Expresso

Siga-nos

Perfil

Perfil

Política

Poiares Maduro, o novo ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional

  • 333

Luís Miguel Poiares Pessoa Maduro era professor de direito em Florença.

O ministro que vai tutelar os media, Miguel Poiares Maduro, um especialista em Direito Europeu e Constitucional, integrou recentemente um grupo de alto nível europeu para a liberdade e pluralismo na comunicação social.

Nascido a 3 de janeiro de 1967, Luís Miguel Poiares Pessoa Maduro é natural de Coimbra e até agora era professor de Direito e diretor do 'Global Governance Programme' do Instituto Universitário Europeu de Florença.

Licenciado em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tem um doutoramento com distinção no Instituto Universitário Europeu e foi advogado geral no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias.

Recentemente, o futuro ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, que toma posse no sábado, integrou um grupo de alto nível europeu para a liberdade e pluralismo na comunicação social, cujo relatório, denominado "Uma comunicação social livre e pluralista para sustentar a democracia europeia" foi divulgado em janeiro.

Este documento apresentava um conjunto de recomendações para o setor da comunicação social e Miguel Poiares Maduro foi o único português a integrar a equipa.

Distinguido com o prémio Gulbenkian de Ciência

Poiares Maduro tem a Comenda da Ordem de Santiago da Espada por mérito literário científico e artístico, atribuída pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio em 2006. Em 2010 foi distinguido com o prémio Gulbenkian de Ciência.

Entre os vários livros que publicou estão a 'Constituição Plural - Constitucionalismo e União Europeia' e 'Crónicas de um peixe fora de água', este último baseado nas crónicas publicadas no Diário de Notícias em 2005.

Miguel Poiares Maduro terá a seu cargo a tutela da comunicação social, do desenvolvimento regional e das autarquias locais.