Anterior
Sucessor de Bin Laden confirma morte de n.º 2 da Al-Qaeda
Seguinte
Embaixador americano morto na Líbia
Página Inicial   >  Atualidade / Arquivo   >   Porta-voz do CDS arrasa Gaspar e ministro responde na mesma moeda

Porta-voz do CDS arrasa Gaspar e ministro responde na mesma moeda

Deputado do CDS ataca alterações na TSU e nos impostos. "Disparate", responde o ministro das Finanças.
|
João Almeida, porta-voz dos centristas
João Almeida, porta-voz dos centristas / David Clifford/Expresso

O porta-voz do CDS, João Almeida, fez esta manhã uma intervenção muito dura frente ao ministro das Finanças, mostrando-se frontalmente contra as mexidas na Taxa Social Única e criticando a subida das taxas de IRS ontem anunciada por Vítor Gaspar.

Segundo o Expresso apurou, o deputado centrista, que falava durante uma reunião dos grupos parlamentares do PSD e do CDS com o ministro das Finanças, também questionou a razão por que o Governo anunciou medidas que representam um aumento de receita de 5 mil milhões de euros, valor que não bate certo com a flexibilização das metas do défice (uma questão, aliás, também levantada por deputados do PSD).



Segundo contaram ao Expresso deputados que assistem à reunião, que ainda decorre, a resposta do ministro das Finanças foi igualmente dura. Começando por classificar a intervenção do porta-voz do CDS como "um disparate". Uma palavra que gelou a sala.

Almeida tinha criticado as alterações na TSU, com os trabalhadores a descontar mais 7% e os patrões a descontar menos 6%, considerando que eram uma transferência de capital dos trabalhadores para as empresas, que corta o rendimento disponível das famílias e não terá nenhum dos efeitos positivos sobre o emprego que o Governo tem anunciado. Gaspar reafirmou a cartilha oficial do Governo, de que esta é uma medida que vai ajudar o emprego e as empresas.

Gaspar admite hipótese de não agravar o IRS


Questionado sobre se estas alterações na TSU foram impostas pela troika, e se podem ser explicadas como tal aos portugueses, Gaspar foi perentório: não foi imposição da troika, foi uma opção consciente do Governo.

Sobre o aumento da taxa média efetiva de IRS, à boleia da redução do número de escalões, o ministro deu razão a João Almeida: de facto, o que está no programa de Governo é uma alteração dos escalões por razões de "simplificação", sem aumento da carga fiscal - no entanto, explicou Gaspar, a realidade impõe um agravamento das taxas.

Gaspar deixou, porém, aberta a hipótese de não aumentar a taxa efetiva de IRS caso o Governo consiga até à apresentação do OE desenhar um grande programa de cortes adicionais na despesa pública.


Leia tudo sobre a crise política em que Portugal mergulhou na edição de sábado do Expresso


Opinião


Multimédia

Lombinho de porco com broa e batata a murro

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Desaparecidos para sempre no Mar do Norte

O dia 15 de novembro já foi feriado, há 90 anos. A razão foi o desaparecimento de Sacadura Cabral algures no Mar do Norte. Depois de fazer mais de oito mil quilómetros de Lisboa ao Rio de Janeiro, o aviador pioneiro não conseguiu completar o voo entre a cidade holandesa de Amesterdão e a capital portuguesa. Ainda hoje, não se sabe o que aconteceu ao companheiro de Gago Coutinho e tio-avô de Paulo Portas, a quem o Expresso pediu um sms.

Os muros do mundo

Novembro relembrou-nos os muros que caem, mas também os que permanecem e os que se expandem. Berlim aproximou-se de si própria há 25 anos, mas há muros que continuam a desaproximar. Esta é a história de sete deles - diferentes, imprevisíveis, estranhos.

Tudo o que precisa de saber sobre o ébola. Em dois minutos

Porque é que este está a ser o pior surto da história? Como é que os primeiros sintomas se confundem com os de outras doenças? É possível viajar depois de ter contraído o vírus, sem transmitir a doença? E estamos ou não perto de ter uma vacina? O Expresso procurou as respostas a estas e outras dúvidas sobre o ébola.

A última viagem do navio indesejado

Construído nos Estaleiros de Viana e pensado para fazer a ligação entre ilhas nos Açores, o Atlântida foi recusado pelo Governo Regional por alegadamente não atingir a velocidade pretendida. Contando com os custos associados à dissolução do contrato, o prejuízo ascendeu a 70 milhões de euros. Foi agora comprado a "preço de saldo", para mudar de nome e ser reconvertido num cruzeiro na Amazónia. Fizemos a última viagem do Atlântida e vamos mostrar-lhe os segredos do navio.

O papa-medalhas que veio do espaço

O atleta português mais medalhado de sempre, Francisco Vicente, regressou dos campeonatos europeus de veteranos, na Turquia, com novas lembranças ao pescoço. Três de ouro e duas de prata para juntar à coleção. Tem 81 medalhas, uma por cada ano de vida.

Terror religioso está a aumentar

Relatório sobre a Liberdade Religiosa é divulgado esta terça-feira em todo o mundo. Dos 196 países analisados, só em 80 não há indícios de perseguições motivadas pela fé.

Vai pagar mais ou menos IRS? Veja as simulações

Reforma do imposto protege quem tem dependentes a cargo, mas pode penalizar os restantes contribuintes. Função pública e pensionistas vão ter mais dinheiro disponível. Veja simulações para vários casos.

Tem três minutinhos? Vamos explicar-lhe o que muda no orçamento de 350 mil portugueses (e no de muitas empresas)

O novo salário mínimo entrou em vigor. São mais €20 brutos para cerca de 350 mil portugueses (números do Ministério da Segurança Social, porque os sindicatos falam em 500 mil trabalhadores). Mudou o valor, mas também os descontos que as empresas fazem para a Segurança Social. Porque se trata de uma medida que afeta a vida de muitos portugueses, queremos explicar o que se perde e o que se ganha, o que se altera e o que se mantém.

Music fighter: temos Marco Paulo e Bruno Nogueira numa batalha épica

Está preparado para um dos encontros mais improváveis na história da música portuguesa? O humorista Bruno Nogueira e a cantora Manuela Azevedo, dos Clã, pegaram em várias músicas consideradas "pimba" - daquelas que ninguém admite ouvir mas que, no fundo, todos vão dançar assim que começam a tocar - e deram-lhe novos arranjos, num projeto que chegou aos coliseus de Lisboa e do Porto.  "Ninguém, ninguém", de Marco Paulo, tem possivelmente a introdução mais acelerada e frenética do panorama musical português. Mas, no frente-a-frente, quem é o mais rápido? Vai um tira-teimas à antiga?

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 


Comentários 145 Comentar
ordenar por:
mais votados
Está mais que visto
Que o governo de PPC é uma cambada de inúteis para o desenvolvimento do país, sendo assim demitidos sem qualquer direitos a reformas futuras nem regalias e benesses.
Gente da pior espécie humana.
Este ministro que trabalhe sem qualquer vencimento.
Mais que visto,PS é o responsável pela bancarrota!
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Fico feliz porque te foram à reforma...lol
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Re: Mais que visto,PS é o responsável pela bancarr
Cavaco deve exigir a cabeça do Gaspar
Re: Cavaco deve exigir a cabeça do Gaspar
Re: Não pode!
Re: Não pode!
Pode, pode!
Re: Pode, pode!
Re: Pode, pode!
Re: Está mais que visto
Re: Está mais que visto
Pois, pois..
Re: Pois, pois..
Acabem com as coligação
Se não estão de acordo com as atitudes do Relvas e Companhia façam um favor. Abandonem a coligação. Só assim ainda fico com algum respeito pelo PP. Caso contrário temo que seja o fim do meu partido. Valente João Almeida, não tenha medo da palavra de quem erra e erra colossalmente.
Re: Acabem com as coligação
Re: Acabem com as coligação
Re: Acabem com as coligação
Re: Acabem com esta coligação
Re: Acabem com esta coligação
Re: Acabem com esta coligação
Re: Acabem com esta coligação
Re: Acabem com esta coligação
Re: Acabem com esta coligação
Re: Acabem com esta coligação
Re: Acabem com esta coligação
Re: Acabem com esta coligação
Re: Acabem com esta coligação
Re: Acabem com esta coligação
Re: Acabem com esta coligação
Re: Acabem com as coligação
Re: Acabem com as coligação
Re: Acabem com as coligação
Re: Acabem com as coligação
Re: Acabem com as coligação
Re: Acabem com as coligação
Re: Acabem com as coligação
Alberto Costa? ahahahahahahahah
Re: Alberto Costa? ahahahahahahahah
Rapazolas e Académicos
É isto que nos calhau... Rapazolas e Académicos...
Uns são rapazolas feitos nas Jotas, a colar cartazes, a divertirem-se nos encontros, convenções, congressos, tudo nos hoteis pagos, borgas e orgias... Depois chegando à idade adulta, arranja-me aí um emprego, peregrinação pelas Distritais, deputado e lá vamos nós, ministros e primeiros !!!
Mas que Democracia é esta ?? Assim "nasceram", Passos Coelho, Relvas, Socrates, tózé Seguro e outras centenas de inuteis, que estes 10 milhões e 600 mil aceitam, e pagam !!!
Depois há os Académicos, tipo Gaspar e Alvaro... eram os meninos "sábios" da turma, lá foram marrando marrando livros e livros... até que aterram no Governo do Estado !!!
Só sabem de numeros e numeros, teorias e mais teorias...
Claro que com estes atributos, os Académicos encantam os Rapazolas, ignorantes dedicados...
Gaspar disse há poucos meses, " nada de baixar a TSU, isso é uma teoria de Académicos(sic), nunca experimentada, não o vamos fazer em Portugal"
e ninguém fala nisto ?? Acordem 10,6 milhões de Bananas governados por Sacanas...
Re: Rapazolas e Académicos
Re: Rapazolas e Académicos
Re: Rapazolas e Académicos
Re: Rapazolas e Académicos
Re: Rapazolas e Académicos
Re: Rapazolas e Académicos
Re: Rapazolas e Académicos
Re: Rapazolas e Académicos
NEGOCIAÇÃO?
os "bons" sao os socas e os sampaios e os guterres
Re: Rapazolas e Académicos
bem observado...
O Paulinho continua de férias, ou já voltou?
Eu não queria o deputado João Almeida do CDS-PP, partido que é de extrema-direita mas quando lhe dá jeito é do centro, a defender os trabalhadores e reformados(!). Ele é só um triste escudeiro.
O que eu queria era que o paladino dos desprotegidos e da gente trabalhadora saísse ao terreiro. Estou a falar do Paulinho das Feiras, claro.
Re: O Paulinho continua de férias, ou já voltou?
Portas e CDS não fazem falta ao Governo!
Que saiam e depressa porque o PSD não precisa de muletas: Portas e o CDS sempre foram oportunistas e parasitas de partidos e politicas nacionais! Por isso Portas se esconde quando lhe convêm e só aparece no palco para receber os aplausos!
Re: Portas e CDS não fazem falta ao Governo!
Mário Soares vendeu as colónias!
Re: Mário Soares vendeu as colónias!
Re: Mário Soares vendeu as colónias!
Re: Mário Soares vendeu as colónias!
Re: V Águia2 e Toni2
Re: Mário Soares vendeu as colónias!
Re: Mário Soares vendeu as colónias!
Re: Mário Soares vendeu as colónias!
Re: Mário Soares vendeu as colónias!
Re: Mário Soares vendeu as colónias!
Re: Mário Soares vendeu as colónias!
Re: Portas e CDS não fazem falta ao Governo!
Re: Portas e CDS não fazem falta ao Governo!
Onde está o busilis
"Gaspar deixou, porém, aberta a hipótese de não aumentar a taxa efetiva de IRS caso o Governo consiga até à apresentação do OE desenhar um grande programa de cortes adicionais na despesa pública"

O busilis está precisamente na falta de vontade política ou na incapacidade de o governo cortar a "gordura" do estado. E como não quer ou não é capaz de o fazer deixa os impostos cegos como solução. Mas se fossem impostos justos a malta ainda podia entender. O que ninguém entende é por que é que quem aufere o ordenado mínimo contribui com 7% tal como quem aufere 10,20 ou 30 vezes mais. Pode este governo chamar-se de social-democrata?
Re: Não é bem assim...
O Expresso ouve dizer ... E coscuvilha !!!

Segundo contaram ao Expresso deputados que assistem à reunião...”

Ah !! Contaram ao Expresso? Então, o Expresso não esteve de corpo presente... Ouvir dizer? Que jornalismo terceiro-mundista nós temos..

A resposta do ministro das Finanças foi igualmente dura? Começando por classificar a intervenção do porta-voz do CDS como "um disparate"?

Pelo que se conhece da qualidade dos deputados que têm assento na AR, não fico surpreso, o ministro deve ter as suas razões.

A palavra do ministro gelou a sala? Mais razões, certamente, ele tem....
És o quê?
Re: És o quê?
Re: És o quê?
Cavaco deve exigir a cabeça do Gaspar
Cavaco Silva só tem uma coisa a fazer se não quiser alinhar no último comboio para o buraco , conduzido pelo ministro das finanças.

Exigir a cabeça do ministro das finanças Vitor Gaspar , que já se viu não tem mãos para isto , pode ser muito bom em termos de finanças , mas deixa muito a desejar em termos economicos , já que não consegue antecipar qualquer cenário , nem macro , nem micro.

Eu é que tenho razão!
Cambada de INCOMPETENTES! Então em 1 ano e tal de governo não conseguiram nem desenhar um programa de cortes? Querem umas dicas?
É que ao menos tivessem a inteligência de aumentar a TSU (para o trabalhador) e contrapor com um programa inteligente de fomento ao emprego (tipo isenção total de TSU durante x tempo), ainda se admitia. Mas é que esta treta são "peanuts" para as empresas (uma parte é comida em sede de IRC) face às consequências no consumo e nas expectativas das famílias!
Re: Eu é que tenho razão!
porta-voz-do-cds-arrasa-gaspar-e-ministro-responde
Começam à bulha na coligação. Tão amigos que pareciam. Governar é muito diferente do que estar na Oposição. Eu não gostava de ter razão e acreditem que me sentiria hoje mais feliz se tudo o que eu disse de há um ano ou dois para cá estivesse errado. Era bom para mim, mas também para os portugueses e por conseguinte para Portugal. Já o disse por aqui mais que uma vez, que sou um defensor do cumprimento das Legislaturas, mas este governo é por demais incompetente, que é um perigo seguir em frente. Disse-o que não iam deixar pedra sobre pedra e seria o mesmo que colocar a raposa a guardar as galinhas. Se lhe deixarem vai comê-las todas. Quem vier a seguir não terá nem galinhas nem ovos para comer. Este governo sendo um problema para o País é-o também para o PSD. O que não conseguiu o BPN pode conseguir Passos, pois está a afundar o partido e o País. Chamavam incompetente a Santana e derrubaram-no ao fim de seis meses, mas ao pé de Passos era um génio.

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/05/victor-gaspar-e-medina-carreira.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/09/pensoes-descem-35-10-por-cento.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/08/o-regresso-da-pobreza-europa.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/09/este-primeiro-ministro-e-um-disparate.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/09/silva-lopes-acusa-governo.html

viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/09/austeridade-estas-medidas-sao-um-erro.html
Re: porta-voz-do-cds-arrasa-gaspar-e-ministro-resp
Re: porta-voz-do-cds-arrasa-gaspar-e-ministro-resp
A coligação submerge e emerge ao sabor não dos
interesses do País e dos cidadãos, mas ao sabor dos interesses obscuros dos seus protagonistas..Porque será que as divergências entre o PSD e CDS ão provocam a rotuura da coligaão? Divergem nas alterações da legislação autarquica, no rumo a dar à RTPP e agora quanto aos impostos. Seria o suficiente para em qualquer Pais haver uma rotura na coligaçao como já tem acontecido. Mas em Portugal isso é impossivel porque os dois partidos sabem muita coisa um dos outros, incluindo o boneco do presidentte da repúblca e isso torna inviável o assumir da dignidade partidària e nada acontece. Por razões patrioticas diz um dos contendores, sem assumir as verdadeiras razões da não rotura da coligação....

Demitam-se...
Porque será que as divergências entre o PSD e o Resistente (seguir utilizador), 2 pontos , hoje às 17:38 CDS ão provocam a rotuura da coligaão? Divergem nas alterações da legislação autarquica, no rumo a dar à RTPP e agora quanto aos impostos. Seria o suficiente para em qualquer Pais haver uma rotura na coligaçao como já tem acontecido. Mas em Portugal isso é impossivel porque os dois partidos sabem muita coisa um dos outros, incluindo o boneco do presidentte da repúblca e isso torna inviável o assumir da dignidade partidària e nada acontece. Por razões patrioticas diz um dos contendores, sem assumir as verdadeiras razões do seu silêncio e da não rotura da coligação....

Tirem-me daqui!
Com um governo trapalhão, feito de académicos sem experiência de vida e composto com manhosos que apenas coçam para dentro como o macaco, só me apetece gritar, TIREM-ME DAQUI, porque isto é não é um país é um local mal frequentado.
o canalha continua impávido e sereno
Este João Almeida é um rapazola insuportável, mas folgo em ver que é dos poucos que levanta a voz contra o impoluto Gaspar. Os seus irritantes tiques de superioridade parece que funcionam bem na intimidação de alguns lambe-botas da comunicação social, que não ousam confrontá-lo com os seus (nossos) sucessivos falhanços e asneiras. É penoso ver o desassombro com que descreve a destruição da economia do país, como se a responsabilidade não fosse sua. A solução é sempre mais do mesmo, que isto das eleições é sempre uma incerteza e é preciso salvaguardar um tacho aliciante para o futuro, aqui ou na estranja. Mas confio que os seus planos acabarão por sair furados.
Sao tudo excrementos do mesmo saco..
E tudo excrementos do mesmo saco ,agora vao tentar entreter o ze povinho com jogos florais ,se fossem honestos desde sexta feira e logo apos o anuncio do rapazola demarcavam-se ...
Bando de hipocritas
Re: Sao tudo excrementos do mesmo caneiro
Comentários 145 Comentar

Últimas


Pub