Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Sarmento defende candidato presidencial até junho

  • 333

FOTO TIAGO MIRANDA

Marcelo quer outubro, mas Sarmento acha que o melhor timing para uma candidatura presidencial é até junho. Convite a Rui Rio?

Nuno Morais Sarmento ainda não quer falar sobre as candidaturas presidenciais à direita, mas já começou a abrir espaço para Rui Rio se antecipar a Marcelo Rebelo de Sousa. Esta quinta-feira à noite, no seu espaço de comentário semanal na RTP, Sarmento defendeu que quem se apresentar em outubro fica "limitado" pela discussão das soluções de Governo pós-legislativas e defendeu que o melhor tempo é "abril ou maio, até junho".

Na opinião do ex-ministro do PSD, que é muito próximo de Rui Rio, a improbabilidade de sair das próximas legislativas um Governo maioritário - somada à exigência de Cavaco Silva de apenas empossar um Governo de maioria - tornarão o mês de outubro obsessivo em torno das condições de governabilidade. "E isso vai saturar a discussão", deixando "limitados" os candidatos presidenciais que se apresentarem nessa altura.

 

"Se em outubro é muito difícil, temos que recuar e as candidaturas deverão ser em abril, maio ou junho", afirmou Morais Sarmento. Aparentemente, depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter dito que o tempo certo é outubro, fica lançado o desafio para que outros candidatos - Santana Lopes ou Rui Rio - se antecipem na corrida.