26/05/2012 atualizado às 18:25
Página Inicial » Blogues » Henrique Raposo, A Tempo e a Desmodo » Porque é que os egípcios molestam mulheres?

Porque é que os egípcios molestam mulheres?

Henrique Raposo (www.expresso.pt)
8:00 Terça feira, 27 de setembro de 2011
Henrique Raposo, A Tempo e a Desmodo - Porque é que os egípcios molestam mulheres?

Em O Estado do Egito, Alaa al Aswany ilustra a decadência do Egito de Mubarak. E, depois desta leitura, o porquê da Primavera do Cairo fica enquadrado com precisão. Nestes artigos de opinião (escritos antes da revolução), o romancista egípcio descreve, por exemplo, o nepotismo mubarakiano. Seguindo todos os preceitos dos regimes sultanísticos, a economia egípcia estava nas mãos da família e amiguinhos do ditador. A crueldade policial também é analisada e criticada. Aswany está no seu melhor quando expõe a irreligiosidade dos polícias-espancadores. Estes algozes julgam-se homens muito pios. Aswany mostra que isso não é bem assim. Mas o ponto mais repulsivo da decadência egípcia é mesmo a forma como as mulheres são tratadas. O título de uma coluna diz tudo: "Porque é que os egípcios molestam mulheres?" (p. 125). E é neste ponto que Aswany revela toda a sua ingenuidade.

O autor acaba quase todas as colunas com um redentor "a democracia é a solução". Para todos os problemas, Aswany tem uma solução infalível: eleições livres. Ora, uma democracia constitucional é, sem dúvida, a melhor solução para a questão do nepotismo e do excesso de poder coercivo do Leviatã. Mas a democracia não resolve - por artes mágicas - a questão moral e social do desprezo pelas mulheres. Basta olhar para Paris ou Amesterdão. Os muçulmanos europeus têm democracia, mas a condição da muçulmana europeia está longe de ser bestial. Além de um quotidiano de submissão, convém destacar que os crimes de honra são normais nas "comunidades muçulmanas" . Portanto, quando diz que a democracia é a solução para a forma animalesca como (muitos) egípcios molestam as mulheres, Aswany está a ser ingénuo e superficial. O fanatismo religioso que leva o puro a ver o demónio no corpo da mulher não se resolve com democracia, mas com um debate religioso, moral e até filosófico. A democracia pode criar o palco para esse debate? Pode. Mas também pode legitimar, ainda mais, o fanatismo. Uma não-democracia como a Malásia pode ser um regime menos fanático e mais decente para as mulheres do que uma - hipotética - democracia arábica. 

Mas, com ou sem democracia, os muçulmanos têm mesmo de resolver a questão que está no centro do seu barril de pólvora: o desprezo pela mulher, a submissão da mulher, o pecado em cada curva. Nas últimas décadas, as sociedades muçulmanas passaram a ver a mulher como sinónimo de demónio (nos dias pares) ou de coelhinha parideira (nos dias ímpares). Por outras palavras, o centro muçulmano aceitou as teses wahabistas. A mulher passou a ser apenas um corpo, um corpo sem personalidade, um corpo onde apenas existe o pecado e a procriação . Só. Neste contexto, os sacaninhas-que-molestam sentem que podem transformar as mulheres em meras bonecas insufláveis. Ora, como relembra Al Aswany, o Islão não tem de ser isto, o Islão não tem de ser sinónimo de wahabismo. Aliás, num tempo não muito distante, a sensualidade da mulher não era uma ameaça para Alá.

Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 1   
ordenar por:
mais votados ▼
Foi aberta a temporada de caça às raposas míopes!!
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 4 pontos (Bem Escrito), 12:29 | Terça feira, 27 de setembro de 2011

Como sempre, HR acha que pode simplificar tudo.

Talvez não fosse má ideia recordar que a mentalidade que ele critica nos muçulmanos se encontra bem viva nos discursos de uma certa religião que impera na Europa.

A única diferença reside precisamente no facto dessa mesma religião ter sido metida na ordem pela Modernidade, de se terem criado Estados laicos, de se ter realizado uma separação entre Estado e Religião, de se ter instituído o acesso universal à Educação e à Saúde e de se ter apostado em regimes democráticos.

É pela democracia, e por todos os efeitos e consequências que esta acarreta, que se erguem sociedades progressivamente mais justas e igualitárias. Só nas sociedades democráticas e livres os oprimidos podem fazer ouvir a sua voz. Só a democracia permite que a injustiça conquiste um espaço de visibilidade, confrontando cada cidadão com a mesma e obrigando-o a reflectir sobre a mesma.

Se os muçulmanos evidenciam uma cultura misógina, o cristianismo não a tem menos. Sucede apenas que essa cultura misógina se encontra amplamente domesticada pelo facto dos Estados serem laicos, da religião não interferir na esfera política (para além do admissível) e, principalmente, devido ao facto dos povos europeus terem acesso aos ensino universal, garantindo a cada pessoa a possibilidade de equilibrar o discurso misógino e preconceituoso da religião com o discurso esclarecedor e desmistificador da ciência.

Definitivamente, HR sofre de miopia!
 
 Regras da comunidade
    Re: Foi aberta a temporada de caça às raposas míop    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 2 pontos , 13:02 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: Foi aberta a temporada de caça às raposas míop    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 22:19 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: Foi aberta a temporada de caça às raposas míop    Ver comentário
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos , 22:13 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: Foi aberta a temporada de caça às raposas míop    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 22:25 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: Foi aberta a temporada de caça às raposas míop    Ver comentário
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos , 23:44 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: Foi aberta a temporada de caça às raposas míop    Ver comentário
battersea (seguir utilizador), 1 ponto , 16:35 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: Foi aberta a temporada de caça às raposas míop    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 22:23 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: Foi aberta a temporada de caça às raposas míop    Ver comentário
a_Razao (seguir utilizador), 1 ponto , 21:46 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: Foi aberta a temporada de caça às raposas míop    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 22:23 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: Foi aberta a temporada de caça às raposas míop    Ver comentário
pnss (seguir utilizador), 1 ponto , 0:00 | Quarta feira, 28 de setembro de 2011
    Ódio pelo cristianismo? Está muito enganado!    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 12:44 | Quarta feira, 28 de setembro de 2011
    Aqui tem dois belos exemplos de elevação cristã...    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 13:05 | Quarta feira, 28 de setembro de 2011
    Re: Foi aberta a temporada de caça às raposas míop    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 2 pontos , 9:49 | Quinta feira, 29 de setembro de 2011
    Re: Foi aberta a temporada de caça às raposas míop    Ver comentário
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 10:23 | Quarta feira, 28 de setembro de 2011
'Porque é que os egípcios molestam mulheres?
jpafonso (seguir utilizador), 3 pontos (Interessante), 20:59 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
Ironicamente, acho que o que mais ganhei na sua crónica foi o acesso ao "Forbbiden Love", a partir do link "os crimes de honra são normais nas comunidades muçulmanas", e que curiosamente não prova isso, uma vez que nunca chega a apontar um único caso. O que mostra é que o MEDO dos crimes de honra é normal nas comunidades muçulmanas.

Eu concordo consigo: a democracia não é a resposta para tudo, e certamente não vai ser a resposta para o problema da condição da mulher tal como o vemos. Digo "tal como o vemos" porque como outro comentador (aminahhouta) bem apontou, é perfeitamente possível a uma mulher sozinha sentir-se protegida nas sociedades muçulmanos. Presumo que no caso desta, isto ocorra através do respeito das regras e códigos da sociedade visitada, mas onde isso não acontece? Ainda este ano, provocou furor os concelhos de um chefe da polícia Canadiano que dizia que "se as mulheres não querem ser violadas, não se deviam vestir de certa maneira". E como o caso da violação de New Bedford nos revelou, o argumento da "vítima tem a culpa" também é usada na nossa sociedade.

A meu ver, isto mostra-nos que este tipo de atitudes que projetamos nos muçulmanos, também foram a nossa pratica corrente. Basta ver os crimes de honra no correio da manhã, para perceber que ainda são. Na minha opinião, é um conflito geracional, entre valores da província e da cidade, que só o tempo sarará! Eles estão apenas mais atrasados.

PS.: O Wahabismo está mesmo a crescer?
 
 Regras da comunidade
    Re: 'Porque é que os egípcios molestam mulheres?    Ver comentário
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos , 22:19 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: 'Porque é que os egípcios molestam mulheres?    Ver comentário
jpafonso (seguir utilizador), 2 pontos , 23:22 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: 'Porque é que os egípcios molestam mulheres?    Ver comentário
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos , 23:59 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: 'Porque é que os egípcios molestam mulheres?    Ver comentário
sacristão (seguir utilizador), 1 ponto , 22:06 | Quarta feira, 28 de setembro de 2011
    Re: 'Porque é que os egípcios molestam mulheres?    Ver comentário
Rio Grande (seguir utilizador), 2 pontos , 22:14 | Quarta feira, 28 de setembro de 2011
Conclusões
moncarapacho (seguir utilizador), 2 pontos , 9:18 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
A conclusões do cronista não trazem novidade. Um cidadão de cultura média, que goste de estar informado, sabe que o problema dessas sociedades é a religião, misógina , que retira cidadania às mulheres, a quem considera seres inferiores.

Essa mentalidade, incutida desde a nascença e preservada com afinco por um clero psicótico, é a raiz de todos os males.

Toda a vivência é dominada pela religião, pelo presumível deus, pelos pecados, pelos demónios, criando-se uma sociedade de gente que só espera morrer para ir para o paraíso.

Enquanto não retirarem as crianças dessas madrassas lavadoras de cérebros, qualquer mudança é impossível.

  A democracia, como nós a entendemos, é incompatível com sociedades teocráticas................
 
 Regras da comunidade
HR
caprylm56 (seguir utilizador), 2 pontos , 9:45 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
Existem países que ainda vivem na idade das trevas.
 
 Regras da comunidade
O Islão e as mulheres
A.S.Duarte (seguir utilizador), 1 ponto , 9:41 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
E qual é a solução que o Henrique Raposo encontra ? Como diz, são os muçulmanos que têm de resolver esse problema da submissão intolerável da mulher. Eu concordo, mas essa forma de tratamento que atribui ao fanatismo religioso só pode ser resolvido por aqueles que, não o sendo, já há muito têm outras ideias e lutam para que o Islão encontre caminhos diferentes. O Tempo se encarregará do resto.

 
 Regras da comunidade
E os cristãos?
sacristão (seguir utilizador), 1 ponto , 10:50 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
Em forma de pergunta vou dizer o que HR pretende que seja dito mas não abertamente por ele.
Ao falar de "egípcios" é óbvio que, na "1ª tabela", o cronista quer dizer muçulmanos mas, na "2ª tabela", o que verdadeiramente está perguntando é: porque é que os cristãos, perversa e disfarçadamente, sempre desprezaram e molestaram as mulheres?
 
 Regras da comunidade
    Re: E os cristãos?    Ver comentário
souloiro (seguir utilizador), 1 ponto , 11:31 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: E os cristãos?    Ver comentário
amboiva (seguir utilizador), 1 ponto , 18:45 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
E as mulheres cristãs?
pejotita (seguir utilizador), 1 ponto , 11:23 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
Não nos podemos nunca esquecer da condição da mulher no mundo cristão! Submissão ao homem, portadora do pecado original, impossibilidade de ordenação, etc, etc. Não sofrem de tantas proibições, humilhações e outras desumanidades que as mulheres islâmicas
 
 Regras da comunidade
    Re: E as mulheres cristãs?    Ver comentário
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 12:28 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: E as mulheres cristãs?    Ver comentário
souloiro (seguir utilizador), 1 ponto , 15:54 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: E as mulheres cristãs?    Ver comentário
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 18:40 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: Cromaticos Comentários! LOL    Ver comentário
José Pasternak (seguir utilizador), 1 ponto , 2:51 | Quinta feira, 29 de setembro de 2011
Re: Porque é que os egípcios molestam mulheres?
aminahhouta (seguir utilizador), 1 ponto , 12:35 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
Alguma informacao util; Depois de ter viajdo imenso pelo Egipto e por muitos mais Paises Mussulmanos, normalmente sozinha, fico admirada de ler tanta informacao errada.

Alias para uma mulher sozinha nada sera mais seguro de que um Pais mussulmano. Onde as mulheres ao contrario do que se diz sao extremamente protegidas. Julgo que o Henrique pouco ou nada sabe do Egipto ou de Mussulmanos. De onde lhe veio a teoria de que sao molestadores? Sabe que dos paises Mussulamos o Egipto 'e um dos menos religiosos?

Aconcelho-o a visitar um Pais Mussulmano e vera' que essas historia de as mulheres serem maltratadas 'e uma grande treta.

bom, espero que esta informacao sirva para mudar conceitos que estao tao errados.
 
 Regras da comunidade
    Nem ler sabes, pá!    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 2 pontos , 16:40 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: Nem ler sabes, pá!    Ver comentário
aminahhouta (seguir utilizador), 1 ponto , 17:57 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Queres informação? Toma lá informação!    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 2 pontos , 16:45 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Cont...    Ver comentário
kcorreia (seguir utilizador), 2 pontos , 16:48 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    SSéus...    Ver comentário
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 12:42 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Também serve    Ver comentário
ckage (seguir utilizador), 1 ponto , 12:45 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: Porque é que os egípcios molestam mulheres?    Ver comentário
mmj1969 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:40 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Já agora, todos os relatos feitos por mulheres...    Ver comentário
mmj1969 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:45 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Re: Porque é que os egípcios molestam mulheres?    Ver comentário
filipe@rio (seguir utilizador), 1 ponto , 0:06 | Quarta feira, 28 de setembro de 2011
Desacordo ortográfico
Dickies (seguir utilizador), 1 ponto , 14:00 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
Mussulmanos e aconcelho-o devem fazer parte do novo desacordo ortográfico. A escrever assim, não admira que viaje sozinha...
 
 Regras da comunidade
    Re: Desacordo ortográfico    Ver comentário
aminahhouta (seguir utilizador), 1 ponto , 17:45 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
    Que bom para si    Ver comentário
mmj1969 (seguir utilizador), 1 ponto , 11:14 | Quarta feira, 28 de setembro de 2011
    Re: Desacordo ortográfico    Ver comentário
Moxdix (seguir utilizador), 1 ponto , 10:44 | Quinta feira, 29 de setembro de 2011
    Re: Desacordo ortográfico    Ver comentário
aminahhouta (seguir utilizador), 1 ponto , 15:13 | Quinta feira, 29 de setembro de 2011
    Re: Desacordo ortográfico    Ver comentário
aukistoxegu (seguir utilizador), 1 ponto , 11:17 | Sexta feira, 30 de setembro de 2011
    Re: Desacordo ortográfico    Ver comentário
aminahhouta (seguir utilizador), 1 ponto , 11:56 | Sexta feira, 30 de setembro de 2011
A "democracia" egípcia!
ocehcap (seguir utilizador), 1 ponto , 14:13 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
Ainda está por saber que democracia vai ser implantada no Egipto, bem como na Líbia e outros países "revoltados"!

Está por saber se as eleições "democráticas" subjugadas pelos radicais islâmicos não irão provocar um retrocesso civilizacional sem precedentes...

Os radicais estão com sede de ir ao pote, não por questões financeiras mas por questões de ideologia religiosa fundamentalista!

As mulheres, que o HR diz que vão ser "libertadas" pela pseudo-democracia, podem vir a sofrer aquilo que muitas não conheceram...
Para o Kadhafi, por exemplo, as mulheres eram umas santas... Para os islâmicos, estão pouco acima do lixo... e ligeiramente abaixo dos cães!
 
 Regras da comunidade
Um tema mais do que actual - Parabéns H.Raposo
alguemalgures (seguir utilizador), 1 ponto , 16:45 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
Henrique raposo trás à baila um tema mais do que actual e que se arrasta à centenas de anos.

Incrível é ainda existirem pessoas, que dizendo-se agnósticos, socialistas e democratas defendem estes comportamentos como normais por serem usuais e seculares nas diferentes variantes Muçulmana e Islâmica.

Estou plenamente ciente que cada país (atente-se que os países islâmicos e muçulmanos não fazem a separação da religião com o estado) manda dentro das suas fronteiras e que apesar de não concordar com o que fazem, muito dificilmente as actuais condições sub-humanas que as mulheres têm, as mesmas não mudaram nos próximos tempos...

Mais difícil é entender quem apoia, que quando no Ocidente, Muçulmanos e Islâmicos podem proceder da mesma maneira que nos seus países de origem.

O ditado é velho mas aplica-se e enquadra-se perfeitamente:
Em Roma, sê Romano.

A hipocrisia da velha Esquerda Europeia continua parada no tempo, para estes tudo tem de ser grátis e sem trabalho, independentemente do seu custo, inclusive de quem o paga.

O recente exemplo francês mostrou coragem ao enfrentar um cada vez maior problema Europeu.

As leis de cada nação são para ser cumpridas, independentemente da religião de cada um.

Só assim se poderá viver em Democracia.

Se cada um fizer o que lhe passa na cabeça então aí o sistema chama-se uma coisa completamente diferente: Anarquia.

Assim vai a hipocrisia canhota...
 
 Regras da comunidade
Orgulho Muçulmano
Malu11 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:48 | Terça feira, 27 de setembro de 2011
A Primavera dos paises Muçulmanos destinou-se a tirar o poder aos ditadores mas isso não significa que se tenha instalado uma democracia . A forma como a mulher é lá tratada é uma questão cultural, enraizada há séculos . Após o 11 de Setembro, não duvidem, o orgulho Muçulmano exacerbou-se portanto é uma pura ilusão esperar qualquer alteração nessa mentalidade.
 
 Regras da comunidade
A potência dos músculos
Anthos (seguir utilizador), 1 ponto , 0:04 | Quarta feira, 28 de setembro de 2011

Signor Enrico,

Você acredita que os debates religiosos, morais e até filosóficos podem ser uma valida solução para resolver certas situações acerca do fanatismo muçulmano?
Eu não acredito nisso porque as palavras e portanto os debates não servem e nunca serviram para nada. Tudo foi atingido com a força ou o dinheiro (com isso compra-se tudo o quase tudo).

Qualquer forma de democracia pode legitimar e deslegitimar o fanatismo porque essa não garante suficientemente a solidez dos direitos adquiridos visto que não é uma ditadura.

A meu aviso, os homens recearam sempre as mulheres porque elas são mais inteligentes e mais organizadoras do quo o sexo forte mesmo nos negócios podendo assim ultrapassá-lo como e quando quiserem.
E por esta razão, tentaram sempre tê-las submetido por puro medo e pela sua tranquilidade. Quanto à força física o sexo fraco não pode e não podia competir com os homens e portanto os machos apontaram todas as suas chances neste ponto infalível:
a potência dos músculos. Isto foi inevitavelmente o fora de combate delas.

Anthos
 
 Regras da comunidade
    Re: A potência dos músculos    Ver comentário
Anthos (seguir utilizador), 1 ponto , 6:28 | Quarta feira, 28 de setembro de 2011
Página 1 de 1   
PUB
 
Email
O Expresso no
Arquivo
PUB




O sexo dos anjos pornográficos
8:11 Sexta feira, 25 de maio de 2012, 49
A cara de pau do PS e de Seguro
8:01 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 40
UGT e CGTP, traineiras ou porta-aviões?
8:00 Quarta feira, 23 de maio de 2012, 47
Um patinho chamado Miguel Relvas
8:00 Terça feira, 22 de maio de 2012, 61
Hollande é fofo (mas a realidade também)
7:59 Segunda feira, 21 de maio de 2012, 41
Mas os gregos querem o quê?
8:00 Sexta feira, 18 de maio de 2012, 85
A vingança das feias
8:21 Quinta feira, 17 de maio de 2012, 60
Hollande ganhou por quinzeazero
8:00 Quarta feira, 16 de maio de 2012, 79
Então, o Paulo Macedo não era mau?
8:00 Terça feira, 15 de maio de 2012, 43
Adam Smith queimaria esta malta
8:00 Segunda feira, 14 de maio de 2012, 47
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB