Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

RTP suspende programa de comentário de Sócrates

Diretor de informação mantém decisão mesmo que ex-primeiro ministro seja libertado sem qualquer medida de coação.

A RTP vai suspender o espaço de comentário político semanal que José Sócrates tem ao domingo à noite no primeiro canal da televisão pública, mesmo que o ex-primeiro-ministro saia hoje em liberdade e sem qualquer medida de coação.

José Sócrates foi detido sexta-feira à noite, à chegada ao aeroporto de Lisboa, por suspeitas de crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

"O programa está suspenso por razões óbvias. Vamos aguardar serenamente o evoluir da situação. Entretanto, Sócrates não será substituído por nenhum outro comentador", disse ao Expresso o diretor de informação da RTP.

Segundo José Manuel Portugal, o programa continuará suspenso, mesmo que o ex-primeiro-ministro seja libertado sem qualquer medida de coação. "Se isso acontecer, será muito mais importante o país ouvir Sócrates como entrevistado do que como comentador". 

"Tentei falar com Sócrates para o avisar da decisão, mas não consegui por razões óbvias. Não houve qualquer contacto entre a RTP e Sócrates nas últimas horas", adiantou.

O comentário político semanal de Sócrates na RTP1 teve início em abril do ano passado, tendo motivado na altura uma petição pública de protesto, que reuniu mais de 100 mil assinaturas.