Paul Entrance, Viktor Gus Par, Maria Alvin Kirk, Francis Ball Seaman e uma sociedade secreta.

antologiadeideias.wordpress.com/2013/07/09/part-2-the-secret-society/

O Autor
Antologia e Ideias
blog: antologiadeideias.wordpress.com/
facebook: https://www.facebook.com/antologiadeideias.wordpress
e-mail: antologia.wordpress@gmail.com
Irrevogavelmente?
Irrevogável mente? Irrevogável mente? Irrevogável mente!
Ou só durante as próximas 48 horas?
O engano de Portas
Mas o Cavalheiro pensa estar em bicos de pés,ainda nessa data ?
:)
Paulo Portas parece desconhecer que Portugal vai ter de devolver 40 mil milhões aos mercados. A menos que Paulo Portas venha a ser um dos maiores credores de Portugal não percebo como é que ele pretende ter a troika fora de Portugal para o ano.

O que eu acho estranho é não perguntarem a Portas como é que ele pretende ter a troika fora de Portugal em 2014 quando temos 40 mil milhões de Euros a vencer em dois anos.

Não interessa o que Portas deseja. Aposto que ele até deseja a paz mundial e felicidade eterna para toda a gente. O que interessa é o que é exequível e como. E isso é o que o(a) jornalista devia perguntar a Portas e não deixá-lo dizer coisas vagas e pouco objectivas como os seus desejos e pó-las no título de uma notícia.
PUBLICIDADE
1. JoanaAbreu21 ( 133pts )
2. moncarapacho ( 127pts )
3. BrincaNareia ( 104pts )
4. Resistente ( 104pts )
Expresso nas Redes
Pub