Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Semedo festeja derrota do Governo e da austeridade

As imagens e o ambiente na sede de campanha do Bloco de Esquerda em Lisboa, instalada no Cinema São Jorge.

00h38 - João Semedo assume derrota em Salvaterra de Magos, mas festeja derrota do "governo e da sua política de austeridade". À espera dos resultados finais porque "importantíssimos dados estão por apurar", o líder recusa qualquer comentário sobre o comportamento eleitoral do BE. "Não são nem bons nem maus resultados" disse em resposta aos jornalistas a quem prometeu uma reflexão futura dentro do partido. "Cuidaremos de analisar os resultados" disse, escusando comentar o seu futuro político nomeadamente a sua permanência na liderança. "Isso e outros assuntos serão analisados se o Bloco assim o entender", disse.

Paulo Alexandrino

00h24 - João Semedo encerra a noite eleitoral do BE sem saber se foi, ou não, eleito. O líder do bloco de esquerda vai falar dentro de minutos, terminando a longa espera por resultados eleitorais. Mas não sabe se tem garantido um lugar na vereação da capital. Até agora só estão apuradas 7 das 24 freguesias de Lisboa. Os resultados apontam para uma quebra da votação no BE, mas não permitem tirar conclusões finais

23h34 - Bloco em suspense em Lisboa e no Porto. A ausência se dados finais sobre os resultados das eleições nas duas maiores cidades do pais - Lisboa e Porto- esta a deixar os bloquistas numa longa espera. Em causa esta a possibilidade de João Semedo ser eleito como vereador, na capital e, a norte do dirigente José Soeiro conquistar um primeiro lugar para o be na vereação portuense. Resultados que podem fazer a noite eleitoral bloquista. Ou, pelo contrário, consagrar uma derrota nestas autárquicas

22h15 - Helena Pinto, a deputada do BE que substituiu Francisco Louçã na bancada parlamentar foi eleita vereadora na câmara de Torres novas. O primeiro lugar autárquico conquistado pelo partido naquele concelho

22h10 - A vitória na Madeira trouxe o único momento de animação nesta noite eleitoral, que o bloco ja classifica de "longa". "A Madeira é fixe, o jardim que se lixe", gritou um militante no final da terceira conferencia de imprensa. Aplausos e risos quebraram o gelo que se sentia ate agora

22h05 - Pedro Filipe Soares salienta ainda a grande vitoria no Funchal onde "uma grande citação da oposição derrotou pela primeira vez o jardinismo". E sublinha a leitura política que "e preciso fazer destas eleições autárquicas" que "um novo ciclo político se abre, de combate a este governo" que, para o bloco sai derrotado desta votação.

22h03 - Pedro Filipe Soares, dirigente do Bloco, comenta vitória da coligação que, na Madeira, derrotou o PSD em três câmaras, entre elas a do Funchal.

Paulo Alexandrino

21h35 - Bloco perde Salvaterra de Magos. Os dados ainda nao são definitivos, nem os dirigentes bloquistas querem comentar, mas parece certo que a única câmara municipal presidida pelo Bloco acaba de cair para as mãos do PS.

Ana Cristina Ribeiro cumpriu três mandatos como presidente. Não se recandidatou, em nome da lei de limitação de mandatos, que impede as candidaturas dos chamados "dinossauros".

Paulo Alexandrino

Paulo Alexandrino

Paulo Alexandrino

Paulo Alexandrino

20h42 - Dúvidas em Lisboa, Sintra e Porto

Situação idêntica à de João Semedo vivem outros dois dirigentes do BE. Luís Fazenda está em dúvida como vereador em Sintra e José Soeiro está em igual situação no Porto. A concretizar-se, seria a primeira vez que o BE entrava nas autarquias do Porto e de Sintra. Em aberto continua a hipótese do Bloco manter a única câmara que tem no país: Salvaterra de Magos.

Paulo Alexandrino

Paulo Alexandrino

20h21 - A eurodeputada Marisa Matias foi a voz escolhida para comentar as projecções dos resultados eleitorais. Na sede, a apreensão face aos primeiros dados foi evidente, mas a dirigente do BE preferiu olhar para o todo nacional e salientar a "clara derrota do PSD e do Governo" que as primeiras informações parecem mostrar.

Uma leitura que deixa para mais tarde - e com resultados finais- o comentário quanto a possibilidade de João Semedo ficar de fora de um lugar de vereador em Lisboa.

Paulo Alexandrino

Paulo Alexandrino

Paulo Alexandrino

Paulo Alexandrino

Paulo Alexandrino

19h20 - Campanha anómala, chuva, emigração e eleitores fantasma explicam baixa afluência às urnas, segundo Bloco de Esquerda (BE). Ana Drago, dirigente do BE e candidata a assembleia municipal de Lisboa faz a primeira intervenção da noite eleitoral. A sede da campanha do Bloco deslocou-se para o cinema São Jorge e o ambiente é calmo e de expetativa.

Paulo Alexandrino

Paulo Alexandrino

Paulo Alexandrino

Paulo Alexandrino

Paulo Alexandrino

Nuno Fox

Clique na imagem para ver todos os resultados oficiais