Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Primeiro-ministro francês toma o pequeno-almoço com António Costa

  • 333

FOTO NUNO ANDRÉ FERREIRA

Valls prepara-se para visitar Portugal. Já não é o primeiro encontro entre ambos. Líder do PS já tem agendada visita a Berlim.

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

António Costa vai ser o primeiro dos líderes portugueses a encontrar-se com o primeiro-ministro (PM) francês, que esta sexta-feira estará em Lisboa para encontros oficiais. 

Manuel Valls tomará o pequeno-almoço com o secretário-geral do PS, na embaixada francesa, presumindo-se que o tema seja a necessidade de afirmação de uma nova política europeia de crescimento, a qual o PM francês tem vindo a sublinhar. 

Valls já se encontrou com Costa em na cimeira do Partido Socialista Europeu, que se realizou em Fevereiro, em Madrid.  

Costa tem feito questão de manter uma agenda internacional e europeia. Na próxima segunda-feira rumará a Berlim, onde tem marcado um encontro com o vice-chanceler e líder do SPD, Sigmar Gabriel. 

No mês passado, o secretário geral do PS esteve também em Roma, onde se encontrou com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi (além do Papa), e depois em França, onde foi recebido pelo Presidente francês no Eliseu.  

Anteriormente, o secretário-geral do PS esteve em Bruxelas, onde participou na reunião de líderes do Partido Socialista Europeu preparatória do Conselho Europeu de 18 de março, tendo na agenda os temas do plano de investimento europeu (plano Juncker) e da união energética. 

A ideia dos encontros é debater a agenda europeia e concertar posições, estabelecendo pontes com governos da mesma família política, ao mesmo tempo que apresenta o projeto político  do PS para governar o país, diz fonte da direção do PS.