Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

PCP. "Vitória do Syriza representa o fracasso da política de austeridade da direita europeia"

O eurodeputado do PCP, João Ferreira, defendeu este domingo que a vitória do Syriza na Grécia é uma vitória do povo grego e um resultado que demonstra o "fracasso da política de austeridade da direita europeia".

"Os resultados eleitorais expressam a rejeição da política imposta pelos sucessivos programas de ajustamento acordados com a troika, de intensificação da exploração dos trabalhadores, de destruição de direitos laborais e sociais, da negação das mais básicas e essenciais condições de vida, de declínio económico e da abdicação da soberania sob os ditames da UE e do euro", declarou João Ferreira na sede do partido comunista, em Lisboa.

O eurodeputado reiterou a solidariedade do partido comunista português com o povo grego, sublinhando que o resultado da esquerda nas eleições gregas dará resposta às necessidades e aspirações de todos a uma vida melhor.

E garante que a resolução dos graves problemas económicos exige a "rutura" com os instrumentos da política de austeridade.

"Em Portugal, esse caminho passa pela necessária rutura com a política do memorando. Face ao rumo da exploração e empobrecimento nacional, está nas mãos do povo português esse caminho", afirmou.



João Ferreira sublinhou ainda que o PCP tem soluções para o país, assegurando que o partido está preparado para assumir as responsabilidades. "Nenhum obstáculo será inultrapassável", rematou.