Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Psiquiatra traça perfil psicológico de Rui Rio

  • 333

Livro sobre Rui Rio traça "retrato intimista"

Rui Duarte Silva

Chama-se "Raízes D'Aço" e são 300 páginas sobre a personalidade do ex-autarca. Ajudará na candidatura a Belém?

Angela Silva

"Raízes D'Aço" é o título do livro que Carlos Mota Cardoso, docente universitário de psiquiatria no Porto, escreveu sobre Rui Rio. Ao longo de 300 páginas, Mota Cardoso traça um perfil psicológico do ex-autarca e potencial candidato presidencial, pessoa de quem é amigo há muitos anos e de quem se propôs traçar "um retrato intimista".

"Recebi o convite de uma editora, falei com o dr. Rui Rio, ele confia em mim, sabe que eu o conheço, não no plano médico mas como amigo, e não se opôs", contou Carlos Mota Cardoso ao Expresso. A obra será lançada entre finais de abril e princípios de maio. E "não tem nada a ver com política", garante o médico.

O calendário torna impossível não relacionar o lançamento com o momento político. Rui Rio está a ser pressionado, dentro e fora do PSD, para se antecipar a Marcelo Rebelo de Sousa numa candidatura a Belém, avançando antes do verão. E, precisamente para maio, o ex-autarca tem previstas pelo menos duas prestações públicas para falar sobre o país.

Neste contexto, o lançamento de "Raízes D'Aço" está a ser encarado entre os apoiantes de Rio como um momento importante, embora arriscado. Ao rever episódios da sua vida, o livro vai definindo características de carácter e personalidade do político e isso tem a vantagem de mostrar "a parte da árvore que não se vê", diz fonte próxima.

Mas também há quem tema que 300 páginas de perfil psicológico possam produzir ruído e acabar por lhe complicar os voos políticos.