Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Rui Rio diz que CPI's descredibilizam Parlamento. A do BES é a exceção e é importante

  • 333

O ex-presidente da câmara do Porto afirmou que "a Comissão de Inquérito à falência do BES é das poucas coisas que tem prestigiado a Assembleia da República".

Rui Rui, ex-presidente da câmara do Porto, diz que as Comissões de Inquérito da Assembleia da República descredibilizam este órgão, exceto a que investiga a falência do Banco Espírito Santo. "Vejam o descrédito que é uma comissão de inquérito da Assembleia da República em que cada partido vai fazer de uma maneira em função do que está em causa na comissão de inquérito.

Citado pelo jornal digital "Observador", o ex-autarca considera que "a comissão de inquérito à falência do BES é das poucas coisas que tem prestigiado a Assembleia da República desde há muitos anos para cá". O que está ali em causa "não é propriamente atacar o partido A ou o partido B, mas a Assembleia a procurar descobrir e a inquirir sobre algo que foi dramático para o país, sem preocupações de partidarite, colocando o povo ao lado da Assembleia". 

De acordo com o mesmo jornal, Rui Rio falava sobre a necessidade de alterar o sistema político para aproximar os cidadãos da política.  As declarações foram feitas durante um jantar-conferência da academia de formação de jovens autarcas promovido pela distrital de Leiria da JSD, que decorre durante o fim-de-semana no Bombarral.