Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Sampaio da Nóvoa anuncia candidatura a 29 de abril

  • 333

Sampaio da Nóvoa e Carlos César, no XX congresso do PS onde o ex-reitor da Universidade de Lisboa foi orador convidado

Luís Barra

O ex-reitor da Universidade de Lisboa escolheu um mês simbólico para formalizar a sua candidatura à presidência da República. O acontecimento terá lugar no Teatro da Trindade, em Lisboa 

É já na noite do dia 29 de abril que Sampaio da Nóvoa vai anunciar a sua candidatura presidencial, sendo o Teatro da Trindade o espaço escolhido para o efeito, noticia o "i" esta manhã. O reitor honorário da Universidade de Lisboa sempre havia dito que a formalização da candidatura iria acontecer, simbolicamente, em abril, excluindo no entanto o dia 25, por recusar "apropriar-se" de uma data nacional. 

"Não podemos suportar a destruição do que abril nos trouxe", referira Sampaio da Nóvoa a 14 de março, no Congresso da Cidadania, desvendando já a sua intenção. Nessa oportunidade, Carlos César, levantou o véu sobre a iminência de o PS apoiar a corrida do ex-reitor honorário a Belém. O presidente do partido disse que Sampaio da Nóvoa é "uma das personalidades que admiro e que melhor representa aquilo que no Portugal de hoje nós pensamos que é preciso, que é pensar com serenidade o país que nos rodeia". 

Recorde-se que, a 3 de abril, o Expresso foi o primeiro a noticiar que Sampaio da Nóvoa avançaria como candidato às presidenciais, com o apoio do socialista Mário Soares.