Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Parlamento festeja 25 de Abril com concerto e colóquio sobre a memória das primeiras eleições

  • 333

Além da tradicional sessão política comemorativa da data, o 25 de Abril volta a ser assinalado na Assembleia da República com diversas iniciativas culturais

Alberto Frias

Os festejos incluem um exposição, um concerto, um colóquio, um debate, um café literário e um evento sobre os 40 anos do provedor da Justiça.

Luísa Meireles

Luísa Meireles

Redatora Principal

Várias iniciativas registam a comemoração do 41.º aniversário do 25 de Abril da Assembleia da República, que nesse dia estará aberta ao público, com visitas e atividades lúdico-pedagógicas.



A primeira iniciativa, já a 21 de abril, é precisamente a cerimónia comemorativa da fundação do provedor de Justiça, a que se seguirá, a 23, um "Café Literário" com a participação de deputados escritores, sobre o tema "A Política e a Literatura".



A exposição - "Todos às urnas"-, organizada por Maria Inácia Rezola, estará patente até 31 de julho e incluirá documentos da época, murais, fotografias, num conjunto que fará um apanhado do que foi não só a preparação das primeiras eleições livres depois do 25 de abril, como a campanha e os trabalhos da Constituinte.



A 24 de Abril, pelas 21h, terá lugar o "Concerto da Lusofonia", com a participação de Sara Tavares (Portugal),  Lura (Cabo Verde), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Projecto Kaya (Portugal-Angola), Selma Uamusse (Moçambique) e Tonecas (S. Tomé e Príncipe).



Já depois do 25 de Abril, haverá teatro (dia 27, pelas 18h), por Martim Pedroso & Nova Companhia, que representarão "As três (velhas) irmãs" e um debate sobre os 40 anos do Dia Internacional da Mulher. 



O programa incluirá ainda um colóquio sobre a História, Memória e Legados das eleições do 25 de Abril, com vários painéis nos quais se discutirá a preparação e organização das eleições, a campanha eleitoral e a Constituição, este último com a participação de deputados que participaram dessa Assembleia . O colóquio realizar-se-á a 28 de abril, às 9h30, na Sala do Senado.