Siga-nos

Perfil

Expresso

Política

Guterres desfaz o tabu. "Não sou candidato a ser candidato"

  • 333

Ex-primeiro-ministro diz que não vai entrar na corrida para Belém. Confessa: "O que gosto mais de fazer é o tipo de função que tenho atualmente". E diz que não é candidato a ser candidato.

Bernardo Ferrão

Bernardo Ferrão

Subdiretor da SIC

Foi em Bruxelas, depois do encontro com Jean Claude Juncker e em entrevista à Euronews (que o Expresso reproduz em primeira mão), que António Guterres finalmente desfez o tabu: "Não sou candidato a ser candidato". 

O ex-primeiro-ministro, que em janeiro em resposta ao Expresso dizia que "era livre para decidir a sua vida", confessa agora que aposta na carreira internacional. Aliás, mostra mesmo que já está em campanha, mas para o lugar de secretário-geral das Nações Unidas. É o que "gosto mais de fazer", explicou Guterres.

Na entrevista, que irá para o ar esta noite, o alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados retira-se definitivamente da corrida presidencial, apesar de toda a agitação dos últimos dias.

"Não sou candidato a ser candidato. Sempre me interessei pelo serviço público e pretendo continuar a fazê-lo, mas o que gosto mais de fazer é o tipo de função que tenho atualmente, que permite ter uma ação permanente e direta a sobre o que se passa no terreno. Isso não corresponde a outras funções, que são muito importantes do ponto de vista do equilíbrio de um país, de garantir a sua estabilidade, mas que não permitem a mesma ação diária para ajudar pessoas que precisam dramaticamente de ajuda, do nosso apoio."

A declaração de Guterres surge em plena polémica dentro do partido socialista com Sampaio da Nóvoa e depois das muitas pressões para que o ex-primeiro-ministro clarificasse a sua posição. António Costa, que tinha combinado com Guterres gerir os timings do anúncio de acordo com as suas conveniências políticas, já sabia há vários meses que o socialista não queria ser candidato a Belém. Agora, pressionado pelos últimos acontecimentos em Lisboa, Guterres viu-se forçado a vir desfazer todas as dúvidas.